Fugas - Motores

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Novo Ford KA+ retira marca da luta entre os pequenos citadinos

Por Carla B. Ribeiro

Espaço e eficiência. Estes são os dois trunfos do novo KA+ com que a Ford pretende conquistar uma fatia do segmento dos utilitários, apresentando-se preparada para concorrer directamente com carros como o Kia Rio, o Dacia Sandero ou o Hyundai i10.

Com 3929mm de comprimento, mais 31cm que o carro que substitui, cinco portas e cinco lugares reais (o Ka era um três portas de quatro lugares), conseguidos pelo corte a direito do assento do banco traseiro, o KA+ reflecte a saída da Ford da corrida do segmento A, o dos pequenos citadinos, posicionando o carro no segmento acima, o dos utilitários compactos.

A ideia pode parecer descabida, tendo em conta que nesta competição já se encontra o seu bem-sucedido Fiesta. No entanto, a marca garante que são carros distintos e destinados a públicos totalmente diferentes: “Enquanto o Fiesta é uma escolha emocional, o KA+ será a opção da racionalidade.”

No fundo, o KA+ apresenta-se como uma solução para quem precise do espaço e dos cinco lugares, mas que não dispõe de orçamento para um Fiesta. Assim,o KA+ é introduzido no mercado por um preço de venda ao público a partir de 10.670€, embora durante o período de lançamento beneficie de diversas campanhas que colocam o seu valor abaixo dos dez mil euros.

A decisão de apostar num segundo carro para o segmento B advém ainda do facto de este manter o volume de vendas e de se notar um crescimento nas compras de veículos abaixo dos 13 mil euros — uma luta na qual não poderia entrar o Fiesta.

Além dos cinco lugares, o KA+ apresenta uma boa capacidade de carga, com 270 litros na bagageira e possibilidade de rebater os bancos traseiros (60/40), e várias soluções de arrumação espalhadas pelo habitáculo — há sítios pensados para colocar os pequenos objectos, desde o telemóvel até um pequeno livro ou uma garrafa de água. Entre os 21 espaços de arrumação inclui-se o MyFord Dock, ao centro do painel de instrumentos, onde se pode recarregar dispositivos móveis, como telemóveis e sistemas de navegação. Para objectos de maior valor, um compartimento escondido no fundo do painel de instrumentos só é acessível quando a porta do condutor é aberta.

Ainda no habitáculo, predominam os plásticos duros, embora de qualidade razoável, e uma boa posição de condução é facilmente conseguida. Para os ocupantes do banco traseiro uma boa novidade é a altura do carro, admitindo que mesmo os mais altos consigam viajar com conforto.

Visualmente, as linhas e opções exteriores do KA+ obedecen à recente linguagem de design da Ford, com uma grelha trapezoidal elevada e faróis prolongados, detalhes cromados na grelha dianteira e puxadores das portas e espelhos retrovisores na cor da carroçaria.

O KA+ irá comercializar-se com apenas uma motorização — o quatro cilindros em linha a gasolina Duratec de 1.2 litros — em duas declinações: de 70cv e 105 Nm e 85cv e 112 Nm. A gestão está entregue a uma caixa manual de cinco velocidades. Enquanto o primeiro apresenta uma velocidade máxima de 159 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 15,3 segundos, o segundo atinge os 169 km/h, conseguindo os 100 km/h em menos dois segundos. Já os consumos e emissões declarados pela marca são os mesmos: 5,0 l/100km e 114 g/km de CO2.

De referir que o KA+ foi trabalhado especificamente para a Europa. Assim, o modelo apresenta no Velho Continente uma especificação de chassis única e vários parâmetros revistos, incluindo molas e amortecedores, barra de torção traseira, calços de travão e pneus. O modelo foi ainda submetido a um programa intensivo de desenvolvimento de modo a garantir o melhor conforto e refinamento, adequados às condições de condução na Europa, integrando diferentes medidas para minimizar os ruídos do vento, da estrada e do próprio grupo motopropulsor.

Também ao nível do equipamento a Ford pretendeu colocar o KA+ em linha com a restante gama e de acordo com os desejos europeus. Deste modo, chega de série com vidros dianteiros e retrovisores exteriores eléctricos, fecho de portas com controlo remoto, controlo electrónico de estabilidade com assistência ao arranque em subida, limitador de velocidade e sistema Ford Easy Fuel.

No caso do 85cv, o equipamento pode incluir os opcionais controlo eletrónico da temperatura, volante em couro com cruise control, bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado automático, sistema de áudio DAB, sensores de estacionamento traseiros, vidros traseiros eléctricos, espelhos aquecidos e rebatíveis electricamente, escurecidos e jantes de liga leve de 15’’.

As edições especiais exclusivas e estilizadas KA+ Black & White estarão disponíveis para encomenda ainda este ano.

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