Fugas - Motores

Rui Gaudêncio

Continuação: página 2 de 3

Um animado, elástico e utilitário «crossover»

Porém, mais que a elasticidade do motor, da sua potência ou da sua economia, é importante explorar a vida a bordo. O Captur com equipamento Exclusive mostra-se não só confortável como bem apetrechado. A começar com o Cartão Renault que permite a abertura das portas, mas também o arranque, com função mãos-livres e terminando nas mui bem pensadas capas de banco removíveis, o que permite a lavagem das mesmas com a mesma facilidade com que se lava umas calças ou uma camisola. Basta tirá-las e enfiá-las na máquina.

O ar condicionado é automático, traz os sensores de chuva e de luminosidade e os faróis de nevoeiro são equipados com assistência à iluminação em curva.

Ao nível da segurança, o Captur não desilude. Com airbags frontais adaptativos, airbags laterais e airbags de cabeça tipo cortina, além de três fixações ISOFIX (uma no banco do passageiro da frente e duas nos bancos laterais traseiros), teve um resultado positivo nos exigentes testes de 2013 da Euro NCAP. Conquistou as cinco estrelas, com 88% na segurança dos ocupantes adultos, 79% na segurança dos passageiros menores, 61% na segurança para os peões e 81% nos equipamentos de segurança.

Arrumadinho
Uma gaveta. Parece tão simples que é difícil compreender por que razão não se encontram mais vezes. No lugar do típico porta-luvas, a divisória criada pela Renault para arrumar as coisas que se querem mais escondidas é fácil de usar (basta empurrar um pequeno botão para que se abra; para fechá-la é só empurrar) e é possível aproveitar cada cm3. Na gaveta cabem os livros do carro, o lanche da manhã, a garrafa de água… E se a gaveta se revelar insuficiente, pelas portas, tanto à frente como atrás, há sempre um lugar para enfiar qualquer coisa.

Mala dupla
Quando se vê que um alçapão no chão da bagageira está pronto a ser puxado para cima, pensa-se logo que sob ele está um pneu. Mas não. Por baixo há outra mala, criada com o aproveitamento da altura do carro, e só depois o lugar onde se pode encontrar o (lamentavelmente opcional) pneu de socorro. Isto torna fácil ter a bagageira sempre arrumada. Na parte de baixo seguem os chapéus de chuva que podem ser precisos um dia, os baldes de praia para o fim-de-semana ou mesmo a manta do piquenique sem comprometer o uso diário da mala.

Um ponto morto
Visualmente, as laterais fechadas do pilar C ajudam a tornar o Captur mais compacto, imprimindo-lhe o seu quê de vivacidade. Mas atrapalham a visibilidade, funcionando com uma espécie de cortina, em determinadas situações. Para quem segue atrás pode tornar-se um bocadinho claustrofóbico.

Limpinho
É sempre a mesma chatice. O carro pode ser bonitinho de início, mas o uso acaba por deixar uma mancha aqui, uma nódoa ali. E lavar os bancos não é propriamente o serviço mais fácil ou barato. Por isso, a capacidade de simplesmente retirar as capas e enfiá-las na máquina de lavar é um ponto positivo que traz bastantes vantagens associadas: é possível ter os bancos limpos, o cheiro no interior do carro dificilmente ficará tão carregado como costume e economiza-se nas lavagens na oficina.

--%>