Fugas - Vinhos

  • Quinta das Marias
    Quinta das Marias Adriano Miranda
  • QUINTA DOS ROQUES ENCRUZADO 2012
    QUINTA DOS ROQUES ENCRUZADO 2012
  • QUINTA DAS MARIAS ENCRUZADO 2012
    QUINTA DAS MARIAS ENCRUZADO 2012
  • PEDRA CANCELA BRANCO 2012
    PEDRA CANCELA BRANCO 2012
  • QUINTA DO CERRADO ENCRUZADO 2011
    QUINTA DO CERRADO ENCRUZADO 2011

Continuação: página 3 de 4

Encruzado, a história de uma grande casta a sair do esquecimento

 

Quinta das Marias Encruzado 2012

Peter Viktor Eckert, suíço de nascimento e homem do mundo, rodeou-se das melhores pessoas, vestiu a camisola do Dão e dos vinhos portugueses e vive entre Portugal e a Suíça promovendo os seus vinhos e o Dão, esforçando-se por criar vinhos originais e seguros. Vinhos possantes e agigantados na dimensão sem deixar de perder de vista os fundamentos de elegância e austeridade que caracterizam a região do Dão. Os vinhos são francamente bons, bem-feitos, elegantes e impressionantes. Em pouco tempo a Quinta das Marias guindou-se ao topo da pirâmide hierárquica do Dão, apresentando-se como uma das referências da região e um dos modelos a seguir. Este Encruzado fermentado em madeira revela, como é apanágio da casta, um nariz discreto e austero preferindo oferecer o protagonismo à boca. Mostra-se cheio, citrino, levemente abaunilhado pela presença suave da madeira, fino e elegante, amplo e profundo, capaz de viver um bom par de anos em garrafa.

Preço:9.80€ na Coisas do Arco do Vinho, Lisboa, www.coisasdoarcodovinho.pt

 

Pedra Cancela Branco

Pedra Cancela é o filho querido de João Paulo Gouveia, sócio e figura carismática da Vines&Wines, a empresa de consultoria vitícola e enológica mais prolífica das Beiras. Quando João Paulo Gouveia comprou a quinta descobriu uma pequena parcela, conhecida como Pedra Cancela, onde existia uma vinha estreme e velha de trinta anos, plantada com a casta Encruzado ladeada por uma segunda vinha de vinte anos plantada com Touriga Nacional, justamente as vinhas que dão nome e estão na origem do Pedra Cancela estreme da mesma casta. Por crença pessoal e profissional pratica uma agricultura sustentada garantindo assim a sanidade e variedade da população dos solos, assegurando a continuidade no tempo das boas colheitas. Este lote de Encruzado e Malvasia Fina solta um travo cítrico muito fresco, aromas de restolho e casca de pêssego. Depois entre em acção uma boca musculada que dá alma a este lote de Encruzado e Malvasia Fina, uma boca carnuda e mineral, cheia e viva, volumosa mas fresquíssima, engrossada por um final poderoso e longo.

Preço: 10.68€ na Vinho Web, www.vinhoweb.pt

 

Quinta do Cerrado Encruzado 2011

Os vinhos da Quinta do Cerrado, nascidos perto de Carregal do Sal, contam a história de uma família e de uma empresa, a União Comercial da Beira, uma das empresas mais antigas da região do Dão. Hoje é já a terceira geração a comandar os destinos da casa e é sempre com prazer e com um sorrido nos lábios que terminam as provas deste produtor. O sentimento de segurança e satisfação são transmitidos por vinhos impecáveis na arte e no brio, vinhos reconfortantes e consistentes que convertem a Quinta do Cerrado num produtor de valor adquirido. O Encruzado da casa é um branco cheio e entroncado, suave nos aromas vagamente florais e nas notas de pêssego, envolvente e sedoso, rico e complexo, complexo, cheio e com um final de textura levemente amanteigada. Com tantos predicados não é fácil perceber por que razão os vinhos da Quinta do Cerrado não são mais e melhor conhecidos do grande público.

--%>