Acabamentos aprimorados, detalhes de bom gosto, materiais agradáveis ao toque. Até os plásticos que forram os interiores. Tudo no novo Mazda2, um turismo de cinco portas do segmento B, remete-nos para um ambiente premium, em que se privilegia a qualidade dos materiais e sobretudo o conforto dos seus ocupantes.
Mas não só. Os níveis de equipamento, mesmo o mais básico (Essence), apresentam-se muito completos, sobretudo tendo em conta estarmos perante um citadino. No caso da viatura ensaiada, com o nível de equipamento intermédio (Evolve Navi) que a marca considera vir a ser o mais procurado pelo mercado, além de bem equipado com vista ao conforto de condução, incluindo por exemplo cruise control ou aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem, apresenta-se bem conectado, usufruindo de Bluetooth, entrada USB e sistema de navegação por GPS.
A conectividade é acentuada por um ecrã de sete polegadas que ocupa a cabeceira do sóbrio painel de bordo e que concentra todas as funções do sistema de infoentretenimento. Note-se que, já conhecido de outros modelos Mazda, este sistema táctil, que também se pode gerir através de uma roda localizada na consola que serve de separador aos lugares dianteiros, destaca-se pela sua muito fácil utilização.
No conforto em viagem para os ocupantes, ganham os passageiros dianteiros, embora no banco de trás dois adultos consigam encontrar uma excelente posição. Três arranjam-se embora se possam sentir um pouco apertados. À frente, no lugar do pendura, o conforto é garantido. Já para o condutor não é fácil encontrar uma boa posição de condução devido ao sistema de ajuste dos bancos. O encosto rebaixa com alavanca, sendo demasiado brusco para que se consiga calibrar em andamento. E mesmo parados demora um certo tempo até se conseguir que a alavanca trave o banco na posição desejada.
Ultrapassado esse obstáculo, a Mazda dotou o seu citadino de um volante agradável de manusear e, ao contrário do banco, muito fácil de ajustar – e, no caso da viatura ensaiada, revestido a pele. Já a alavanca das mudanças, da bem escalonada caixa manual de cinco relações, encontra-se bem posicionada, tornando a condução extremamente fácil.
Do lado de fora, a quarta geração do Mazda2, que no Japão, onde foi lançado ainda em 2014, conquistou o título de Carro do Ano, inspira-se no Mazda3, exibindo linhas harmoniosas sob o mote da linguagem Kodo (Alma do Movimento) que tem vindo a marcar toda a gama da marca nipónica.
Com 4060mm de comprimento, nesta quarta geração o Mazda2 cresceu 14 centímetros, embora esse aumenta se reflicta pouco no espaço a bordo. Relativamente à geração anterior nota-se um ligeiro aumento, mas nada que cause um grande impacto. Também a mala beneficiou de um aumento ainda que ligeiro, revelando uma capacidade para 280 litros que podem chegar até aos 950 litros com a segunda fila de bancos rebatida. Ou seja, exibe uma bagageira útil e funcional para uma utilização citadina e razoável para uma saída mais prolongada de férias em que se tenha de arrumar malas de viagem, mochilas, saquinhos e afins. Pena que sob o tapete se esconda um kit de reparação de pneus em vez da útil roda sobressalente. A opção não choca tendo em conta que estamos perante uma viatura para a cidade, mas não combina com a preocupação evidente nas outras áreas.
O Mazda2 é comercializado com três blocos a gasolina (1.5 de 75cv, 90cv e 115cv). No entanto, pela desenvoltura apresentada e pelo preço, poder-se-ia dizer que, no caso, no meio está a virtude.
O propulsor a gasolina de 90cv deverá ser o mais equilibrado dos três: custa desde 16.625,33€, mais três mil euros que a versão de 75cv, mas não é difícil observar onde estes foram gastos – os 90cv, que se gerem muito bem com a transmissão manual de cinco relações, são os necessários para que em momento algum se sinta um molengão nas mãos. É despachado e mostra-se tão à vontade em meio urbano, para o qual foi concebido, como em auto-estrada ou mesmo por curvas sinuosas.
É verdade que estes atributos são partilháveis com o mano de 115cv, mas para conseguir comprar o modelo mais potente, comercializado apenas com o nível de equipamento superior (Excellence), são necessários mais dois mil euros – totalmente equipado, incluindo pack Navi, o 115cv ultrapassa a barreira psicológica dos vinte mil (20.411,81€). É, no entanto, de se ficar atento à versão diesel prevista para o início do Verão: um 1.5 com 105cv.
BARÓMETRO
+ Equilíbrio potência/funcionalidade, conforto, equipamento, acabamentos
- Kit reparação pneus, ajuste dos bancos dianteiros
PORMENORES
Sempre ligado
Com um ambiente sóbrio e marcado por acabamentos aprimorados, o Mazda2 apresenta-se muito bem equipado. A lista não só é vasta como apresenta algumas funcionalidades pouco comuns em citadinos como o caso do Hill Launch Assist ou Cruise Control. No entanto, a Mazda não se ficou por aqui e tratou de incluir a conectividade necessária para que se consiga estar sempre ligado, mesmo em viagem. Além da entrada para cabo USB, é possível ligarmo-nos ao sistema do carro por Bluetooth. E para solicitar várias funções nem sequer é necessário tirar os olhos da estrada, podendo tirar partido do controlo de voz da Human Machine Interface.
Desajustado
O carro é confortável, os bancos primam pela utilização de materiais razoáveis, todo o ambiente transmite até uma sensação de algum luxo ainda que sóbrio. Até que, já após o arranque, se decide dar um toquezinho ao encosto para encontrar uma posição de condução mais adequada. Qual não é o espanto quando se percebe que este, feito por alavanca, não é tão amigável quanto as outras funcionalidades do carro. Ora estamos quase deitados, ora direitos que nem fusos. Para encontrar o ponto intermédio só mesmo com o carro parado e muito jeitinho. E paciência.
Funcional?
Tudo no Mazda2 transmite funcionalidade. Por isso, é com estranheza que se levanta o alçapão da mala para descobrir um kit de “reparação”
de pneus. Verdade que no caso de um citadino, mais fadado a pequenos furos, o kit poderá resolver o problema no imediato. Mas, além de obrigar à rápida substituição do pneu e à compra de nova carga do kit, a decisão de não incluir uma roda sobressalente parece não combinar com a preocupação em oferecer ao mercado um utilitário extremamente bem equipado.
Espaçoso
Não sendo nenhuma referência no seu segmento, o Mazda2 cumpre com mérito os requisitos necessários para encontrar um lugar entre os utilitários que podem usar entre os seus atributos a palavra espaçoso. À frente, qualquer um dos ocupantes encontra-se muito à vontade e no banco traseiro, beneficiando de um corte direito, três, ainda que apertadinhos, conseguem encontrar lugar. Já dois fazem uma viagem sem qualquer amasso. Na mala cabem os trolleys de viagem, as mochilas e os saquinhos de viagem para umas férias. No dia-a-dia, as compras do mês não serão um grande problema para arrumar.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1496cc
Potência: 90cv @ 6000rpm
Binário: 148 Nm @ 4000rpm
Cilindros: 4 (em linha)
Válvulas: 16
Alimentação: Gasolina, injecção directa
Caixa: Caixa manual de 5 velocidades
Suspensão: à frente, tipo McPherson; atrás, eixo de torção
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 9,4m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; tambores atrás
Dimensões
Comprimento: 4060mm
Largura: 1695mm
Altura: 1495mm
Distância entre eixos: 2570mm
Peso: 1050kg
Pneus: 185/65 R15
Capacidade do depósito: 44 litros
Capacidade da mala: 280 litros (950, com 2.ª fila rebatida)
Prestações
Velocidade máxima: 183 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,4s
Cons. misto: 4,5 litros/100 km
Emissões CO2: 105 g/km
Nível de emissões: Euro 6
Preço:17.025,33€
* Dados do fabricante
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo Dinâmico de
Estabilidade: Sim
Sistema de Controlo de Tracção: Não
Assistência à Travagem de Emergência: Sim
Distribuição Electrónica da Força de Travagem: Sim
Smart City Brake Support: Não
Duplo Airbag: Sim
Airbag Cortina: Sim
Airbag Lateral: Sim
Aux. Arranque em subida: Sim
Direcção Assistida: Sim
Imobilizador: Sim
Sistema de monitorização da pressão pneus: Sim
Auxiliar de mudança involuntária de Faixa rodagem: Sim
Vida a bordo
Chave Inteligente (sistema sem chave): Não
Fecho Centralizado de Portas: Sim
Sistema de arranque inteligente i-Stop: Sim
Start&Stop: Sim
Auto-Rádio AM/FM: Sim
Leitor de CD: Sim
Ligações USB e Bluetooth: Sim
Human Machine Interface: Sim
Computador de bordo: Sim
Cruise Control: Sim
Vidros eléctricos: Sim, dianteiros e traseiros
Volante revestido a pele: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Ar Condicionado: Sim
Bancos dianteiros aquecidos: Não
Faróis nevoeiro: Sim
Jantes Liga Leve: Sim, 15’’
Sensores de chuva e de luminosidade: Não
Sensores de estacionamento: Não
Câmara de estacionamento: Não
Sistema Navegação GPS: Sim