Fugas - Motores

Zafira estreia o novo motor turbodiesel da Opel

Por João Palma

A profunda renovação da gama de motores da Opel continua. Depois do 1.6 SIDI a gasolina, lançado em simultâneo com o descapotável Cascada, chega agora o 1.6 CDTI turbodiesel. O primeiro modelo a recebê-lo é o monovolume Zafira.

A segunda das 13 novas motorizações que irão substituir 80% dos motores actuais da Opel (no caso português ainda é mais – 90% da gama) vai estar disponível a partir de Outubro no Zafira Tourer, o monovolume de sete lugares da Opel. Este motor turbodiesel com 1598cc e 136cv irá substituir as variantes de menor potência do 2.0 CDTI e o actual 1.7CDTI. O Zafira Tourer 1.6 CDTI só terá um único nível de equipamento, o superior, Cosmo, e custará 31.500€.

O 1.6 CDTI é o primeiro de uma nova família de motores turbodiesel desenvolvidos e produzidos pela Opel, mais económicos e mais amigos do ambiente. Tanto que, dotado do sistema BlueInjection da Opel de tratamento de gases de escape, remoção de óxidos de azoto e filtro de partículas, já cumpre com a norma de emissões Euro 6 que só entrará em vigor em Setembro de 2015. Trocando por números, com este motor, a marca alemã anuncia médias de 4,1 l/100km de consumos e 109 g/km de emissões para este veículo com 1728kg de peso – uma referência face a monovolumes similares.

Aquando da apresentação nacional desta versão do Zafira Tourer, a Opel disponibilizou à Fugas um veículo para ensaio. Em cerca de 900km, num percurso variado que incluiu cidade, auto-estrada e estrada de montanha, conduzindo dentro dos limites legais e em modo Eco, obtivemos uma média de 6,0 l/100km de consumo, algo superior ao anunciado pela marca, mas ainda assim baixo face às características e peso do Zafira Tourer. Além do mais, o carro que conduzimos tinha poucas dezenas de quilómetros, pelo que certamente os consumos baixarão após os primeiros dez ou vinte mil quilómetros. E, face ao peso e dimensões do Zafira Tourer, é com certa expectativa que se aguarda a introdução, em 2014, do 1.6 CDTI na gama Astra, um veículo mais leve e com outra configuração.

O Eco é um dos três modos de condução, sendo os outros o Tour e o Sport. No modo Tour, não há diferenças sensíveis face ao Eco, tanto nos consumos como no comportamento do veículo. Já no Sport, o veículo reage com mais rapidez e o pedal do acelerador fica mais sensível. Claro que os consumos também aumentam proporcionalmente.

A nova caixa manual de seis velocidades, que já tínhamos experimentado no Cascada, está bem escalonada e é de fácil manuseamento. O sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, é algo sensível e, por vezes, pode parar o motor com o carro ainda a deslizar (para o voltar a ligar há que pisar a embraiagem). Já o motor, a baixas rotações, está como que “adormecido” e só perto das 2000rpm, quando o turbo entra em funcionamento, é que revela a sua potência. Por isso, por vezes, é necessário engrenar uma mudança inferior para o carro responder.

Em termos de condução, este monovolume é muito estável e confortável, em especial se dotado com a suspensão opcional com controlo electrónico activo FlexRide (900€). Outra opção recomendável é o pacote Light composto pelo sistema de iluminação AFL+ da Opel (1100€). Já o custo da roda sobresselente de emergência (55€) é largamente compensado pelas suas vantagens face ao kit de “reparação” de pneus que equipa de série o Zafira Tourer.

Bem equipado, o monovolume adequa-se a famílias numerosas e o habitáculo é muito versátil e funcional. Na configuração de cinco lugares, a mala tem 710 litros; com as duas filas de bancos traseiros rebatidas, a capacidade sobe para 1792 litros; na configuração de sete lugares, a bagageira reduz-se para 152 litros. Os assentos da fila intermédia deslizam longitudinalmente 210mm; o banco central da segunda fila pode transformar-se num apoio de braços para os bancos laterais, que podem deslizar 50mm na direcção do centro do habitáculo. No interior, existem mais de 30 espaços para arrumação. Junte-se a essa funcionalidade os materiais usados e o cuidado nos acabamentos, bem como os filetes de luz na consola central e nas portas, para obter o ambiente acolhedor de um verdadeiro carro familiar.

Em termos de segurança, o Zafira obteve em 2011, nos testes do Euro NCAP, 94% nos ocupantes, 83% nas crianças, 53% nos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança, o que lhe valeu o máximo de 5 estrelas; pelos parâmetros de 2013, falharia na protecção dos peões, cujo mínimo actual é de 60%. No que se refere ao conforto e vida a bordo, o equipamento de série do Zafira é do nível superior, Cosmo, sendo bastante completo. Em opção, são propostos alguns pacotes, como sistema de navegação, ou o pack Tech (1500€), que inclui o Opel Eye (câmara dianteira de reconhecimento de sinais de trânsito, cruise control adaptativo, aviso de desvio involuntário de trajectória, assistência avançada ao estacionamento e aviso de presença de veículo em ângulo morto).


Ficha Técnica*

Motor:1598cc, 4 cil., 16 válv.

Potência:136cv às 4000 rpm

Combustível: Gasóleo

Binário:320 Nm às 2000 rpm

Transmissão:Caixa manual com 6 relações

Veloc. máxima:193 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 11,2s

Consumo médio: 4,1 l/100km

Emissões de CO2:109 g/km

Preço:31.500€

*Dados do construtor

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