Fugas - Motores

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Kodiaq abre ofensiva da Skoda entre os SUV

Mas não é preciso ter um atrelado para beneficiar de uma série de ajudas à condução. No total, está prevista a inclusão de duas dúzias de sistemas, com destaque para a travagem automática de emergência, a protecção de peões preventiva, o alerta de ângulo morto, a manutenção da faixa de rodagem ou o alerta de trânsito à rectaguarda. Um conjunto de soluções que permite ao Kodiaq sonhar com as cinco estrelas Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa.

Ao nível das motorizações, o Kodiaq pode ser equipado com dois blocos: um 1.4 TSI a gasolina e um 2.0 TDI a diesel, ambos com duas declinações. O primeiro pode oferecer uma potência de 125cv ou de 150cv; o segundo, de 150cv ou de 190cv. Há ainda um potente bloco a gasolina, 2.0 TSI de 180cv, mas este não deverá ser comercializado em Portugal, excepto por encomenda especialíssima.

O bloco 2.0 TDI de 150cv, com um binário máximo de 340 Nm, deverá ser a versão mais apetecível ao mercado nacional. E, em pequenas voltas na apresentação que decorreu nas estradas sinuosas das montanhas de Palma de Maiorca, deu para perceber que os números exibidos são mais que suficientes para um comportamento desenvolto. No caso do modelo conduzido, com tracção integral, destaca-se ainda a forma como se mantém sempre agarrado à estrada, mesmo em curvas com areia e debaixo de um temporal, como foi o caso. A variante diesel mais musculada, de 190cv, dispõe de um torque de 400 Nm, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 8,6s.

No que diz respeito ao propulsor 1.4 TSI a gasolina, o bloco de entrada é o de 125cv com 200 Nm de binário máximo, seguindo-se o de 150cv com um torque de 250 Nm. Os blocos mais modestos podem ser geridos por uma caixa manual de seis relações ou por uma DSG, transmissão automática de dupla embraiagem, de seis velocidades, com tracção dianteira (4x2) ou integral (4x4). Já os mais potentes, quer a gasóleo quer a gasolina, chegam com uma DSG de sete velocidades e estão apenas disponíveis em 4x4.

Todos os propulsores chegam com sistemas de paragem e arranque automáticos do motor, de recuperação de energia de travagem e de gestão térmica de forma a baixarem o consumo e as emissões sem comprometerem os desempenhos.

E, por falar em desempenho, a experiência de condução pode ser ainda mais divertida se associada às tecnologias disponíveis, como o selector de modos de condução (modo todo-o-terreno incluído) e o novo controlo dinâmico de chassis.

 

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