“Aqui, com a proximidade do mar, gosto muito de trabalhar os peixes e mariscos, claro”, explica o chef. Mas também outros produtos algarvios, como a laranja, a alfarroba ou a amêndoa. Não abandonou a sua identidade alentejana, mas acredita que faz sentido aqui valorizar o Algarve e trabalhar os produtos da região e da estação.
O prato seguinte não é de um produto local, mas tornou-se quase uma obrigatoriedade (porque os clientes esperam encontrá-lo): foie-gras. Luís Mourão trabalhou-o de três formas diferentes, em escalope, em mousse, envolvo numa geleia de vinho do Porto, e como terrina, e acompanhou-o por vinho de especiarias em três texturas, suspiro, geleia e uma esfera líquida, com granizado de gengibre.
Seguiu-se um salmonete com esparregado, luta confitada e uma falsa laranja feita com mousse de laranja e funcho, envolta em geleia de laranja. Aproveitamos o prato de carne que se segue para experimentar o vinho que o Grupo Epic está a lançar, o Divai, um vinho feito no Alentejo (existe tinto, branco, rosé e reserva) com o enólogo Luís Duarte. Neste caso será o tinto para o naco de novilho Black Angus com cremoso de abóbora e cantareles. O menu encerra com uma pêra rocha confitada, crumble de amêndoa, mousse de Calvados e bolo chiffon.
Todos os restaurantes do Epic SANA Algarve, assim como os três bares e o spa, estão abertos a clientes que não estejam instalados no hotel. Há portanto muitas formas de conhecer o trabalho de Luís Mourão, e, quem sabe, ouvi-lo contar as histórias das suas aventuras no Top Chef, ou ver-se arrastado por ele para um mercado local à procura dos melhores produtos para cozinhar num dos seus workshops.
- Nome
- Al Quimia
- Local
- Albufeira, Olhos de Água, Epic SANA Algarve - Pinhal do Concelho, Praia da Falésia
- Telefone
- 289104500
- Horarios
- Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 19:00 às 22:30
Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 19:00 às 22:30
- Website
- http://www.algarve.epic.sanahotels.com/
- Preço
- 60€
- Cozinha
- Gourmet