Há certo tipo de roupa e calçado que, não dando nas vistas numa primeira observação, se distinguem pelo seu design elegante e intemporal. Com traços distintos e inconfundíveis, o Volkswagen Golf, que já vai na sétima geração, é um exemplo de revolução na continuidade, com um visual sempre actual que esconde grandes modificações em termos de mecânica e de equipamentos. É o caso desta nova variante Bluemotion, que estabelece novos parâmetros de consumos e emissões, com melhoria das performances.
As principais novidades do Golf VII, lançado em Novembro de 2012, já foram aqui referidas, mas esta nova versão Bluemotion do modelo mais marcante de toda a gama Volkswagen tem diferenças significativas em relação às anteriores no que se refere às performances. O já conhecido propulsor a gasóleo 1.6 TDI viu a sua potência aumentada para 110cv. Isso traduz-se num aumento da velocidade máxima para 200 km/h e no tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h, que é agora de 10,5s.
Mas a cereja no topo é que, embora mais potente e com melhores desempenhos, o Golf Bluemotion apresenta valores imbatíveis no que se refere à média de consumos e emissões de um veículo do segmento C. Pelo menos, segundo os números oficiais da marca: 3,2 l/100km e 85 g/km de CO2. Já a realidade é um pouco diferente. Em cerca de 600km de um percurso que incluiu estrada, auto-estrada e condução em cidade obtivemos uma média de 5,3 l/100km, algo distante dos números anunciados mas ainda assim um valor assinalável para um veículo com o peso e as dimensões do Golf. Pelo que nos foi dado a perceber, tendo por base os consumos instantâneos, em estrada ou auto-estrada relativamente planas e numa condução regular, sem grandes reduções ou acelerações e a velocidades próximas dos limites máximos, é possível conseguir médias inferiores aos 4,0 l/100km. O caso muda de figura quando o carro tem de enfrentar subidas pronunciadas – não é que o motor revele falta de potência, mas os consumos instantâneos sobem rapidamente para a casa dos 8,0-9,0 l/100km.
Uma novidade bem-vinda é a caixa manual de seis velocidades que vem associada a esta versão do 1.6 TDI, bem escalonada e de fácil manuseio. É que mesmo na variante com 105cv sentia-se a falta de uma outra relação na caixa de cinco velocidades que lhe estava associada, em especial na condução extra-urbana.
Nas outras vertentes da condução, o Golf Bluemotion evidencia as suas características de carro familiar: com a estabilidade que lhe é conferida pela plataforma modular estreada no Golf VII e pelo bloqueio electrónico do diferencial, XDS, distingue-se mais pelo conforto de condução que por uma dinâmica desportiva (para isso existem os Golf GTD e GTI). Aliás, o veículo que conduzimos, com o nível de equipamento intermédio, fazia jus à designação Confortline: sem grandes rasgos, mas com um comportamento sólido e equilibrado, não necessitando grande trabalho de caixa, para, sem grande perda de potência, enfrentar subidas mais acentuadas (nesse caso, como já referimos, é na penalização dos consumos que se nota a maior diferença). Também é fácil conseguir uma boa posição de condução, independentemente do tamanho do condutor, com boa visibilidade, graças à ampla regulação em profundidade e altura tanto do banco como do volante. Menção para o sistema opcional de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, que se revelou uma ajuda preciosa a estacionar e na condução em espaços apertados.
O Volkswagen Golf nunca foi muito acessível em termos de preço de aquisição. A marca vale-se dos valores de fiabilidade e prestígio conquistados por este modelo icónico ao longo de 40 anos de existência. O veículo que conduzimos, com o nível de equipamento intermédio, Confortline, tem um preço-base de 27.200€, pelo que nunca será um carro baratinho. Em compensação, vinha bem equipado de série e os poucos extras que trazia tinham um custo razoável e eram de inegável utilidade. Também é de referir a qualidade dos materiais e acabamentos e o conforto proporcionado aos ocupantes, com uma ressalva para quem viaja atrás no lugar do meio, em que o túnel de transmissão central dificulta a colocação das pernas.
A mala, com 380 litros (1270 com bancos traseiros rebatidos), não sendo uma referência no segmento, tem formato regular e é de acesso fácil. O único ponto negativo é o facto de, sob o seu fundo existir um espaço circular para colocação de um pneu sobresselente que não existe, substituído por um nada recomendável kit de “reparação” de pneus.
DETALHES
Um precioso auxiliar
Pode-se considerar que o preço deste Golf é algo elevado – o fabricante aproveita-se do prestígio e da fiabilidade do veículo para salgar um pouco o prato oferecido. Mas também há que reconhecer que o equipamento de série é completo e a necessidade de equipamento opcional residual. O carro que conduzimos tinha apenas três extras. Para além da pintura metalizada da ordem (410€, um estratagema de que todas as marcas se socorrem para ter mais algum lucro – a fase de escolha da pintura é uma das últimas da compra e das menos susceptíveis de discussão), dois itens muito úteis: por 677€, um sistema de navegação e, por 526€, uma eficiente ajuda ao estacionamento com sensores dianteiros e traseiros, um precioso auxiliar que elimina o risco de pequenos toques.
A pensar nas pessoas
Este Golf é um carro de características familiares, construído a pensar nas pessoas e nas suas necessidades, com diversos espaços no habitáculo para guardar pequenos objectos, incluindo um porta-luvas refrigerado. E, ao contrário de outros veículos, quem se senta atrás viaja com tanto conforto como os ocupantes dos bancos dianteiros (um pouco menos para quem ocupa o lugar do meio, devido ao túnel central de transmissão que diminui o espaço para as pernas).
Ainda melhor
O motor 1.6 TDI do grupo Volkswagen foi melhorado, apresentando melhores performances e menores consumos. Agora tem 110cv e, diz o fabricante, nesta versão ecológica do Golf apresenta valores imbatíveis no que toca a consumos e emissões: 3,2 l/100km e 85 g/km de CO2. Porém, não deixando de ser um veículo económico, a realidade é outra. Num percurso misto com cerca de 600km, obtivemos uma média de 5,3 l/100km. Em países planos, tipo Dinamarca ou Holanda, é possível que os consumos se situem na casa dos três litros. Mas quando aparecem subidas, o gasto de combustível sobe exponencialmente. Uma novidade bem-vinda é a nova e bem escalonada caixa manual de seis velocidades, que veio preencher uma lacuna que a de cinco já evidenciava.
Roubaram o pneu!
Levanta-se o fundo da mala e a primeira ideia que surge é que roubaram o pneu! O espaço está lá, mas pneu, zero! Com mais calma, descobrimos o estojo onde está guardado um kit de “reparação” de pneus. Este estojo tem adequadamente a forma de uma pistola, pois representa um assalto ao bolso, à segurança e ao bem-estar. É que, em caso de furo, há que não só substituir o pneu (que fica estragado com o spray) como também o kit. E se o furo tiver mais de 10mm, o kit não serve para nada!
Barómetro
+ Consumos, segurança, equipamento de série, espaço e conforto no habitáculo
- Preço, kit de reparação de pneus
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada:1598cc
Potência: 110cv (3200-4000rpm)
Binário: 250Nm (1500- 3000rpm)
Cilindros: 4 Válvulas, 16
Alimentação:Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa:Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson; atrás, eixo de torção; em ambos molas helicoidais e barra de estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida variável
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás
Dimensões
Comprimento: 4255mm
Largura:1799mm
Altura:1452mm
Distância entre eixos: 2637mm
Peso:1280kg
Pneus:205/55 R16
Capac. depósito:50 litros
Capac. mala: 380 litros (1270 com bancos traseiros rebatidos)
Prestações
Veloc. máx.: 200 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h:10,5s
Consumo misto: 3,2 l/100 km
Emissões CO2:85 g/km
Preço: 27.223€(versão ensaiada: 28.836€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Sistema de alerta de colisão: Não
Airbags dianteiros:Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor:Sim
Auxílio ao arranque em subida:Não
Aviso da pressão dos pneus:Sim
Isofix: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança:Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos:Não
Vidros térmicos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida:Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica:Sim
Espelhos rebatíveis electricamente: Não
Volante regulável:Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções:Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante:Sim
Conexão Bluetooth e porta USB:Sim
Ar cond.:Sim, automático bizona
Bancos dianteiros ajustáveis em altura:Sim
Bancos traseiros rebatíveis:Sim
Estofos e bancos em pele:Não
Reg/limitador de velocidade: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo:Sim
Jantes em liga leve: Sim, 16’’
Alarme:Não (opção, 197€)
Navegação por GPS:Sim (opção, 677€)
Sensor de luz e chuva: Sim
Sensores de estacionamento: Sim (opção, 526€)
Faróis de nevoeiro com iluminação em curva: Sim
Luzes de dia:Sim
Faróis xénon:Não (opção, 569€)
Assist. de máx.:Não (opção,137€)