Ainda assim, com a muito considerável poupança em consumos, a que se soma uma nova fiscalidade que, a partir de Janeiro de 2015, beneficia os veículos eléctricos e híbridos, bem como um protocolo entre a Audi e a EDP que oferece aos possuidores de um A3 e-tron um tarifário especial no consumo de energia eléctrica que permite uma redução até 400€/ano na factura, o que é que pode travar o ímpeto de aquisição deste híbrido plug-in? A resposta é o preço, cerca de 5500€ mais que o A3 Sportback 2.0 TDI de 150cv com nível de equipamento equivalente. Por isso, sem ser por uma escolha puramente ecológica, há que fazer muito bem as contas, considerando todos os factores (inclusive os 204cv do plug-in face aos 150cv do diesel).
Em termos de habitabilidade, qualidade dos materiais e dos acabamentos, este A3 e-tron, com nível de equipamento superior, não faz diferença das outras versões do A3 Sportback de cinco portas e cinco lugares, com 280 litros de mala (1120 litros com a segunda fila de bancos rebatida). Já no que se refere à segurança, o A3 Sportback e-tron foi submetido aos testes do Euro NCAP, tendo obtido o máximo de 5 estrelas já pelos mais exigentes parâmetros de 2014, com 82% na protecção dos ocupantes, 78% nas crianças, 66% nos peões e 68% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Ficha Técnica*
Motor de combustão: 4 cil., 16v, 1395cc, gasolina
Potência : 150cv às 5000-6000 rpm
Binário máximo: 250 Nm às 1600-3500 rpm
Motor eléctrico
Potência: 102cv
Binário máximo: 330 Nm
Bateria: Iões de lítio, composta por 8 módulos de 12 células, 25 Ah, 8,8 kWh (7,7 kWh de energia útil), 120kg de peso
Tracção: Dianteira
Transmissão: Automática S tronic de 6 relações
Potência total combinada: 204cv
Binário máximo combinado: 350 Nm
Peso: 1540kg
Veloc. máxima: 222 km/h (130 km/h em modo 100% eléctrico)
Aceleração 0/100 km/h: 7,6s
Consumo médio: 1,5 l/100km
Emissões de CO2: 37 g/km
Autonomia em modo 100% eléctrico: 50km
Preço: 43.040€
* Dados do construtor