Fugas - notícias

Nelson Garrido

TAP deu o nome de José Saramago a novo avião

Por PÚBLICO

Airbus A320 entra ao serviço da transportadora este Verão.

Um novo avião ao serviço da TAP, um Airbus A320, vai ter o nome de José Saramago, numa homenagem da transportadora portuguesa ao escritor e prémio Nobel da Literatura.

O avião entra ao serviço este Verão e reforça a frota da TAP, permitindo à companhia expandir a rede de operações a 11 novos destinos.

Em comunicado, Luiz da Gama Mór, administrador-executivo, diz que a atribuição do nome de José Saramago a um dos aviões é “uma enorme honra para a companhia aérea portuguesa que, deste modo, homenageia simbolicamente um dos maiores expoentes da língua portuguesa”. O nome de Saramago chegará, assim, a “dezenas de cidades na Europa e a África”, afirmou Luiz da Gama Mór.

Para assinalar a entrada ao serviço do avião, nos meses de Junho, Julho e Agosto a frota de longo curso da TAP vai exibir a bordo o filme José Saramago, o tempo de uma memória, da realizadora Carmen Castillo.

No comunicado da empresa, recorda-se ainda um momento passado com o escritor envolvendo a TAP e uma possibilidade saramaguiana de baptizar um aparelho: "Há alguns anos, à partida para (mais) uma viagem de avião, e diante do painel de azulejos dedicado a Bartolomeu de Gusmão, que acolhe os passageiros no Aeroporto da Portela, alguém disse a José Saramago que seria extraordinário se um avião recebesse o nome de Blimunda [personagem de Memorial do Convento], a mulher que via por dentro das pessoas e recolhia vontades para que a passarola chegasse a levantar voo".

"O sorriso de José Saramago foi a forma de manifestar o seu agrado perante tal inaudita ideia", refere-se, concluindo-se que "agora, por iniciativa da TAP, não será o nome de Blimunda a cruzar os céus, mas o do próprio escritor".

--%>