Fugas - restaurantes e bares

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • Mil-folhas de carpaccio de novilho, creme de parmesão e chips de cherovia
    Mil-folhas de carpaccio de novilho, creme de parmesão e chips de cherovia DR
  • Ristotto de bacalhau fumado, tomate cereja semi confit, azeitonas pretas e coentros
    Ristotto de bacalhau fumado, tomate cereja semi confit, azeitonas pretas e coentros DR
  • Lombo de porco em crosta de pimenta verde com tagliolini verde
    Lombo de porco em crosta de pimenta verde com tagliolini verde DR
  • Fondant de Chocolate Branco e coração de framboesa
    Fondant de Chocolate Branco e coração de framboesa DR

Junta-se a Itália a Portugal, mexe-se bem e temos Populi

Por Bárbara Wong ,

Damasio é genovês, não esquece as suas origens e brinca com os produtos portugueses numa original cozinha mediterrânica que pode ser provada no Terreiro do Paço, em Lisboa.

As arcadas que antes albergavam ministérios estão agora cheias de cor, música e caras sorridentes que nos convidam a entrar e experimentar uma cozinha que tem de ser do agrado dos turistas, uma vez que são eles que andam mais por ali, a ver a estátua do D. José, o Arco da Rua Augusta, o Cais das Colunas, o rio… Estamos no Terreiro do Paço, em Lisboa, e o convite é experimentar a carta para o Verão do Populi.

A direcção do restaurante e o chef Giogio Damasio dão as boas-vindas e encaminham-nos até ao primeiro andar, de onde se vê o bonito chão de azulejo antigo, lá em baixo, e uma enorme estante de madeira, que acompanha todo o pé direito do restaurante e que serve de garrafeira. O espaço é acolhedor e confortável e durante as duas horas de almoço para os jornalistas não se senta uma única pessoa no interior do restaurante, porém a esplanada está composta.

O bacalhau é prato sempre pedido pelos turistas que vêm atrás dos sabores portugueses, reconhece o chef de origem genovesa. Por isso, permanece na ementa e, desta vez, propõe um risotto de bacalhau fumado (15,50 euros). Mas antes do risotto, a sugestão é uma entrada que é um mil-folhas de carpaccio de novilho, creme de parmesão e chips de cherovia (8 euros). O que, se dúvidas houvesse, revela as origens italianas de Giorgio Damasio, mas também das suas influências de dez anos em Portugal. Por um lado temos um prato italiano, o carpaccio com o queijo; por outro as cherovias, menos conhecidas no Litoral e mais famosas na cozinha beirã.

Depois do prato de peixe, um risotto com o tal peixe norueguês que os portugueses tornaram famoso depois de o salgarem; é a vez de provar um lombo de porco com crosta de pimenta verde e taglioni verde (16,90 euros) – com um tempero bem português, reforça Damasio, que lembra que as massas são frescas e todas feitas no laboratório do restaurante Mercantina, do mesmo grupo do Populi.

Por fim, para sobremesa, o chef recomenda um fondant de chocolate branco e coração de framboesa com sorbet de tangerina (5,50 euros), este para cortar o doce do chocolate, refere. Damasio reconhece que esta sobremesa, feita com chocolate negro, é um sucesso do restaurante e que, por isso, decidiu recriá-la para não ouvir queixas dos clientes. Desta feita, com chocolate branco.

Existem ainda outras propostas onde a cozinha italiana se mistura com a portuguesa como o estaladiço de farinheira da Beira Baixa; o polvo com batata doce; o tártaro de salmão e alcaparras com focaccia de azeitona preta; o peito de frango recheado com nozes, espinafres e farinheira de Barrancos; ou os legumes assados em azeite de alecrim. Para os mais resistentes aos sabores portugueses, o Populi oferece o hambúrguer 100% novilho em bolo de cado e mozzarella de búfala D.O.P..

Nome
Populi
Local
Lisboa, Lisboa, Ala Nascente do Terreiro do Paço, 85/86
Telefone
218877395
Horarios
Todos os dias das 11:00 às 00:00
Website
https://www.facebook.com/PopuliRestaurant/
Preço
25€
Cozinha
Autor
Espaço para fumadores
Não
--%>