Fugas - hotéis

  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos

Rejuvenescer em Vizela

Por Samuel Silva ,

O Hotel Sul-Americano renasceu pela mão de um grupo espanhol e é parte de um projecto para revitalizar o termalismo naquele que já foi um dos maiores estabelecimentos do género na Europa. A cidade minhota está a recuperar o orgulho de outros tempos nas suas termas.

O frio persistente das últimas semanas no Norte do país esquece-se rapidamente assim que se entra nas Termas de Vizela. Aqui dentro há água a brotar da terra a 65ºC e esse calor natural toma conta do ambiente interior. A temperatura também ajuda a relaxar o corpo durante a massagem Vichy, proposta como complemento à estadia no Hotel Bienestar.

Provavelmente, o edifício original não teria sido construído sem as termas. E hoje estas não teriam voltado a ter vida se a unidade hoteleira não estivesse ali mesmo ao lado. É, por isso, uma tarefa quase impossível falar de um destes lugares esquecendo o vizinho da frente. No final da massagem, atravessamos a rua, sentindo a calma do ritmo de vida de Vizela, ainda que este seja um dia de semana, de regresso a um dos 65 quartos do Bienestar, que reabriu na semana passada, para algum descanso após a massagem.

A fachada do hotel fica à face da principal artéria da cidade, mas o bom isolamento permite aos hóspedes sentirem-se completamente desligados do que se passa na rua. A unidade hoteleira ocupou o antigo Hotel Sul-Americano, construído no início do século XX, que foi totalmente renovado. As obras transformaram uma unidade de três estrelas decrépita numa estrutura moderna de quatro estrelas, com todas as comodidades de um hotel construído de raiz.

Mas é a relação com as termas a sua principal mais-valia. De resto, uma das grandes apostas do Hotel Bienestar – Termas de Vizela é o “menu detox”, que consiste numa semana de tratamentos personalizados de rejuvenescimento. À chegada, o hóspede é visto por um médico das termas e é traçado um perfil de cada utilizador, identificando as dificuldades que podem ser corrigidas. Os utilizadores poderão depois usufruir de massagens diárias de redução e relaxamento, por exemplo. Como parte desta experiência, o restaurante do hotel oferece um menu especial de prato saudável, com baixos teores de sal e gordura, que é homologado pelo Ministério da Saúde. 

Sentamo-nos no restaurante — que abriu oficialmente esta sexta-feira — para conhecer um pouco melhor a história deste hotel. Mas antes olhamos para o menu, com uma oferta alargada. Há um serviço muito competente de pratos com ingredientes tradicionais como o bacalhau ou a alheira, com um toque moderno; tapas todos os dias no bar e aos fins-de-semana chega marisco directamente da Galiza para a mesa vizelense. Mas o grande destaque é o cozido à portuguesa feito nas águas termais das fontes locais (apenas disponível por encomenda). Aproveitando o vapor da água, esta versão de um prato tradicional faz lembrar os cozidos das furnas dos Açores . 

Foram os romanos os primeiros a perceberem as propriedades terapêuticas destas águas termais sulfurosas, que desde então têm sido usadas nestas termas ao longo de gerações. Vizela deve-lhes também a sua existência e alguns dos momentos mais ricos da sua histórica, entre os finais do século XIX e os inícios do século seguinte. Percebe-se, por isso, o peso simbólico que as termas têm localmente. Quando estas encerraram ao público, em 2010, depois de um longo processo de agonia de gestão, Vizela entrou em choque. Não eram só os empregos que se perdiam, era o orgulho local.

Nome
Hotel Bienestar – Termas de Vizela
Local
Vizela, São Paio Vizela, Rua Doutor Abílio Torres 855
Telefone
253589150
Website
http://www.hotelbienestarvizela.com/
--%>