Fugas - Viagens

  • Nuno Lobito, sempre pronto para partir.
    Nuno Lobito, sempre pronto para partir.
  • "Sou um profissional ‘loucodisciplinar'", diz.
  • A imagem de capa do seu último livro,
    A imagem de capa do seu último livro, "O Mundo a Meus Olhos".

Continuação: página 3 de 3

E Lobito deu a volta ao mundo inteiro

Omã
"Foi um dos últimos países onde conheci das pessoas mais simpáticas."

Mali
"Foi onde me ajudaram no meio de África. Conheci pessoas únicas, com quem tive conversas no meio do nada, conversas tão importantes como..., sei lá, sobre a nossa existência."

Portugal
"É o meu coração e posso dizer que é a minha paixão, o país que eu gosto, com que me identifico e que defenderei até à morte."


Perfil

Prestes a celebrar 46 anos (em Dezembro), Nuno Lobito, nascido em Lisboa, tem uma longa carreira tanto de viajante quanto de fotógrafo, até porque ambas as condições têm andado, desde sempre, interligadas. Estudou na Ar.Co, dedicou-se ao fotojornalismo em vários meios, passou pela publicidade e, mais relevante, passou a década de 90 a viajar por uma centena de países. Além de centenas de reportagens fotográficas (nos últimos anos para a revista Caras e grupo do Expresso), já publicou diversas obras em que aprofunda fotograficamente as geografias que mais o marcaram, o que inclui "Goa o Traje" (1990), ou "Amazónia Oculta" (2000) e "Sons do Silêncio" (2008, um testemunho da sua história e viagens).

Mais recentemente, lançou "O Mundo aos Meus Olhos", uma obra viajante por natureza que percorre cem países em 150 imagens, um livro que considera identificar-se muito consigo próprio (e "pouca gente em Portugal conseguiria fazer um livro assim"). Entre várias exposições, prémios e distinções, foi distinguido pela Fundação Andrés Bello para "melhor portefólio fotográfico indígena" (2003, Colômbia) e recebeu menções honrosas de certames ligados a referências internacionais como as revistas "Geo" ou "National Geographic". Pelos intervalos, foi também formador de fotografia.

Outra das suas paixões também marca a sua vida, além da sua obra: o Sporting, que já mesclou com a sua arte - o resultado foi o livro "35 anos de Glória", sobre a Juventude Leonina. Não em vão, dia 20, revela, será homenageado pelo seu clube de estimação (que recebe o Braga para a Taça de Portugal) no Estádio José Alvalade.


Lobito na net


O fotógrafo dá-se bem com a net social e está presente em diversas redes e plataformas. Só no Facebook, soma mais de 7500 fãs, com quem conversa informalmente e onde não se importa nem de entrar em debates mais acesos e polémicas, nem de dar dicas de viagens ou fotografia. Sempre no seu estilo peculiar, com mensagens em que tanto se pode despedir com "abreijos", assinar "N1" (de Nuno e de número 1) ou misturar português e inglês continuamente, bem ao seu jeito. Tanto no Facebook como no site oficial e noutros locais com a sua marca, pode apreciar-se o seu trabalho fotográfico com imagens de todo o mundo que percorreu.

Site: www.nlphotographer.com
Flickr: www.flickr.com/photos/nunolobito
Olhares: www.olhares.com/nlphotographer
Facebook: nunolobito

--%>