Fugas - notícias

  • Melhor destino insular: Madeira
    Melhor destino insular: Madeira Gregório Cunha/AFP
  • Melhor empresa de conservação: Parques de Sintra
    Melhor empresa de conservação: Parques de Sintra PSML/Wilson Pereira
  • Melhor resort de lazer de luxo: Conrad Algarve
    Melhor resort de lazer de luxo: Conrad Algarve DR
  • Melhor resort ecológico de luxo: Vila Vita Park
    Melhor resort ecológico de luxo: Vila Vita Park DR

Madeira e Sintra conquistam ''óscares'' mundiais do turismo

Por Fugas

Nos World Travel Awards, Portugal celebra ainda mais duas distinções para hotéis de luxo no Algarve.

Conhecidos como os "óscares" do turismo, os World Travel Awards (WTA), decididos por votação de profissionais do turismo e de turistas, viveram este sábado à noite a sua derradeira e mundial gala anual. A cidade de Casablanca, em Marrocos, foi o cenário desta festa de que Portugal saiu com quatro prémios, um mais que na gala mundial do ano passado.

Desta feita, a Madeira foi declarada o melhor destino insular do mundo, a Parques de Sintra - Monte da Lua, que gere vários ex-líbris da vila, foi distinguida como a melhor empresa em conservação e os hotéis Vila Vita Park e Conrad Algarve também receberam prémios.

"Madeira é ouro", resumia, satisfeito, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura da região, Eduardo Jesus, ao saber do prémio. A ilha já tinha conquistado a distinção a nível europeu e, em comunicado, Jesus considera que a chancela de melhor destino insular do mundo "vem reconhecer o excelente trabalho de todos os profissionais do sector que, ao longo do tempo, têm vindo a contribuir para a afirmação da Madeira, enquanto destino turístico de excelência".

Uma distinção, refere o responsável, que é tanto "crucial para a imagem do destino" como "determinante para a motivação de todo o sector" e também "marcante em termos da responsabilidade que recai, a partir de agora e sobre cada um de nós, para defender mais este título". A Madeira concorria com "gigantes" insulares do turismo como, entre outros, Bali (que venceu em 2014), Barbados, Creta, as Cook, Jamaica, Maldivas, Maurícias, Santa Lúcia, Sardenha, Seychelles, Sicília ou Zanzibar.

Para a vitória, reconhece o Turismo da Madeira em comunicado, também teve "extraordinária importância" a colaboração de Cristiano Ronaldo ao "associar-se a este apelo, de forma assumida, nas suas várias plataformas digitais e sociais".

Também a celebrar um "óscar" está Sintra, graças à empresa Parques de Sintra que, pelo terceiro ano consecutivo, recebe o prémio para melhor empresa do mundo em conservação. É o "reconhecimento do trabalho de qualidade" que tem vindo a "desenvolver na conservação e restauro dos parques e monumentos sob sua gestão”, comentou Manuel Baptista, presidente do Conselho de Administração da empresa. A Parques de Sintra tem sob a sua alçada a Pena, Castelo dos Mouros ou, entre outros, os palácios de Sintra, Monserrate e Queluz.

A hotelaria portuguesa de luxo, como é tradicional nestes galardões, também não foi esquecida, com duas unidades de cinco estrelas localizadas no Algarve a recolherem distinções. O Vila Vita Park, em Porches, venceu na categoria de melhor resort verde de luxo, enquanto o Conrad Algarve venceu (novamente) como melhor resort de lazer de luxo.

As quatro vitórias portuguesas nesta ronda mundial sucedem-se aos muitos prémios conquistados na ronda europeia dos WTA, decorrida em Setembro. A nível continental, Portugal recolhia 14 prémios europeus, com "óscares" para o Algarve como melhor destino de praia, para a TAP ou, entre muita hotelaria, para o Turismo de Portugal.

Entre os grandes vencedores da gala deste sábado, contam-se dezenas de empresas, destacando-se o Dubai (melhor destino do mundo), Maldivas (melhor destino de praia), Hong Kong (melhor cidade para escapadas), a Etihad Airways (melhor companhia aérea do mundo - o prémio de melhor low cost foi para a AirAsia), o La Mamounia de Marraquexe (melhor hotel do mundo) e o Jumeirah nas Torres Etihad em Abu Dhabi (melhor hotel de luxo), a Expedia (melhor agência online) e a Strip de Las Vegas (atracção turística mundial). A lista completa de prémios pode ser consultada aqui

--%>