Fugas - Motores

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O BMW M5 bebeu o elixir da juventude

O Modo Dinâmico M (MDM) também reduz a intervenção do controlo de estabailidade, para um comportamento mais desportivo. Duas destas configurações podem ser memorizadas através de dois botões M Drive no volante. O resto, o Head Up Display possui indicações específicas, das funções mecânicas ao sistema de navegação (este opcional). A velocidade máxima está limitada electronicamente a 250 km/h mas um opcional pacote M Driver´s aumenta o limite para 305 km/h.

A par do aumento de potência em 10% e do binário em 30%, os consumos quedam-se em torno de uma média de 9,9 l/100 km e as emissões foram reduzidas em 48%. Estes valores reflectem a utilização de um sistema auto startstop, que juntamente com a função de regeneração de energia nas travagens, dão expressão ao pacote tecnológico Efficient Dynamics que permite tornar mais eficiente este superdesportivo.

A redução da cilindrada e das emissões traduz-se num desconto de 5.650 euros em comparação com o M5 anterior. A quinta geração, que chega em Janeiro, faz-se pagar por 135.900 euros, sem contar com alguns extras para proporcionar conforto adicional a uma berlina com quase tudo para alegrar o dia.

Ficha Técnica

Motor
: 4395cc, V8, injecção directa a gasolina, biturbo
Potência: 560cv às 6000-7000 rpm
Binário: 680 Nm às 1500-5750 rpm
Transmissão: Automática, 7 velocidades, de dupla embraiagem
Veloc. Máxima: 250 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 4,4s
Consumo médio: 9,9 l/100 km
Emissões CO2: 232 g/km
Preço: 135.900,00€

Série 5 com motores mais eficientes
A BMW renovou as motorizações na série 5, de forma a aumentar a eficiência energética. Entre os quatro propulsores a gasolina disponíveis, a berlina e a carrinha (Touring) contam com dois novos blocos de quatro cilindros, dotados de dois turbos (Twin Power Turbo). Os motores de 2.0 litros do 520i e do 528i debitam, respectivamente, 184cv e 245cv, com acréscimo de potência e de binário e redução de consumos (para 6,4 l/6,5 l).

Dos cinco motores a gasóleo, o 520d passa a dispor de um 2.0 litros com 184cv, ao passo que o 525d deixa de ser 3.0 litros, adoptando também um 2.0 a debitar 218cv. Ambos possuem tecnologia biturbo e beneficiam do incremento de potência e binário e redução de consumos (neste caso na ordem dos 20%) e de emissões.

Uma versão especial da berlina 520d Efficient Dynamics, com a mesma potência, promete um consumo de 4,5 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 119g/km. A versão 550i Touring passa a contar com propulsor de oito cilindros em V, biturbo e com 407cv de potência. Toda a gama passa a poder beneficiar da função auto start-stop e de pacotes de equipamento e visual M, de forma a privilegiar um desempenho mais ambiental com prestações desportivas. Para o próximo ano está prevista uma versão ActiveHybrid, com 340cv e uma média de consumos na ordem dos 6,4 litros.

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