Com tantas combinações, que o tornam o veículo mais personalizável do mercado, surge a questão: quanto é que se tem que pagar a mais para ter um carro pronto a conduzir? E a resposta é zero. Ao contrário da política seguida pelas marcas premium, as versões-base do Opel Adam, um veículo premium de uma marca generalista, já trazem tudo o que é essencial em termos de segurança, conforto e vida a bordo, inclusive o sistema Intellilink de infoentretenimento e navegação através do emparelhamento com um smartphone, transpondo as funções deste para o ecrã táctil de 7’’ — o resto fica ao gosto de cada um.
Só um último reparo: com um bom nível de equipamento de série, é algo de incongruente ter que se pagar 320€ para se dispor de sensores de estacionamento traseiro (os sensores de luz e de chuva custam 150€). Neste caso, é preferível despender 580€ pelo Park Assist, que, além de estacionamento automático, também inclui um útil sensor de ângulo cego, que alerta para a aproximação de outros veículos numa faixa contígua à usada pelo carro.
Ficha técnica*
Motor: 999cc, 3 cil., 12 válv.
Potência: 115cv às 5200 rpm
Binário: 170 Nm às 1800-4500 rpm
Transmissão: Caixa manual com 6 velocidades
Veloc. máxima: 196 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,9s
Consumo médio: 4,9 l/100km
Emissões de CO2: 114 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 16.845€ (veículo ensaiado, 19.265€)
* Dados do construtor