Capaz de agradar qualquer tipo de apreciador de gastronomia, @lisboa.come orienta os seus seguidores através de simples imagens pelos restaurantes da cidade que o farão apaixonar-se pelas iguarias portuguesas ou lhe proporcionarão uma verdadeira experiência multicultural e diversificada de sabores. “Comemos muito com os olhos”, garante Inês.
Para esta conta de Instagram, os seus seguidores são uma parte fulcral da divulgação que faz de Lisboa, na medida em que partilha algumas das fotografias identificadas com a hashtag #lisboapontocome.
@toplisbonphoto
@toplisbonphoto conduz os seus quase 28 mil seguidores pelo coração da cidade. Através desta conta, que surgiu em Abril deste ano, o turista é levado a explorar as ruelas que atravessam os bairros tipicamente lisboetas, a passear nos eléctricos antigos que percorrem as ruas empedradas e a descortinar a beleza da cidade do cimo de vários miradouros que nela existem. Inês Brandling, também responsável por este projecto no Instagram, admite que “o único objectivo é partilhar Lisboa e arredores com o mundo”.
Para o @toplisbonhoto, esta “nossa Lisboa”, como a trata Inês, está repleta de monumentos, de azulejos, de edifícios que retratam uma história e de locais que mantêm um toque da tradição que merece ser divulgada. Assim, esta conta desenha um verdadeiro itinerário para aqueles que desejam conhecer a essência da capital portuguesa e para isso socorre-se de fotografias que os seus próprios seguidores identificam com a hashtag #TopLisbonPhoto.
O @toplisbonphoto faz parte da comunidade Top, uma comunidade que começou por dedicar-se à divulgação da cidade de Paris (@topparisphoto), mas que hoje já conta com dezenas de páginas dedicadas a vários continentes, países e cidades.
@lisbonlovers
@lisbonlovers preocupa-se em partilhar com os seus cerca de 57 mil seguidores o amor incondicional pela cidade “menina e moça”. É ao percorrer as ruas da capital que Luís Beato, um dos fundadores da marca Lisbonlovers, encontra inspiração para as suas publicações que reflectem, essencialmente, o prazer e orgulho de divulgar Lisboa. Ao promover “uma Lisboa de qualidade e moderna, sem esquecer as suas raízes e todo o orgulho de uma história que ainda dá muito que falar”, a conta torna-se uma referência para todos os que se aventuram a conhecer os cantinhos da cidade.
Lisbonlovers é já uma marca oficial, enquadrada na empresa Citylovers, que não só conta com o Instagram, mas também com um site e uma loja de produtos para mostrar Lisboa ao mundo. O site Lisbonlovers, diz Luís, “funciona como um amigo que alguém conhece em Lisboa e a quem pode perguntar o que há de melhor para disfrutar na cidade”, sendo o Instagram uma extensão desse amigo. Já os produtos da marca permitem que o amante de Lisboa leve um pouco da magia da cidade para sua casa. A marca acredita que “Lisbonlovers somos todos”.
@lisboalive
@lisboalive mostra-lhe o verdadeiro lifestyle de Portugal de uma forma dinâmica e crua. Embora o projecto tenha surgido no Facebook em Novembro de 2010, plataforma onde é acompanhado por mais de 198 mil pessoas, o Lisboa Live já tem um grande alcance na rede social Instagram. David Gil Girão, criador da conta, partilha com os 134 mil seguidores o melhor de Lisboa e seus arredores, embora nunca dispense a divulgação de qualquer outra região do país. O nome Lisboa Live surge do facto de David considerar que o mais interessante das redes sociais é o poder divulgar “ao vivo” aquilo que vive no seu dia a dia.