Na rede social Instagram, onde todos ensaiam os seus dotes para a fotografia — com maior ou menor sucesso —, as fotos de lugares e de comidas estão em maioria. Para que não se percam as melhores imagens da cidade nas profundezas da Net, há várias contas que agregam o registo de lisboetas e turistas. Eis algumas.
@super_lisboa
@super_lisboa pede aos seus quase 37 mil seguidores que inspirem e que se deixem inspirar. João Miguel Perdigão, o responsável pela conta, confessa que este país que inspirou tanta gente ao longo dos séculos só o poderia inspirar também e, por isso mesmo, deu azo a esta sua ideia de divulgar Lisboa na rede social Instagram em meados de Fevereiro do ano passado.
Dedicando cinco a seis horas diárias a este projecto, partilha com os seguidores a luz, a fotogenia, a arquitectura, os espaços emblemáticos e a beleza da capital portuguesa. O objectivo é divulgar a cidade pelo mundo e guiar o visitante de Lisboa, dando-lhe dicas e conselhos do que ver e fazer na cidade portuguesa.
Paralelamente à divulgação das maravilhas de Lisboa, este projecto procura também enaltecer a arte de fotografar: “Hoje, com a proliferação de smartphones descobriram-se fotógrafos excepcionais que merecem ser apoiados e valorizados”. O @super_lisboa conta com a participação da sua comunidade de seguidores, convidando-os a partilhar fotografias da cidade e a identificá-las com a hashtag #Super_Lisboa, para que eventualmente sejam republicadas pela própria conta.
O @super_lisboa faz parte de um projecto mais amplo, o SuperHubs, fundado por Carlos Koji no Brasil, mas já disseminado pelo mundo, com uma comunidade com cerca de quatro milhões de seguidores.
@tasteoflisboa
@tasteoflisboa leva-o a conhecer as raízes culturais portuguesas através da gastronomia. Esta é uma conta de Instagram que conduz o seu seguidor pela Lisboa menos óbvia, menos turística, partilhando fotografias de pratos que deixam água na boca e os sorrisos à mesa daqueles que visitam a cidade. “A comida aqui é o combustível, o que liga as pessoas, visitantes e moradores à História, à arquitectura, à cultura, aos hábitos de um povo”, diz Filipa Valente, fundadora deste projecto, que começou por ser uma pura diversão para amigos e colegas.
O Instagram é um dos canais de comunicação do Taste of Lisbon Tours, um projecto que procura levar o turista de Lisboa a passear pela típica calçada portuguesa e a degustar os sabores tradicionais da cidade. Contudo, nem por isso esta conta deixa de ser um must para aqueles que procuram o melhor roteiro para conhecer as iguarias da capital. “Acredito que estamos a fazer uma comunidade de apaixonados por Lisboa pelo estômago”.
@lisboa.come
Quer sugestões sobre locais onde comer? @lisboa.come partilha com os seus 42 mil seguidores alguns lugares em Lisboa para deixar a barriga cheia ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar, ou para simplesmente matar um desejo.
“Sempre que via algum restaurante ou café engraçado, tirava um screenshot e guardava a imagem no telemóvel com a ideia de lá ir num futuro próximo”, diz Inês Brandling, responsável por este projecto. “Comecei a ver que estava a gastar demasiada memória com esta brincadeira”. Criou uma conta de Instagram para partilhar as imagens com toda a gente e foi assim que tudo começou, em Janeiro deste ano.