Mais ecológica, mais espaçosa e, sobretudo, muito mais atractiva. É claro que no que respeita a beleza ainda não há qualquer unidade de medida, mas a opinião parece ser mesmo unânime: de aspecto mais compacto e desportivo, a terceira geração da Fabia Break está muito mais atraente e sabe-se como isso é importante no momento de opção e compra.
A par da impressão global de maior qualidade, a carrinha Skoda do segmento mais popular dispõe também de maior espaço para passageiros e carga e é também bem mais eficiente em termos ambientais. Com estas características, não é muito difícil de prever que se tornará numa das opções mais apelativas para o segmento dos utilitários familiares.
E é no aproveitamento e utilização do espaço interior que os engenheiros da marca checa do grupo Volkswagen parecem ter logrado uma espécie de milagre: aumentou a largura (21mm) e também o comprimento (8mm), tendo também baixado (26mm) o acesso à plataforma de carga, que está agora a 611mm de altura. Graças a uma maior flexibilidade no rebatimento dos bancos, a nova carrinha pode transportar objectos com 1,55m de comprimento, enquanto a mala tem uma capacidade de 530 litros, que podem crescer até aos 1395 com o rebatimento total dos assentos traseiros. A maior capacidade de carga do segmento e claramente ao nível dos veículos da classe superior.
No aspecto exterior e correspondente sensação de qualidade e desportividade, a responsabilidade recai em grande parte no novo formato da parte traseira, agora mais linear e com vincadas linhas horizontais e evidente aproximação à solução que tinha sido encontrada para o Rapid Spaceback. Será mesmo curioso observar até que ponto os dois modelos poderão tornar-se em rivais dentro da própria marca.
A par do aproveitamento do espaço, também no que respeita à eficiência ambiental a nova carrinha aponta para novas referências, consequência de ganhos de eficiência com a redução do peso, mas também a novos motores, todos com sistema start-stop e recuperação de energia de travagem. As melhores performances correspondem à versão Greenline que, no entanto, só deverá ser comercializada a partir de meados do ano. Anunciam-se consumos de apenas 3,1 litros por cada 100 km e emissões de CO2 de 8,2 g/km.
Tal como acontece com os novos motores de três cilindros, a nova versão da Fabia beneficia também das soluções da Plataforma Modelar de Info-entretenimento da VW. Exemplo disso é a incorporação da tecnologia MirrorLink, que permite utilizar num ecrã táctil funcionalidades de um smartphone, como é o caso dos sistemas de navegação.
Quanto a motores, estão disponíveis três a gasolina, com potências entre os 75 e os 110 cavalos, e dois a diesel (90 e 105cv). Para os dois tipos de combustível e nas versões mais potentes há opção por uma versão com a caixa automática DSG de sete velocidades.
A comercialização no nosso país da nova Fábia Break será a partir do início de Abril. Embora ainda não definitivamente fixados, os preços deverão acrescentar cerca de mil euros aos que são praticados para o carro. Significa isto que se iniciarão ligeiramente abaixo dos 15 mil euros para as versões a gasolina, e dos 19 mil no caso dos diesel.
Desde o seu lançamento, no ano 2000, a carinha familiar do segmento inferior da Skoda vendeu mais de 1,1 milhões de unidades nas duas gerações anteriores. Com o novo modelo, os responsáveis do fabricante checo esperam um forte incremento de venda, ajudando a sustentar os números globais da marca, que em 2014 ultrapassaram pela primeira vez a barreira do milhão de veículos vendidos num só ano (1.037.200), um crescimento de 12,7% face a 2013, sendo o Octavia o modelo mais vendido. Em termos globais, a China é o principal cliente, seguindo-se a Alemanha, Rússia e Reino Unido, antes da própria República Checa, que surge em quinto lugar.