Fugas - motores

  • Dário Cruz
  • Luz reforçada
    Luz reforçada Dário Cruz
  • É fácil passar de cinco para sete lugares
    É fácil passar de cinco para sete lugares Dário Cruz
  • Alerta laranja sempre que há carro num raio de acção de 4m
    Alerta laranja sempre que há carro num raio de acção de 4m Dário Cruz
  • O travão de mão é um pequeno botão
    O travão de mão é um pequeno botão Dário Cruz
  • Dário Cruz

Um familiar com todas as letras

Por Hugo Daniel Sousa

A terceira geração do Opel Zafira ganhou o nome de Tourer e apresenta-se com linhas renovadas e um preço competitivo. Conduzimos um monovolume com flexibilidade para famílias grandes e pequenas.

A evolução da indústria automóvel atingiu tal ponto, que é cada vez mais difícil encontrar defeitos num carro novo. O Opel Zafira Tourer - terceira geração do monovolume da marca alemã - é um bom exemplo disso, até porque inclui uma série de ajudas electrónicas e surge com um preço muito competitivo, para não dizer mesmo surpreendente.

Ver, experimentar por dentro e conduzir o novo Zafira leva à mesma conclusão. Trata-se de um verdadeiro carro familiar. O monovolume da Opel mantém a capacidade para sete pessoas (no máximo), sendo flexível o suficiente para, com facilidade, passar para a versão de cinco ou até mesmo de dois lugares. Os bancos são fáceis de rebater e neste sistema a única limitação é mesmo o facto de os dois lugares traseiros só serem adequados para crianças, já que um adulto sentir-se-á apertado, quer no espaço para as pernas, quer para a cabeça.

Na configuração de sete lugares, a mala fica reduzida a apenas 152 litros, mas com cinco lugares montados há espaço mais do que suficiente para as malas da família, havendo ainda uma rede para ajudar a condicionar a bagagem.

Com grande luminosidade interior (ver caixa), o Zafira destaca-se também pelo novo sistema do banco do meio, agora dividido em três cadeiras individuais, que podem ser reguladas independentemente. Se os dois lugares traseiros não estiverem em utilização, os três passageiros do meio ficam com muito espaço livre.

O Zafira que testámos está equipado com um motor 2.0 CDTi, de 165cv, um bloco a diesel capaz de mover com facilidade os quase 1600 quilos deste monovolume. A outra opção é um motor a gasolina (1.4 de 140cv), estando prevista a introdução de motorizações mais potentes num futuro próximo.

Numa altura em que os gastos em combustível são cada vez mais sensíveis para os condutores, este 2.0 CDTi presta-se, acima de tudo, a uma condução familiar, ou seja, sem demasiadas aventuras de velocidade. Nessas condições, os consumos ultrapassam os 6 litros por cada 100 quilómetros, podendo ultrapassar os 6,5 l/100 km se incluir trajectos citadinos.

O sistema start/stop - o motor desliga-se sempre que se coloca a alavanca das mudanças na posição de "ponto morto" - permite alguma poupança de gasóleo nas filas de trânsito. Os responsáveis da marca estimam uma redução de consumos na ordem dos 3 a 5%, sublinhando também que não há efeitos secundários negativos na utilização do sistema, até porque o start/stop deixa de estar disponível no caso (extremo) de a energia disponível na bateria baixar de determinado nível.

Os 165cv deste Zafira até permitem uma condução mais desportiva, embora sempre com as desvantagens de se tratar de um automóvel alto e com um preço a pagar nos consumos, capazes de se aproximarem dos 10 l/100 km.

Ainda no campo da dinâmica, este modelo inclui uma série de ajudas à condução, que serão mais ou menos úteis, mais ou menos agradáveis, conforme o gosto do condutor. Um desses sistemas é o limitador de velocidade, que permite definir um limite que só será ultrapassado mediante muita insistência do condutor - algo útil em auto-estrada (onde, aliás, este modelo paga classe 1).

Outro mecanismo é o cruise control, em que se define uma velocidade de cruzeiro. O único senão neste caso é alguma sensibilidade do radar que previne o risco de colisões, já que, assim que detecta um automóvel à frente, o sistema reduz automaticamente a velocidade aplicando os travões, às vezes com alguma precipitação.

Outra novidade é um sensor nos espelhos laterais, que alerta para a presença de outros veículos. Primeiro com uma luz laranja e depois com um sinal sonoro. Este sistema, tal como o alerta de colisões, é útil, a não ser que o condutor se sinta desconfortável com tantas luzes e sinais sonoros. Uma referência ainda para o facto de, neste teste, alguns destes sensores terem ficado indisponíveis em situação de chuva muito intensa. Por fim, nota negativa ainda para o facto de o Zafira não incluir pneu sobressalente de série - há apenas um kit, dito de "reparação" de furos, sendo necessário pagar 55€ para ter um pneu de substituição.

BARÓMETRO

+ Motor, espaço interior, modularidade, preço competitivo

- Sexto e sétimo lugares apenas para crianças, bagageira com sete lugares, não tem pneu sobressalente de série, comportamento dos sensores electrónicos com chuva


7 lugares
Ser flexível é uma das características dos monovolumes e o Zafira não foge à tradição. É fácil passar de cinco para sete lugares, notando-se apenas que a terceira fila de bancos só é boa para miúdos ou adultos de baixa estatura. Os outros têm pouco espaço para pernas e ficam com a cabeça demasiado perto (se não mesmo em contacto) com o tejadilho.


Alerta laranja

É um dos sistemas inovadores deste modelo, apesar de já conhecido em várias outras marcas. Sempre que há um carro num raio de acção de quatro metros (no chamado ângulo morto), acende-se a luz laranja no espelho retrovisor. O sinal visual é acompanhado de um alerta sonoro caso o condutor tente nessa altura mudar de direcção. Um sistema útil, especialmente para os mais distraídos.


Luz reforçada

A sensação de espaço dentro do Zafira é reforçada não só pelo tejadilho panorâmico (que abre e fecha de forma eléctrica) mas também pelo pára-brisas panorâmico, cuja cobertura pode ser movida manualmente. Em dias sem sol, puxar a cobertura para cima é uma forma de aumentar a visibilidade e a luminosidade.

Um travão de botão
Entra-se, olha-se e sai a pergunta: "Onde está o travão de mão?" No espaço onde habitualmente se situa essa alavanca está uma zona de arrumação, já que o travão de mão é um pequeno botão. Uma solução que certamente agrada a toda a gente, especialmente as condutoras que se queixam de o travão de mão ser pesado e difícil de accionar.


FICHA TÉCNICA


MECÂNICA

Cilindrada: 1956cc
Potência: 165cv às 4000 rpm
Binário: 350 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de seis velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; eixo de torção com articulação Watt, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,4/11,9m
Travões: Discos ventilados à frente, discos atrás

DIMENSÕES
Comprimento: 465,8 cm
Largura: 192,8 cm
Altura: 168,5 cm
Distância entre eixos: 276 cm
Peso: 1571 kg
Pneus: 225/50 R17
Capac. depósito: 58 litros
Capac. mala: 152 a 1792 litros

PRESTAÇÕES
Veloc. máxima: 208 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,8s
Consumo misto: 5,2 litros/100 km
Emissões CO2: 137 g/km
Preço: 32.820 € (unidade ensaiada: 35.945€)


EQUIPAMENTO


SEGURANÇA

ABS: Sim, com EBD e BA
Airbags dianteiros : Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Controlo de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim

VIDA A BORDO
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Ar condicionado: Sim
Abertura do depósito no interior: Sim
Abertura da mala do interior: Não
Bancos desportivos: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim (com CD e Mp3)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Botão de ignição: Não
Sistema Auto Start/Stop: Sim
Alarme: Opção (350€)
Estofos em pele: Em parte (pele e tecido)
Navegação por GPS: Sim (850 a 1300€)
Regulador de velocidade: Sim
Ajuda ao arranque em subida: Não
Sensor de pressão de pneus: Não
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de parqueamento: Sim
Faróis de xénon: Sim

--%>