Fugas - notícias

  • A Madeira é o melhor destino insular pelo segundo ano consecutivo
    A Madeira é o melhor destino insular pelo segundo ano consecutivo Daniel Rocha
  • A Parques de Sintra é a melhor companhia de conservação
    A Parques de Sintra é a melhor companhia de conservação Rita Baleia
  • O Conrad Algarve é o melhor resort de lazer de luxo
    O Conrad Algarve é o melhor resort de lazer de luxo DR
  • O Vila Vita Parc é o melhor resort ecológico de luxo
    O Vila Vita Parc é o melhor resort ecológico de luxo DR
  • O Dubai é o destino do ano
    O Dubai é o destino do ano Patrick Baz/AFP

Portugal revalidou quatro "óscares" do turismo, Dubai é o destino do ano

Por Andreia Marques Pereira e Carla B. Ribeiro

Madeira é o melhor destino insular, a Parques de Sintra é a melhor companhia de conservação, o Vila Vita Parc é o melhor resort ecológico de luxo e o Conrad Algarve o melhor resort de lazer de luxo.

A edição de 2016 dos World Travel Awards (WTA) deixou tudo na mesma no que toca às contas nacionais: quatro dos chamados "óscares" do turismo vieram para Portugal, exactamente os mesmos do ano passado. Na gala de 2 de Dezembro, a Madeira, a Parques de Sintra e os hotéis Conrad e Vila Vita Parc, ambos no Algarve, saíram das Maldivas com prémios no bolso. Depois de, em Setembro, ter conseguido quebrar o recorde de prémios na ronda europeia dos WTA, conquistando 24 galardões, a sorte de Portugal foi desta vez mais moderada. 

O mérito permanece na Madeira, melhor destino insular pelo segundo ano consecutivo, na Parques de Sintra – Monte da Lua, gestora de espaços naquele concelho, que venceu, pelo terceiro ano seguido, na categoria de melhor companhia de conservação, no Conrad Algarve (hotel cinco estrelas em Almancil), melhor resort de lazer de luxo (perdeu na de resort de luxo, de melhor resort e de melhor suíte) e do Vila Vita Parc, cinco estrelas em Armação de Pera, melhor resort ecológico de luxo.

Portugal chegou à final dos WTA com 34 nomeações em 33 categorias, prémios tecnológicos incluídos. A estas podemos acrescentar mais uma nomeação se atendermos ao facto de o hotel D. Pedro Laguna Beach Villas & Resort, no Brasil, nomeado para melhor resort de praia (assim como a Quinta do Lago) pertencer a uma cadeia portuguesa.

Como é habitual, o maior número de nomeações foi para o alojamento: 22 hotéis e resorts nomeados, com destaque para o Conrad Algarve, com quatro nomeações, e o Vila Joya, com o mesmo número de indicações, que abrangeram também a gastronomia (melhor restaurante de hotel de alta gastronomia). Com muitos repetentes, destaca-se a estreia do Pine Cliffs Ocean Suites, a Luxury Collection Resort, na restrita categoria (apenas três indicados) de melhor novo resort (prémio que, aliás, venceu na Europa).

Entre as principais categorias dos prémios havia alguns candidatos lusos vencedores na ronda europeia de 2016, como o Algarve, nomeado para melhor destino de praia (a nível europeu saiu três vezes vencedor), que se viu ultrapassado pelas Maldivas pelo segundo ano consecutivo, e Lisboa, que, nomeada para melhor destino de escapada urbana, melhor porto e melhor destinos de cruzeiros (estes dois últimos ganhou a nível europeu), se viu preterida a favor, respectivamente, de Hong Kong (repetente), Mina Rashid, no Dubai, e Jamaica, estas últimas vencedoras crónicas.

O melhor destino do ano já o é pela sexta vez e mantém-se imbatível nos últimos quatro anos: o Dubai. Aliás, o emirado árabe, também o melhor destino para festivais e eventos, é o grande vencedor da noite, com mais de duas dezenas de distinções, divididas entre hotéis (entre eles o icónico Burj Al Arab Jumeirah, melhor hotel de luxo), resorts, compras (o já mítico Dubai Mall é o melhor centro comercial). Contudo, não foi o Dubai o único a conquistar galardões para os Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi também arrecadou alguns, entre eles o de melhor destino sustentável (Sir Bani Yas Island), o de melhor projecto de desenvolvimento turístico (precisamente na Yas Island), o de melhor destino desportivo, e o de melhor hotel do mundo – a saber, o Jumeirah at Etihad Towers.

--%>