Fugas - Motores

Fábrica do Tramagal na vanguarda da mobilidade eléctrica

Por João Palma

Fuso Canter E-Cell, um camião ligeiro que usa energia eléctrica e é um projecto inovador português da fábrica do Tramagal da Mitsubishi.

Há cerca de um ano demos conta do início de testes por clientes seleccionados de oito camiões eléctricos Fuso Canter E-Cell de pré-produção, fabricados em Portugal, no Tramagal. Os veículos superaram com distinção os desafios que lhe foram colocados e algumas das entidades que os testaram desejam adquiri-los logo que entrem em produção. Provada a sua viabilidade, seria um desperdício não se conseguir superar as derradeiras barreiras para que um promissor projecto se torne uma realidade.

Não é usual nestas páginas escrevermos sobre veículos comerciais, mas a excepção justifica-se por duas razões. Primeiro, o Fuso Canter E-Cell é um camião ligeiro que usa energia eléctrica em vez de combustível para se movimentar, sendo mais um passo no sentido de uma mobilidade sustentada global. Depois, é um projecto inovador português da fábrica do Tramagal da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, integrada na rede global da Daimler Trucks.

Embora não tão conhecida como a AutoEuropa, a fábrica do Tramagal emprega mais de 300 colaboradores e exporta 95% da sua produção para cerca de 30 países europeus, Israel, Marrocos e Turquia. Em expansão contínua nos últimos anos, em 2014 produziu cerca de 4500 unidades, mas a capacidade instalada é de 15.000 unidades, podendo ser ampliada até 30.000 veículos (com dois turnos). É nesse sentido que se está a planear iniciar a exportação para países lusófonos (em vez de, como até agora, os Fuso serem fabricados no Japão), aproveitando óbvias sinergias e contando com o apoio das entidades estatais portuguesas.

Foi esse apoio que foi concedido à fábrica do Tramagal pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, que co-financiou o projecto inovador de desenvolvimento de um camião eléctrico ligeiro, o Fuso Canter E-Cell, com capacidade de carga de duas toneladas e uma autonomia real superior a 100km, o que o torna adequado para tarefas de curto alcance com uma poupança significativa em combustível (1000€ por 10.000km face a um veículo a gasóleo) e emissões. A fábrica do Tramagal foi a escolhida entre as várias unidades fabris da Daimler Trucks para desenvolver o projecto. O resultado foram dez veículos de pré-produção, também tendo por base a sua experiência no fabrico do Fuso Canter Eco Hybrid, um pesado híbrido diesel/eléctrico já em comercialização. Dos dez Fuso Canter E-Cell, oito foram distribuídos por clientes seleccionados para serem postos à prova na vida real: CTT, REN, Transporta, as câmaras municipais de Abrantes, Lisboa e Porto, Empresa de Ambiente de Cascais e Parques de Sintra-Monte da Lua.

Os oito camiões Mitsubishi Fuso Canter E-Cell não tiveram uma vida fácil: para além de serviços de distribuição (CTT e Transporta), foram utilizados pelas câmaras municipais de Abrantes, Lisboa e pela Empresa de Ambiente de Cascais na horticultura e na eliminação de resíduos; a Câmara do Porto fez recolha de resíduos recicláveis; e os Parques de Sintra-Monte da Lua fizeram manutenção florestal.

Como frisou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, no decurso da cerimónia oficial de encerramento dos testes: “Um camião que suporta com galhardia o sobe-e-desce das sete colinas de Lisboa, executando sem problemas as suas tarefas, está desde já aprovado.”

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