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Bebés Kampa

Bebés Kampa Luís Maio

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Praga: A controversa arte pública de David Cerný

Nova Praga

Criar um "souvenir" de Praga foi este um dos primeiros trabalhos que David Cerný foi chamado a produzir na Academia de Design de Praga, onde ingressou em finais dos anos 80. Respondeu ao desafio orquestrando uma espécie de postal ilustrado tridimensional composto por três enormes blocos de apartamentos ao mais puro estilo soviético contrapostos a réplicas minúsculas dos principais monumentos de cidade. Outra maneira de dizer que a principal contribuição de quarenta anos de comunismo para o planeamento de Praga consistiu em cercar a cidade de soturnos bairros-dormitório, enquanto o centro monumental da cidade era votado ao abandono.

É uma leitura hoje mais ou menos consensual, essa, segunda a qual o período comunista foi desastroso para a paisagem urbana da capital checa. Há, mesmo assim, um par de obras dessa época que se subtraem ao cinzentismo geral e são hoje uma mais-valia para cidade. É o caso da Nova Scéna, anexa ao Teatro Nacional, edifício coberto de centenas de blocos de vidro, que serve de sede ao Teatro da Lanterna Mágica. Também dignas de destaque são as estações de metro mais antigas, inauguradas nos anos 70, todas forradas com as mesmas formas côncavas e convexas que se distinguem umas das outras pelas combinações de cores, a lembrar os estojos de cápsulas da Nespresso.

Caído o Muro de Berlim, os esforços de reanimação de Praga foram naturalmente canalizados para o restauro do centro histórico e do seu extraordinário corpo de monumentos seculares. Mas, na sequência da independência em 1918, a cidade foi também uma das capitais do funcionalismo o estilo moderno de arquitectura que subordinou o estilo à função. Daí um notável legado de edifícios na maior parte industriais e implantados nas margens do anel medieval da cidade, que mais recentemente têm vindo a ser convertidos em espaços culturais. É o que sucede com os supracitados Palácio Veletrzní e Nox, ou ainda a galeria Mánes (Masarykovo Nábrezi, 250), pérola do funcionalismo fundada nos anos 20 pelo círculo de artistas que gravitavam em torno do pintor Josef Manes, agora um espaço onde decorre a Semana de Moda de Praga.

Praga tem, no entanto, sido relutante a intervenções radicais no seu núcleo histórico e o projecto de Biblioteca Nacional, prevista para a esplanada Letná, acabou por ser abandonado. O único edifício novo digno de nota no coração da cidade velha é assim a "Casa Dançante" (1999), invocação da célebre dupla Fred Astaire e Ginger Rogers, assinado pelo norte-americano Frank O. Ghery em parceria com o checo Vlado Milunic, erguido num vazio criado por uma bomba da Segunda Grande Guerra.

Do outro lado do rio, em Smichov, o francês Jean Nouvel assinou o seu Anjo Dourado (2000), epicentro da zona comercial mais moderna da cidade. Mas é em Karlín, o antigo bairro industrial a oriente de Staré Mesto, que se está a construir a Praga do século XXI. Gigantes edifícios fabris estão a ser transformados em estúdios, "lofts" e espaços comerciais, caso por excelência do Palác Karlín, convertido em quarteirão de escritórios pelo catalão Ricardo Bofill.

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