Matar dois coelhos com uma só cajadada: na ausência de um Mazda3 carrinha, a marca japonesa lança a nova geração de um monovolume compacto do segmento C com até 7 lugares, que é classe 1 nas portagens, tem um novo motor a gasóleo de 115cv mais económico e, sendo bem equipado, está abaixo da barreira dos 30.000 euros. Esse objectivo de abarcar dois tipos de clientes-alvo está claro na sua designação: Mazda5, como antes, mas agora com um SW, em que, segundo a marca, a sigla não significa "station-wagon", mas antes "superior wagon".
A segunda geração do Mazda5 já tinha sido lançada em Outubro do ano passado, mas apenas com dois motores a gasolina - 1.8 de 115cv e 2.0 DISI de 151cv. Em Portugal, a marca só agora decidiu colocar o actual modelo à venda, com a introdução do novo motor a gasóleo 1.6 CRTD de 115cv. Aliás, as motorizações a gasolina não estarão disponíveis no mercado português, nem mesmo por encomenda, sendo o novo motor a gasóleo, que substitui o 2.0 de 143cv da anterior geração, o único oferecido.
Embora menos potente, parece adequado para deslocar os 1415 kg deste monovolume (120 kg mais leve do que o anterior). Acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades, este motor de origem PSA Peugeot Citroën tem o bloco em alumínio, uma taxa de compressão baixa (16.0:1), emissões reduzidas de óxidos de azoto e o filtro de partículas não tem manutenção. A resposta do propulsor é boa, em particular a baixas rotações, e a média de consumos e emissões é de 5,2 l/100 km (menos 14,8 por cento do que o anterior 2.0) e 138 g/km de CO2 (menos 13,2 por cento).
O novo Mazda5 é mais comprido, medindo 4585 mm (4505 mm antes), menos largo, com 1750 mm (1755 mm), e mais baixo, apresentando 1615 mm (1655 mm). As linhas são menos rectilíneas do que as do anterior modelo, com duas nervuras onduladas ao longo das ilhargas a delimitar os farolins traseiros, agora situados abaixo da superfície vidrada. À frente, uma grelha mais ampla, novas ópticas e faróis de nevoeiro completam um visual mais estilizado, que se aproxima do das carrinhas. Um spoiler traseiro confere-lhe um ar desportivo e contribui para o coeficiente aerodinâmico de Cd 0.30 - um dos melhores entre os monovolumes compactos. Segundo a marca, o novo Mazda5 tem melhor comportamento dinâmico e conforto, com redução do ruído.
Por dentro, permanece a utilização de plásticos duros, mas nota-se cuidado nos acabamentos. A habitabilidade é igual à da geração anterior, mantendo-se as portas laterais traseiras deslizantes para mais fácil acesso, a funcionalidade e a versatilidade (configurações de 2, 3, 4, 5, 6 e 7 lugares, bancos deslizantes na 2.ª fila e rebatimento fácil graças ao sistema Karakuri). A capacidade da bagageira é a mesma: 112 litros (na configuração de 7 lugares), 426 litros (5 lugares) e 857 litros (2 lugares).
O novo Mazda5 ainda não foi submetido aos testes de segurança do Euro NCAP. Portanto, face aos actuais e mais rigorosos parâmetros, não se pode antecipar se voltará a conquistar as 5 estrelas como a anterior geração de 2005. No entanto, este novo modelo dispõe de série de 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controlo de estabilidade e de tracção, distribuição electrónica da força de travagem, assistência à travagem de emergência com acendimento automático dos "piscas", um sistema de monitorização da pressão dos pneus e fixações Isofix. Além disso, segundo a Mazda, os bancos da frente oferecem melhor protecção aos joelhos e pescoço, tem novas barras de impacto lateral e a carroçaria é mais rígida. A protecção aos peões também foi aumentada.
O equipamento de série inclui ainda retrovisores exteriores e vidros eléctricos à frente e atrás, sendo os vidros traseiros escurecidos, sensores de estacionamento traseiros, de luz e de chuva, programador de velocidade, climatizador, computador de bordo, rádio CD/MP3 com entrada auxiliar e conexão Bluetooth, faróis de nevoeiro e jantes em liga leve de 17 polegadas.
Por 31.345 euros, o Mazda5 MZ-CD 1.6 Superior Wagon vem com portas laterais eléctricas e faróis de xénon. Se se acrescentarem os bancos em pele, o preço sobe para 32.925 euros. Face a tudo isto, a Mazda pretende vender 750 unidades deste modelo em 2011.
FICHA TÉCNICA
Motor 4 cil. em linha, 8v, 1560cc, gasóleo
Potência 115cv às 3600 rpm
Binário 270 Nm entre as 1750 e 2500 rpm
Veloc. máxima 180 km/h
Aceleração 0/100 km/h 13,7s
Consumo médio 5,2 l/100 km
Emissões de CO2 138 g/km
Preço 29.800 euros