Fugas - Motores

Suzuki Vitara, o mais novo de uma linhagem de prestígio

Por João Palma

A quarta geração do Vitara retorna às origens de 1988 com um pequeno SUV, que após duas gerações intermédias denominadas Gran Vitara vem substituir este último.

 O novo Suzuki Vitara usa as transmissões e os mesmos dois motores 1.6 diesel e gasolina com 120cv do SUV médio SX4 S-Cross e pode ter tracção dianteira ou 4x4. Com cinco portas e cinco lugares, três níveis de equipamento e sempre classe 1 nas portagens, o Suzuki Vitara já está à venda com preços desde 18.373€ (1.6 a gasolina, 4x2, nível GL).

O novo modelo da Suzuki foi construído de raiz sobre a plataforma do SX4 S-Cross mas é 12cm mais curto (4,18m para 4,30m comprimento). Ambos os motores, com boas performances, baixos consumos e emissões, já cumprem a norma de emissões Euro 6 e vêm acoplados a transmissões manuais de cinco velocidades, no caso do gasolina, ou de seis velocidades para o propulsor a gasóleo. A partir de Junho, o motor a gasolina pode ter também uma caixa automática de seis relações que penaliza ligeiramente performances, consumos e emissões.

Há um aspecto em que o Vitara se diferencia da maior parte da concorrência: para além do aumento de preço da tracção dianteira para a integral só ser cerca de 2400€ (com o mesmo nível de equipamento, o intermédio GLE, pois o GL não está disponível para as versões 4x4), valor amplamente compensado pelo equipamento adicional das variantes com tracção integral, não há grandes diferenças em termos de performances, consumos e emissões. Isso deve-se à tecnologia 4x4 ALL GRIP da Suzuki, de última geração, estreada no SX4 S-Cross, com quatro modos de condução: Auto (que usa a tracção dianteira por defeito, só activando a 4x4 se necessário); Sport (para condução desportiva em estradas sinuosas, com máxima utilização da tracção 4x4); Neve (com neve ou superfícies com pouca aderência); e Lock (o diferencial autoblocante actua para ajudar a retirar o veículo de situações de lama, neve ou areia), que se desactiva automaticamente acima dos 60 km/h. Estas funções são activadas através de uma roda selectora colocada atrás da alavanca de velocidades. Para além disso, os Vitara com tracção integral têm controlo de descida, impedindo o carro de ganhar velocidade mesmo em ponto morto e em declives acentuados, com a particularidade de também actuar em marcha-atrás.

Com uma altura ao solo de 18,5cm, ângulo de entrada de 18,2º, ângulo ventral de 17,7º e ângulo de saída de28,2º, o Suzuki Vitara pode aventurar-se fora de estrada em terrenos de baixa/média dificuldade nas versões 4x2 e de média/alta dificuldade nas variantes com tracção integral.

Em termos de equipamento, o nível de entrada GL, só disponível nos veículos com tracção dianteira, oferece, entre outras coisas, vidros eléctricos à frente, jantes de aço de 16’’, retrovisores eléctricos, ar condicionado manual, rádio/CD+MP3+USB+Bluetooth, sete airbags, monitorização da pressão dos pneus, sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor, auxílio ao arranque em subida. O GLE adiciona jantes de liga leve de 17’’, climatizador, ecrã táctil de 7’’ com ligação a smartphone, limitador e controlo de velocidade (adaptativo nas versões 4x4, que também dispõem de travagem de emergência autónoma), vidros escurecidos, barras de tejadilho, vidros escurecidos e eléctricos traseiros, faróis de nevoeiro, luzes diurnas em LED, câmara de visão traseira, etc. Por fim, o GLX soma a tudo isto faróis em LED (médios) com regulação automática da altura, sensores de luz e de chuva, sistema de navegação, controlo de velocidade adaptativo e travagem de emergência autónoma nas versões 4x2, retrovisores rebatíveis electricamente, arranque sem chave, sensores de estacionamento à frente e atrás, entre outras coisas.

--%>