O Mercedes-Benz classe C parece aqueles comércios tradicionais que tinham tudo e o que não tinham inventavam. A família (ou clã?) C inclui berlina de 4 portas, carrinha, coupé, um roadster descapotável de 2 lugares (SLC) e os GLC e GLC Coupé (veículos todo-o-terreno). Para que não falte nada, em Setembro, terá um novo membro: o C Cabriolet, um descapotável de 4 lugares com capota de lona clássica. No design, o classe C Cabrio é uma versão em ponto pequeno do classe S Cabrio lançado recentemente.
No visual exterior, no design interior (painel de instrumentos, consola, habitáculo), as semelhanças são evidentes entre o S Cabrio e o C Cabrio (sendo o C, com 4,69m, cerca de 30cm mais curto que o S), mas já no que se refere às motorizações, a oferta do classe C descapotável é muito mais ampla – aos dois propulsores a gasolina do S Cabriolet (um deles AMG), o C Cabrio contrapõe 8 gasolina (contando com as 3 variantes superdesportivas AMG) e 2 a gasóleo, com potências que vão dos 156cv do C 180 Cabrio até aos 510cv do AMG C63 S.
Há um pouco a ideia que os descapotáveis são carros de Verão – nada mais errado. Experimente-se conduzir uma viatura dessas com a capota em baixo sob um sol a pino e temperaturas acima dos 30º C: dá para assar. No Mercedes-Benz C Cabriolet, desde que não esteja a chover, é mais confortável rolar a céu aberto com alguma nebulosidade, mesmo com temperaturas relativamente baixas. O Aircap (uma opção obrigatória) é um sistema composto por um deflector sobre o pára-brisas e outro atrás dos bancos traseiros, criando um casulo no habitáculo que reduz a turbulência do vento e mantém a temperatura constante. Outro opcional é o Airscarf (aquecimento da nuca). Com estes dois sistemas (em particular, o Aircap), o classe C Cabrio é um carro para todas as estações.
Começa a chover? Não há problema: premindo um botão, a capota de lona levanta-se e baixa-se em 20 segundos, a uma velocidade até 50 km/h. A capota de lona, que pode ser preta, castanha, azul ou vermelha, tem as mesmas qualidades da do S Cabrio, com várias camadas que isolam muito bem do ruído e do clima exterior (mesmo com frio ou calor intensos).
Tal como o irmão mais crescido S, o C Cabriolet é um veículo com design elegante e aerodinâmico (Cd 0.28). A qualidade e os acabamentos do classe C Cabrio são premium, o tablier, painel de instrumentos e a consola são iguais ao dos outros classe C. Os 4 bancos são confortáveis e há espaço mesmo para quem se senta atrás. A mala tem 285 litros com a capota em baixo e 365 litros com ela levantada. Os bancos traseiros são rebatíveis, aumentando a capacidade para transportar objectos de maiores dimensões.
Os propulsores vão desde o 1595cc a gasolina com 156cv do C 180 até ao 3982cc V8 a gasolina com 510cv do AMG C 63 S. Pelo meio, entre motores a gasóleo e a gasolina, com 4 cilindros em linha ou V6, há muito por onde escolher. A transmissão pode ser manual com 6 velocidades ou automática 9G-Tronic de 9 relações. Os AMG C 63 e C 63 S têm uma transmissão desportiva desenvolvida pela AMG – Speedshift MCT com 7 relações. A tracção pode ser traseira ou integral (4Matic).
O Mercedes-Benz C Cabriolet é 15mm mais baixo que a berlina, o que lhe realça o carácter desportivo. Existem 3 tipos de suspensão, sendo uma delas, Airmatic, pneumática.
Todas as versões do classe C Cabriolet têm espírito desportivo, mas não deixa de haver uma enorme diferença entre um C 180 a gasolina com 156cv ou um C 220 d a gasóleo com 170cv e o AMG C 63 S com 510cv. Os mais potentes AMG C 63 e 63 S têm tracção traseira e o seu espírito selvagem vem ao de cima no arranque e em curvas apertadas, com o carro a fugir de traseira – requerem alguma perícia para controlar a manada de cavalos, que até parece ser demasiada para puxar o “coche”. Já o AMG C 43, graças também à tracção integral 4Matic, é muito mais fácil de conduzir, sentindo-se o carro sempre sob controlo, mesmo em curva, o que permite aproveitar os 367cv.
Segundo a Mercedes, em Portugal, as versões mais vendidas serão as a gasóleo. No caso das motorizações a gasolina, esperam-se vendas residuais, com excepção das variantes preparadas pela AMG. O preço do C Cabrio será cerca de 5000€ superior ao do C Coupé equivalente.