Fugas - Motores

Confortável de alma, atrevido de comportamento

Por Carla B. Ribeiro

Foi o mais recente reforço à gama de motorizações Mégane: o 1.6 dCi que, na versão de 130cv, se presta a manobras atrevidas q.b.. Já pelo habitáculo, reina o conforto. Sobretudo para quem segue na dianteira.

Não é o mais desportivo entre a gama de motores que servem o Mégane. Esse posto é ocupado pelo aguerrido RS 2.0, a gasolina, com 265cv. Mas entre os diesel, o bloco 1.6 com 130cv pode ser uma escolha acertada: o visual atrai pela sua veia desportiva e as prestações são dinâmicas q.b. sem que para tal se tenha de andar de posto de combustível às costas — ainda que num breve ensaio não tenhamos conseguido sequer aproximar-nos dos 4,0 l/100km anunciados pela marca.

Certo é que, de cada vez que é preciso ou ultrapassar ou fugir a um obstáculo, o 1.6 dCi não falha. Nem sequer se mostra perturbado. Facto que se deve a uma potência de 130cv associada a um binário máximo de 320 Nm disponível abaixo das 2000rpm, assim como à bem escalonada caixa manual de seis velocidades (que não prima, porém, pela suavidade). E este desempenho, mesmo que isso implique o registo de médias de consumo superiores em mais de dois litros ao anunciado, compensa na sensação de segurança. No entanto, é possível gastar menos se se andar em cima do indicador de mudança de velocidade no visor do conta-rotações e, em circuitos urbanos, se se tirar um bom proveito do sistema Start/Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, que revela um comportamento irrepreensível.

No capítulo da segurança, refira-se, a Renault orgulha-se das cinco estrelas conquistadas pelo seu Mégane nos testes de colisão. No caso do Coupé, além da inclusão de airbags frontais, laterais e de cortina ou de estabilidade de controlo electrónica, os airbags dianteiros foram concebidos para manter os passageiros na posição adequada.

Mas é a dar nas vistas que o Mégane Coupé se sai melhor. Sobretudo quando se opta pela pintura metalizada (opcional que faz crescer a conta final em 610€) em azul malte, tonalidade apenas disponível para o nível de equipamento GT Line. A ajudar a esta sua faceta de vedeta que atrai olhares de estranhos, os vários retoques de visual com que a Renault beneficiou: novos faróis, pára-choques que passaram a incluir luzes de dia em LED,capot redesenhado, além de emblema da marca de maiores dimensões. Atrás, é a robustez que parece querer sobressair. Com uma consequência directa: a abertura da porta da mala é alta e pessoas mais baixas poderão ter dificuldade fechá-la.

Já no interior é visível o esforço para incluir materiais de boa qualidade e de toque suave. No caso da versão GT Line, destaque para os detalhes que reclamam a desportividade do modelo: detalhes a imitar fibra de carbono, traço a vermelho a cortar otablier longitudinalmente, volante desportivo em pele marcado pelos pespontos vermelhos, em estilo grosseiro, que voltam a ser encontrados na manete da caixa ou no punho do travão de mão. Curiosamente, ditou o (bom, a nosso ver) gosto que os bancos não fossem envolvidos com o mesmo pesponto a vermelho. Em vez disso, optou-se por deixar o pesponto à vista, mas a branco. E por falar em bancos, é sentado num que é fácil compreender o conforto que o Coupé é capaz de proporcionar. Seja parado, seja em andamento, durante o qual se pode constatar que este carro, com estas suspensões, só poderia ter genes franceses no seu ADN.

Claro que para poder atestar o conforto há que ocupar um dos lugares da frente. É que atrás o espaço, fazendo jus ao espírito coupé, não é de todo uma referência. Mais: o banco de trás é óptimo mas não é para ser usado. Pelo menos diariamente: o acesso não é o mais fácil e não é difícil sentir alguma claustrofobia.

Mas quando se observa a mala, com capacidade para 377 litros, é fácil compreender que este carro não é para cinco nem quatro ocupantes. Quando muito será um 2+2, sendo que os dois do banco traseiro não serão passageiros frequentes.

No capítulo da instrumentação, esta é bastante completa, porém o seu manuseio nem sempre é o mais fácil. A opção de incluir os comandos, por exemplo de rádio, num manípulo atrás do volante requer habituação para que se faça uso dos mesmos.

Entre o equipamento da versão GT Line, Carminat by TomTom Live®, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e vidros laterais sobre-escurecidos que acrescem à muito completa lista de equipamento Dynamique S com ar condicionado automático bizona e sensores de luz e chuva.

Na versão ensaiada, além da pintura metalizada, foram acrescentados o sistema multimédia R-Link — com ligação à Internet, inclui navegação, alertas e função de ecocondução — e pack Auto com travão de estacionamento assistido, chave mãos-livres e sistema de ajuda ao arranque em subida.

Barómetro
+ Qualidade de materiais e acabamentos; preço acessível do equipamento opcional; conforto de condução; performances do motor
- Espaço atrás reduzido para os ocupantes; fraca visibilidade traseira; dificuldade em fechar o portão da mala para pessoas mais baixas; direcção


DETALHES

 

Encolha-se a cabeça
É, claro, uma das maldições dos coupés. O seu tradicional corte de tejadilho prejudica o espaço em altura para quem segue atrás. É verdade que quem opta por um coupé não será alguém que tenha por hábito transportar adultos no banco traseiro — e mesmo para quem tem crianças, que entram e saem mais facilmente que um passageiro adulto, este tipo de carroçaria não estará entre as mais funcionais. Mas o facto é que, no caso do Mégane, como em muitos outros modelos de outras marcas, o corte não prejudica apenas o conforto dos passageiros, mas também a visibilidade traseira.

 

Bem apoiados
Se atrás não é propriamente o paraíso, o mesmo não se pode dizer quer do espaço à frente, para condutor e pendura, quer dos bancos dianteiros. Mas as vantagens são mais visíveis para quem segue aos comandos. É fácil encontrar uma boa posição de condução, sem que a mesma necessite de tempo de habituação. Além disso, vale a pena sublinhar o facto de a Renault ter alcançado um bom trabalho com os bancos, que, além de confortáveis, asseguram um bom apoio tanto de anca como lombar, sem esquecer a cabeça.

Prático
Não é uma novidade e nem sequer chega de série, sendo necessário adquirir o pack Auto para se ter acesso à chave (a marca chama cartão) mãos-livres. Mas a sua presença em veículos ensaiados, mesmo premium, é tão rara que vale a pena destacar. É que, além de assegurar uma ignição através de botão Start/Stop (não confundir com o sistema de paragem e arranque automáticos, no caso também incluídos), permite que se saia do carro com as mãos atafulhadas de sacos e sem a preocupação de ter ainda de fechar o carro. Assim que nos afastamos uns parcos metros, o veículo tranca-se. Mais: fecha janelas (caso alguém se tenha esquecido de alguma fresta aberta) e recolhe retrovisores.

Volante de várias mãos
Ao fim de apenas algumas voltas, o que mais se destaca é a forma como o volante se adapta às mãos. Não apenas às da escriba, mas de todas às dos quantos foram chamados a opinar. Além disso, o corte do volante ajuda a manter as mãos na posição mais correcta. Outro ponto positivo é a forma limpa como o mesmo se apresenta. De lamentar, porém, que esse aspecto limpo leve a marca a optar por colocar várias funcionalidades, nomeadamente de gestão de rádio, num manípulo que, ficando escondido sob um dos raios do volante, é muitas vezes desprezado.

 

FICHA TÉCNICA*

Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 130cv às 4000rpm
Binário: 320 Nm às 1750rpm
Cilindros: 4 em linha (16 válv.)
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por conduta comum esférica; turbo de geometria variável
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora, à frente; eixo de torção com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica variável
Diâmetro de viragem: 10,95m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões
Comprimento: 4312mm
Largura: 1804mm
Altura: ---
Peso: 1320kg
Pneus: 205/ 50 R17 (pneu sobresselente como opcional por 70€)
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 377 litros

Prestações
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,8s
Consumo misto: 4,0 litros/100 km
Emissões de CO2: 104 g/km

Preço: 29.450€ (viatura ensaiada, 31.010€)
* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim, com controlo de tracção e de sub-viragem
Assistência ao arranque em subida: Sim (Opção incluída no pack Auto de 480€)
Função Start/Stop: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Sim (Opção incluída no pack Auto de 480€)

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Abertura da mala no interior: Sim, com comando
Bancos em pele: Sim
Bancos eléctricos e aquecidos: Não
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Conexão Bluetooth: Sim
Conexão USB: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante em pele: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Navegação por GPS: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim em LED
Alarme: Não

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