Aquela velha e batida lengalenga do prazer de conduzir um descapotável com a capota em baixo, desfrutando o sol e com os cabelos ao vento, também se aplica ao Opel Cascada. Mas é muito redutora.
Na verdade, na apresentação internacional, quando o conduzimos pela primeira vez, face às condições meteorológicas, andámos grande parte do tempo com a capota levantada e, apesar de ela ser em tecido, em termos de conforto térmico e ausência de ruídos parasitas e vibrações, mesmo a mais de 200 km/h, o carro comportou-se como se fosse um hard top. Isto é, o Opel Cascada, um descapotável médio de quatro lugares reais, apesar de ter um visual clássico e elegante que é reforçado pela capota em tecido, é um carro para todas as estações do ano, como os responsáveis da marca repetidamente frisaram.
O tempo está bom, a paisagem é aprazível e a pressa é pouca ou nenhuma? Ok! Então, apreciem-se o sol, as vistas e o ar puro. De repente, começa a fazer frio ou a chover? Até 50 km/h, a capota fica levantada em apenas 17 segundos. E, em dias frios e chuvosos de Inverno, a protecção e isolamento oferecidos são equivalentes aos de um veículo de tecto rígido.
Ao contrário dos anteriores descapotáveis da Opel, derivados de modelos já existentes, como o Astra Cabrio, o Cascada foi o primeiro descapotável da marca alemã a ser construído de raiz e com nome próprio, procurando conjugar o melhor dos mundos dos veículos descapotáveis com o dos de tecto rígido.
Os quatro lugares são reais, com amplo espaço atrás, bancos confortáveis e lugares para arrumos q.b. Na mala, com a capota fechada, cabem duas malas grandes ou quatro pequenas/médias. Com a capota em baixo, a capacidade da bagageira reduz-se, mas mesmo assim ainda é de 280 litros.
O modelo que conduzimos estreava o novo motor a gasolina 1.6 Turbo da Opel com 170cv, potente, mas suave e silencioso, associado a uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades. O Cascada utiliza a suspensão HiPerStrut da Opel, derivada da McPherson e inicialmente desenvolvida para o Insignia OPC. No caso particular, o carro trazia o sistema opcional de controlo electrónico da suspensão Flex Ride, com três modos de condução: Standard (normal), Sport e Tourer (conforto).
Com tudo isto, o Cascada proporciona muito conforto aos seus ocupantes e tem uma força tranquila – o motor é potente sem ser nervoso e o carro desliza sobre o asfalto. De tal forma que até há que ter um certo cuidado, porque, sem darmos por isso, excedemos facilmente os limites de velocidade. As grandes portas com ampla abertura e o sistema opcional Easy Entry tornam fácil o acesso aos bancos traseiros, embora, em espaços estreitos, seja preciso algum cuidado ao abri-las. O sistema de navegação (opcional) tem um funcionamento excelente e intuitivo.
A pior nota vai para os consumos. Mesmo em auto-estrada, sem carregar no acelerador, é impossível fazer os 6,3 l/100km de consumo médio anunciado. E se, no caso da gasolina, o motor 1.6 a gasolina é preferível ao 1.4 de 140cv, que tem os mesmos consumos e emissões, se se fazem muitos quilómetros anuais, são de considerar as motorizações a gasóleo 2.0 CDTI de 165cv (39.690€) ou o 2.0 CDTI Biturbo de 195cv (42.940€), que têm médias de 5,2 l/100km e 138 g/km de CO2.
Este Opel Cascada alia a funcionalidade à elegância de linhas. Embora ainda não tenha sido submetido aos testes do Euro NCAP, em termos de segurança activa e passiva, é de referir a elevada rigidez estrutural, uma célula de passageiros rígida em aço ultra-resistente e os dispositivos de segurança de série, inclusive para protecção de peões.
Destaque para a qualidade dos materiais e acabamentos, ao nível de um veículo premium, bem como o equipamento de série, pelo que o interior do Cascada está em consonância com o seu aspecto exterior.
Um verdadeiro salão ambulante
O Opel Cascada é um verdadeiro 2 em 1: sendo um descapotável, o espaço interior é amplo para os 4 ocupantes e todos os bancos são ergonómicos. Há compartimentos em número e espaço suficientes para arrumar objectos. O veículo que conduzimos trazia o sistema opcional de controlo electrónico da suspensão (Flex Ride e mesmo no modo Sport a suspensão absorvia muito bem as irregularidades do piso. Some-se a tudo isto a ausência de vibrações, ruídos e o isolamento térmico proporcionado pela capota em tecido. Por isso, mesmo em trajectos longos, o conforto é notório e os ocupantes viajam como que em executiva.
Não há bela sem senão
Em viagens longas, com a capota levantada, há espaço na bagageira para as malas de 4 pessoas (com a capota em baixo, o espaço reduz-se muito). Embora a entrada seja estreita e alta, o que dificulta um pouco o acesso ao fundo da bagageira, o fundo é plano e os contornos são regulares. Há ainda ganchos para pendurar sacos e argolas para montar uma rede, pelo que o quadro é satisfatório. Isso altera-se quando levantamos o fundo e, no espaço onde deveria estar o pneu sobresselente, descobrimos um pouco recomendável kit de "reparação" de pneus. A marca disponibiliza em opção, por 55€, um pneu de emergência, uma solução que se aconselha, mas que deveria ser de série.
Bolachas, pedia o monstro…
Lembram-se da série infantil Rua Sésamo e do simpático monstro que estava sempre a pedir bolachas? Pois este motor Opel 1.6 Turbo SIDI (Spark Ignition Direct Injection) a gasolina, com 170cv, que se estreia no Cascada, também é simpático. Mas tem um apetite voraz. Com um binário máximo disponível logo às 1650rpm, tem uma resposta imediata mesmo a baixas rotações e bastante disponibilidade nas recuperações e ultrapassagens, sendo simultaneamente potente mas de funcionamento suave e silencioso. O pior é que, mesmo num percurso longo e na maior parte em auto-estrada, não conseguimos baixar dos 9,0 l/100km e, em cidade, o consumo sobe facilmente acima dos 10,0 l/100km. Bem longe, portanto, da média oficial de 6,3 l/100km…
Não é só show-off
Muitas vezes, os carros que as marcas disponibilizam para ensaios vêm recheados de extras e este Opel Cascada não fugiu à regra. Mesmo assim, o equipamento de série já é bastante completo e inclui itens que normalmente só estão disponíveis em modelos premium (e frequentemente só em opção). Um dos luxos de série é o accionamento à distância da capota (levanta-se e baixa-se em 17 segundos) ou com o carro em andamento até 50 km/h: não só é prático como chama a atenção. Outro é os extensores automáticos que facilitam a colocação dos cintos de segurança dos ocupantes da frente. Ainda outro é o sofisticado sistema de iluminação AFL+ da Opel, com faróis direcionais bixénon e comutação automática entre médios e máximos.
Ficha técnica
Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 170cv às 6000 rpm
Binário: 260 Nm (280 Nm com overboost) entre 1650 e 3200 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção directa. Turbo. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Pneus: 235/50 R18 (kit de reparação de pneus)
Suspensão: HiPerSrut com molas helicoidais e barra estabilizadora, à frente; combinação de eixo de torção com articulação Watts e molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,8m/12,2m (entre passeios/paredes)
Travões: Discos ventilados, à frente; discos, atrás
Dimensões
Comprimento: 4696mm
Largura:´1839mm
Altura: 1443mm
Peso: 1733 kg
Capac. mala: 280/380 litros (capota aberta/fechada; com bancos traseiros rebatidos – 650/750 litros)
Capac. depósito: 56 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 222 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,6s
Consumo misto: 6,3 l/100 km
Emissões CO2: 148 g/km
Preço: 33.990€ (veículo ensaiado, 37.140€)
* Dados do construtor
Equipamento
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Não
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Controlo electrónico da suspensão (Flex Ride): Opção (900€)
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás:Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim, incluindo o da capota
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica e aquecidos: Sim
Espelhos retrovisores rebatíveis electricamente: Opção (incluída no Pack Premium, 2250€)
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Ar condicionado: Sim, automático, bizona
Porta-luvas iluminado e com chave: Sim
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos dianteiros eléctricos e com sistema Easy Entry:
Opção (incluída no Pack Premium)
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Travão de estacionamento eléctrico:Sim
Monitorização da pressão dos pneus: Opção (incluída no Pack Premium)
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Bluetooth: Sim
Conexões AUX-IN e USB: Sim
Faróis de Nevoeiro: Sim
Jantes em liga leve: Sim (18’’)
Alarme: Opção (incluído no Pack Premium)
Navegação por GPS: Opção (incluída no Pack Premium)
Sensores de luz e de chuva: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Faróis nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim em LED
Faróis de xénon: Sim, direcionais e com comutação automática entre médios e máximos
Pintura metalizada: Opção (430€)