O Porto e o Norte em escapadinhas
“Esta deve ser a zona mais rica de Portugal.” O comentário, de turistas de Ourense, foi feito na Loja Interactiva de Turismo de Vila Pouca de Aguiar — que na realidade é em Pedras Salgadas — e Catarina Chaves sorri quando o recorda. O motivo foi a própria loja onde a interactividade não fica pelo nome, é o seu feitio. Tanto o é que no único dia em que a loja-posto-de-turismo está fechada, na verdade está aberta, graças à plataforma interactiva no exterior que funciona 24 horas, sete dias por semana: neste ecrã táctil vertical, o visitante tem acesso a toda a informação turística (desde alojamento, restauração e respectivas especialidades, pontos turísticos, agenda cultural, por exemplo, e detalhes como distâncias, localização GPS – e toda a informação pode ser enviada por email ou lida com um leitor de código QR) sobre o concelho de Vila Pouca de Aguiar e todos os que constituem o território abrangido pelo Turismo do Porto e Norte, o primeiro destino turístico a funcionar em rede — cuja publicação Short Breaks Norte de Portugal inspirou a nossa viagem. No interior da loja, a utilização da tecnologia prossegue, na mesa multi-touch, por exemplo, onde, entre outras utilidades, podemos ter vistas de 360 graus dos vários pontos turísticos referenciados (por temas: igrejas, museus, pelourinhos, miradouros, entre outros), ou propostas de visitas estruturadas (em Vila Pouca de Aguiar, duas: “Em busca do ouro” e “A origem da água”). Todas as lojas interactivas têm uma imagem e uma identidade gráfica idêntica, embora a disposição se adapte ao espaço cedido. Em Pedras Salgadas estamos no antigo posto dos CTT (o símbolo mantém-se, por exemplo, na lareira), temos um espaço de “papel” e outro de exposição — por alturas natalícias, presépios artesanais cedidos por pessoas da zona. E aqui revela-se outra função da loja, como ponto de contacto, de dinamização e envolvimento da comunidade, para que todos a sintam como sua. Em breve, a “loja” vai incorporar totalmente a sua designação, passando a vender produtos regionais e artesanato — por agora é uma montra, apenas, e cada produto (muitos à base de cogumelos, mel, mirtilos, declinados em licores, pickles, compotas, chocolates) tem o cartão do produtor. E já em Janeiro vai começar a iniciativa “Igreja aberta”: uma vez por mês, visita-se um templo tendo como guia o próprio pároco.
GUIA PRÁTICO
Como ir
A partir do Porto para Ribeira de Pena, seguir pela A3/E1 e A7 para Vila Real – sair na 13; para Vila Pouca de Aguiar continuar pela A7 até à N206, aí seguir pela saída 16 da A24.
Onde dormir
Pedras Salgadas Spa & Nature Park
Parque Pedras Salgadas
5450-140 Bornes de Aguiar
Tel.: 259 437 140
www.pedrassalgadaspark.com
Casa Fontes
Avenida Lopes Oliveira, 56
5450-140 Bornes de Aguiar
Tel.: 259 434 231
www.casafontes.com/pt
Onde comer
Tasca do Chico
Apenas por marcação. Cozinha tradicional, feita quase perante os nossos olhos: javali estufado, castanhas, batata-doce, grelos, fizeram parte do nosso menu, à lareira.