Fugas - Vinhos

  • Uma vista aérea do espaço aberto do Jockey
    Uma vista aérea do espaço aberto do Jockey Vera Moutinho
  • A entrada no mercado de vinhos
    A entrada no mercado de vinhos Vera Moutinho
  • Mercado de vinhos
    Mercado de vinhos Vera Moutinho
  • Mercado de vinhos
    Mercado de vinhos Vera Moutinho
  • Mercado de vinhos
    Mercado de vinhos Vera Moutinho
  • Mercado de vinhos
    Mercado de vinhos Vera Moutinho
  • Dirceu Vianna Junior, master of wine
    Dirceu Vianna Junior, master of wine Vera Moutinho
  • O crítico de vinhos Pedro Garcias
    O crítico de vinhos Pedro Garcias Vera Moutinho
  • Uma prova de Touriga Nacional
    Uma prova de Touriga Nacional Vera Moutinho
  • Espaço Experiências
    Espaço Experiências Vera Moutinho
  • Na sala de provas
    Na sala de provas Vera Moutinho
  • Mercado de vinhos
    Mercado de vinhos Vera Moutinho
  • Espaço Vinhos Verdes
    Espaço Vinhos Verdes Vera Moutinho
  • Pedro Mello e Souza com Luciana Fróes, críticos d'O Globo
    Pedro Mello e Souza com Luciana Fróes, críticos d'O Globo Vera Moutinho
  • Rui Falcão em sessão de autógrafos
    Rui Falcão em sessão de autógrafos Vera Moutinho
  • Na tribuna do Jockey
    Na tribuna do Jockey Vera Moutinho
  • Espaço Tomar um Copo (aqui com Alexandra Prado Coelho e Manuel Carvalho)
    Espaço Tomar um Copo (aqui com Alexandra Prado Coelho e Manuel Carvalho) Vera Moutinho
  • Na relva do Jockey
    Na relva do Jockey Vera Moutinho
  • Jockey
    Jockey Vera Moutinho
  • Jockey
    Jockey Vera Moutinho
  • Jockey
    Jockey Vera Moutinho
  • Espaço da Deli Delicia
    Espaço da Deli Delicia Vera Moutinho
  • Uma prova de azeite
    Uma prova de azeite Vera Moutinho
  • Aguardando em fila no Jockey
    Aguardando em fila no Jockey Vera Moutinho
  • A sacola do Público tornou-se objecto de culto...
    A sacola do Público tornou-se objecto de culto... Vera Moutinho
  • A Fugas criou um guia de enoturismo especial para a ocasião
    A Fugas criou um guia de enoturismo especial para a ocasião Vera Moutinho
  • No lounge do Público
    No lounge do Público Vera Moutinho
  • No lounge do Público
    No lounge do Público Vera Moutinho
  • Espaço Tomar um Copo
    Espaço Tomar um Copo Vera Moutinho
  • Saúde e até 2016.
    Saúde e até 2016. Vera Moutinho

Os cariocas à descoberta das “uvas” e das boas “safras” do vinho português

Por Manuel Carvalho

Quase dez mil brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer melhor os perfis dos vinhos portugueses. Entre provas organizadas e descobertas pessoais, um público ávido de saber mais sobre castas, criadores ou regiões fez do Vinhos de Portugal no Rio uma experiência que acabou com palmas.

Carmen Moraes, uma sommelier, saiu da sua casa em Curitiba, no estado brasileiro do Paraná, e durante três dias viu, ouviu e provou tudo o que pode ver, ouvir e provar no programa do Vinhos de Portugal no Rio, uma mostra organizada pelo PÚBLICO e pelo jornal brasileiro O Globo, com o apoio da Viniportugal, que decorreu no passado fim-de-semana na capital carioca.

Augusto Abreu, engenheiro, não precisou de fazer uma viagem de 843 quilómetros para participar em quase todos os momentos do “Tomar um Copo” que decorreram ao longo dos três dias do evento — ele vive no Rio. Carmen e Augusto são dois convertidos aos prazeres do vinho, dois conhecedores, uma raridade num país onde o consumo de vinho per capita em 2011 rondava os 1,80 litros, o que colocava os brasileiros no lugar 104 no ranking mundial (cada português bebe em média 42,2 litros por ano).

Mas para a maioria esmagadora dos quase dez mil visitantes do espaço do Vinhos de Portugal no Rio, no Jockey Club, a prova de novos vinhos, o contacto com os produtores ou a participação nas provas organizadas foi antes de mais uma experiência que os levava a descobrir novas experiências sensoriais.

Bastava assistir às conversas mantidas nas 65 mesas onde 73 empresas portuguesas apresentaram os seus vinhos, ou dar conta das perguntas que se faziam nas provas organizadas ou nos mais informais “Tomar um Copo” para se dar conta dessa vontade de compreender e de descobrir. Num país sem tradição vitícola, fazer perguntas sobre o que são os taninos, como se avalia a acidez, o que distingue os Vinhos Verdes do Alentejo ou do Dão, como se detecta a individualidade de cada uma das centenas de castas portuguesas ou saber o que se deve comer com cada um dos vinhos foi uma constante. Os lugares para as provas, dirigidas por jornalistas do PÚBLICO, d’ O Globo e por Dirceu Vianna Júnior, o único master of wine de língua portuguesa, permitiram a algumas centenas de participantes conhecer os Vinhos Verdes, os moscatéis de Setúbal ou fazer uma viagem pelo vinho do Porto que culminou com a prova de um Real Companhia Velha de 1908 que depressa se tornou num ícone do evento. Da mesma forma, as várias sessões do programa “Tomar um Copo” esgotaram-se muito rapidamente.

Os que não puderam encontrar uma vaga nas provas organizadas, tiveram a oportunidade de experimentar centenas de vinhos de todas as regiões no espaço do “mercado”. “As pessoas são muito curiosas, querem saber o que fazemos e quando gostam, querem comprar”, notou Domingos Alves de Sousa, dono de marcas emblemáticas do Douro como o Quinta da Gaivosa ou o Abandonado, que tem merecido especial atenção da crítica brasileira.

Para poderem concretizar as suas experiências, os visitantes recebiam um copo com um chip integrado que memorizava os vinhos provados e produzia uma lista que depois era enviada para o seu mail pessoal — uma tecnologia desenvolvida em Portugal pela equipa da Adegga, de André Ribeirinho. Para lá da sua utilidade, este recurso servia também para sublinhar a dimensão de uma nova imagem de Portugal e dos seus vinhos. “É fundamental passar a imagem de que o vinho português consegue conservar as suas tradições sem deixar de ser um vinho que exprime modernidade”, notava Jorge Monteiro, presidente da Viniportugal.

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