Fugas - Vinhos

Paulo Ricca

Grandes vinhos finos do mundo em prova monumental no Douro

Por Pedro Garcias

O que acontece quando se juntam alguns dos melhores produtores de vinhos de Portugal, Espanha, França, Áustria e Alemanha? Uma degustação memorável, uma experiência arrebatadora, testemunha Pedro Garcias. Porto Colheita antigos, Champanhe exclusivo, grandes de Borgonha, delicados Riesling do Mosela e Danúbio, tintos de autor de Telmo Rodriguez, inebriantes Alvarinho do Soalheiro...

A Quinta de Nápoles, da Niepoort, foi palco, a 29 e 30 de Abril, de uma monumental prova de vinhos finos do mundo que juntou no Douro alguns dos melhores produtores de Portugal, Espanha, França e Áustria e inúmeros jornalistas nacionais e internacionais. Durante dois dias, centenas de pessoas de vários países com grande influência no negócio do vinho puderam tomar contactos com a galáxia de vinhos a que Dirk Niepoort está ligado, quer como produtor, quer como parceiro (Baga Friends, Douro Boys), quer como importador/distribuidor no âmbito da Niepoort Projectos.

A FUGAS assistiu à primeira parte da iniciativa Another Big Day, preenchida com a prova de alguns vinhos da Niepoort, Soalheiro, R&L. Legras (Champanhe, França), Schloss Gobelsburg (Kamptal, Áustria), Jean Marc Pillot (Borgonha, França), Domaine Roulot (Borgonha, França), Domaine Armand Rousseau (Borgonha, França), Fritz Haag (Mosel-Saar-Ruwer, Alemanha) e Telmo Rodriguez (Espanha).

Ao longo de algumas horas, e provando lado a lado com os produtores dos vinhos, mergulhámos no fascinante mundo dos Porto Colheita antigos, do Champanhe exclusivo, dos grandes brancos e tintos da Borgonha, dos delicados Riesling do Mosela e do Danúbio, dos tintos de autor de Telmo Rodriguez e dos inebriantes e frescos Alvarinho da quinta do Soalheiro. Com vinhos tão diferentes e tão bons, a experiência só podia ser arrebatadora. Dirk Niepoort voltou a brilhar e a marcar pontos na sua afirmação como grande embaixador do vinho português e até da sua gastronomia (as refeições foram preparadas pelos chefes Vítor Claro e Rui Paula). Confira o essencial de uma grande degustação.

Nove grandes vinhos

--%>