Quanto a Astérix e a Obélix, nessa história resta-lhes o queijo suíço (Obélix admira-se por este ter tantos buracos), inteiro ou fundido. E, por falar em queijo fundido, há até uma orgia em torno deste tema. Desta vez, na Helvécia (Suíça), no palácio do governador romano Dinossaurus. Aí, "quem perder o seu pedacinho de pão no queijo fundido tem que pagar uma multa! Da primeira vez, recebe cinco bastonadas; da segunda vinte chicotadas; à terceira é atirado ao lago com um peso amarrado aos pés."
Se a aventura na Suíça é um banho de queijo, a descrição de maior sensibilidade gastronómica em todas as histórias é a de Ocatarinetabelatchitchix quando descreve o queijo corso, cujo cheiro deixa os dois gauleses zonzos: "Este perfume leve e subtil, de tomilho e de amendoeira, de figueira e de castanheiro... associado a um aroma quase imperceptível a pinho, um toque de artemísia, um laivo de alecrim e de alfazema... meus amigos!... este perfume... é a Córsega!"
E, como não poderia deixar de ser, os dois amigos vão também, em Os Louros de César, à grande capital gastronómica: Lutécia, que é como quem diz, Paris, onde visitam Homeopatix, o irmão de Boapinta, a mulher do chefe gaulês Matasétix. "É evidente que não tem nada a ver com a comida da aldeia", comenta Homeopatix no início da refeição refinadíssima que serve aos seus convidados, e que inclui "casco de vaca com natas". Insultado, Matasétix lança um desafio ao cunhado: vai servir-lhe, na aldeia gaulesa, um guisado temperado com os louros da coroa de César.
McDonald's? Estão loucos!
E como pode quem tem tanto orgulho nas suas tradições gastronómicas de repente aparecer num anúncio da McDonald's? Foi isto que se perguntaram os franceses, indignados, quando em 2010 a cadeia de fast food decidiu recrutar toda a aldeia gaulesa e pô-la a fazer o seu banquete dentro de um McDonald"s. Tudo parecia normal, e até o bardo Cacafonix estava cá fora, devidamente amordaçado. Mas os franceses acharam a cena tudo menos normal. "Será que o céu lhes caiu em cima das cabeças?", perguntava um leitor de um site de informação citado pelo The Telegraph.
Nem o facto de o slogan da campanha ser Come as you are (venham como são) acalmou os actuais descendentes dos antigos gauleses. Que também não se mostraram sensíveis à defesa dos editores, que argumentaram que tinham anteriormente recusado uma proposta para que Obélix aparecesse num anúncio de Diet Coke, por o produto "não corresponder aos valores da personagem". Pois a McDonald's também não, reagiram os fãs da série. Afinal, os irredutíveis gauleses não resistiram ainda e sempre ao invasor romano para sucumbir ao avanço da fast food americana. Aliás, e para citar Obélix, "uma história que acaba mal é uma história que no fim não tem javalis". Por isso, "amarrem o bardo e tragam o javali!".