Enquanto na NCL as compras vão sendo feitas, a Cunard disponibilizou o catálogo das viagens das suas três rainhas ao longo da temporada 2011/12, mas as reservas só arrancam a partir no dia 27 (a permanência do novel Queen Elizabeth nas águas europeias ao longo do Verão é um dos chamarizes).
Também em destaque ao longo de 2011 estará a Royal Caribbean, que protagonizará a maior presença de sempre pela Europa. Dez navios da sua frota andarão por cá e o Liberty of the Seas será até palco de um mundialito de futebol (ver cruzeiros temáticos para crianças) no Mediterrâneo, em Junho.
Pela MSC Cruzeiros já se podem reservar viagens de Primavera/Verão 2011 no Mediterrâneo a bordo dos recentes e elogiados Splendida (2009) e Magnifica (2010). Já da Costa Cruzeiros, que irá reforçar a sua presença em mercados emergentes, como é o caso do Médio Oriente, surge a proposta de uma volta ao mundo a bordo do Deliziosa: a partida é dada a 30 de Dezembro de 2011 e a viagem, de 98 dias, pode ser comprada por inteiro (desde €10.489) ou por segmentos: o primeiro, de Savona a Los Angeles; o segundo, de Los Angeles a Singapura; e, por fim, desta a Savona. Outra volta ao mundo que já dá que falar (e que já se pode reservar) é o périplo do Balmoral da Fred.Olsen: 108 dias, com partida e chegada em Southampton, com passagens pelas Caraíbas, Pacífico Sul, Sudeste Asiático, Médio Oriente e Mediterrâneo (sai a 5 de Janeiro, desde €10.000).
[FUGAS, 17 Abril 2010]