No fim regressamos à base, em Monfortinho, com o desejo de voltar. Por mais tempo. Um fim-de-semana é pouco para o que a região tem para oferecer. As termas só tiveram direito a uma visita de médico, sem tempo para experimentar os tratamentos. Não conseguimos visitar os moinhos de Penha Garcia ou reconstituir as rotas do contrabando nesta zona da raia nem dar um pulo a Espanha. Não subimos ao castelo medieval de Monsanto, nem observámos as cegonhas-pretas ou os grifos, presença habitual no Parque Natural do Tejo Internacional. E também não visitámos o monumento natural das portas de Ródão. Já lhe aguçamos o apetite?
À descoberta das plantas autóctones
A experiência de três dias proposta pelo Ô Fonte Santa, em parceria com a Quinta Aromas do Valado, está disponível até 28 de Dezembro. O preço começa nos 132€ (preço para duas noites, por pessoa, em quarto duplo) com pequeno-almoço e um jantar por pessoa. O programa inclui, durante uma manhã ou uma tarde, uma oficina de destilação de plantas autóctones na Quinta Aromas do Valado. E vários mimos: bolinhos regionais, uma oferta especial de sabonetes Aromas do Valado e uma flute aromatizada com flores campestres.
A Fugas esteve alojada a convite do Ô Hotel Fonte Santa
Ô Hotel Fonte Santa
Idanha-a-Nova, Monfortinho, Termas de Monfortinho
Tel.: 277 430 300
www.ohotelsandresorts.com
Guia prático
Como ir
Do Porto, são mais de 300 quilómetros e uma das opções é usar a A1 ou a A29 e depois apanhar a A25 em direcção a Viseu. Na saída 30, seguir depois para a A23/IP2 (Guarda Sul/Covilhã/Portalegre). Em seguida, sair para a EN18 Fundão Sul/EN346 Penamacor. Ao fim de 1,5Km, chega-se a uma rotunda: sair na segunda, em direcção à EN18. A partir daqui, é só seguir as indicações para a EN239, vão aparecer placas a indicar Monfortinho.
De Lisboa, são menos de 300 quilómetros e deve apanhar a A1 e depois entroncar com a A23 (Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas). Use a saída 23 (Castelo Branco Norte/Pampilhosa/Penamacor) e em seguida tome a direcção Oleiros e Castelo Branco Norte/Espanha. Entrará entretanto na EN233 e uns 20 quilómetros depois deve tomar a EN239. As indicações para Monfortinho começarão a aparecer.
Onde comer
O restaurante do Hotel Fonte Santa, o Papa Figos, é a opção mais óbvia – e, pela nossa experiência, absolutamente recomendável. Apresenta propostas diversificadas, bem confeccionadas e a preços sensatos.
Um desafio
Helena Vinagre, uma defensora acérrima dos produtos naturais, lançara o desafio. Comparar a composição de um detergente conhecido com o gel de banho lá de casa. Pensar que os dois produtos podiam ter algumas parecenças aguçou-me a curiosidade. E num domingo de Verão em que o tempo combinava mais com o Inverno, lá pus mãos à obra. Duas horas de pesquisas e mais pesquisas na Internet e muitas dúvidas continuavam por responder. Na realidade, em três detergentes de lavar a loiça que tinha em casa nenhum continha o nome exacto dos químicos que os compunham, mas antes uma percentagem do tipo de substâncias que lá se encontram. Por isso, decidi aligeirar a tarefa. Peguei em dois géis de banho, contabilizei nove substâncias comuns e de seguida pesquisei sobre elas na Internet.