Pode passar despercebido, o Rosa et Al, entre os outros edifícios da Rua do Rosário, uma vez que (quase) nada na sua fachada revela a sua natureza - é uma casa recuperada, austera no seu rés-do-chão granítico e brilhante para cima, com os seus azulejos predominantemente amarelos: na porta, branca, a inscrição, também branca, Rosa et Al Townhouse.
A manutenção da integridade da casa valeu-lhe a distinção da secção regional do Norte da Ordem dos Arquitectos no âmbito do projecto Respect for Architecture 2012, que valoriza a preservação do património edificado da cidade aliada a uma oferta turística diferenciada - e esse é um prémio que vale alguns visitantes que buscam o prazer da arquitectura; outro elemento diferenciador é a componente gourmet - há um chef na casa, David Dias, que organiza e trata de eventos gourmet, proporcionando viagens-surpresa, a descoberta de novos sabores (o jantar é sempre por marcação e é de degustação); e o design retro-vintage também atrai alguns aficionados.
Suite a olhar a rua
Quando entramos ainda não sabemos disso, ficamos envolvidos no ambiente relaxante da primeira sala, iluminação acolhedora para um espaço confortável. É a recepção pouco convencional do Rosa et Al Townhouse - não há balcão, sequer, apenas uma grande mesa (que é feita com uma porta original da casa) rodeada de cadeiras, que faz as vezes de recepção mas também de mesa de trabalho - onde o sofá revela a inspiração retro que, veremos, contamina toda a casa.
E esta é a sala de estar da casa, na qual a estante que cobre uma das paredes faz as vezes de loja - produtos gourmet típicos do Douro ou produzidos na casa (chá, compotas, tiras citrinas, azeites com aromas), vinhos em selecção (do sommelier Manuel Ribeiro) sempre renovada, a linha Castelbel (a mesma das amenities do hotel), livraria em parceria com a Bertrand com grande catálogo Assírio & Alvim e predominância de autores portugueses; na outra parede, pende uma tela tamanho XL, representante de uma parceria com a Galeria Fernando Santos e que se repete um pouco por toda a parte pública da casa. Quem aqui entrar - e este é um espaço aberto ao público em geral, assim como o de restauração - fica com a percepção essencial da casa.
A nossa suite (king grand deluxe) espera-nos. A escadaria intocada continua a ser a espinha dorsal da casa, ainda que parte da sua madeira tenha tido que ser substituída: sobe, elíptica, amparada por corrimões de madeira, até se desvanecer na mansarda, à vista de uma pequena biblioteca e honesty bar sob uma clarabóia. Nós ficamos no primeiro andar: cada piso tem duas suites (seis no total), uma com vista para o logradouro (as traseiras portuenses), outra com vista para a rua.
A nossa suite olha a rua por duas grandes janelas e é o único quarto que sofreu intervenção arquitectónica: era a sala principal da casa, mantém o chão e o tecto, com estuques, originais - foi para não interferir com eles que foi acrescentada uma "caixa", não tapada, como casa de banho. Entramos para uma antecâmara que depois se abre num espaço amplo, com visual clean e retro mas atmosfera claramente contemporânea.
- Nome
- Rosa et Al Townhouse
- Local
- Porto, Cedofeita, Rua do Rosário, 233
- Telefone
- 222085429
- Website
- http://www.rosaetal.pt