Fugas - Motores

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Novo coração para um carro-camaleão

Com tantas combinações, que o tornam o veículo mais personalizável do mercado, surge a questão: quanto é que se tem que pagar a mais para ter um carro pronto a conduzir? E a resposta é zero. Ao contrário da política seguida pelas marcas premium, as versões-base do Opel Adam, um veículo premium de uma marca generalista, já trazem tudo o que é essencial em termos de segurança, conforto e vida a bordo, inclusive o sistema Intellilink de infoentretenimento e navegação através do emparelhamento com um smartphone, transpondo as funções deste para o ecrã táctil de 7’’ — o resto fica ao gosto de cada um.

Só um último reparo: com um bom nível de equipamento de série, é algo de incongruente ter que se pagar 320€ para se dispor de sensores de estacionamento traseiro (os sensores de luz e de chuva custam 150€). Neste caso, é preferível despender 580€ pelo Park Assist, que, além de estacionamento automático, também inclui um útil sensor de ângulo cego, que alerta para a aproximação de outros veículos numa faixa contígua à usada pelo carro.

Ficha técnica*

Motor: 999cc, 3 cil., 12 válv.

Potência: 115cv às 5200 rpm

Binário: 170 Nm às 1800-4500 rpm

Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades

Veloc. máxima: 196 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 9,9s

Consumo médio: 4,9 l/100km

Emissões de CO2: 114 g/km

Norma de emissões: Euro 6

Preço: 16.845€ (veículo ensaiado, 19.265€)

* Dados do construtor

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