Fugas - motores

Peugeot 207 Sportium 1.4 HDi 70cv: Um carro à portuguesa

Por João Palma

Muitos portugueses vivem acima das suas possibilidades, tentando mostrar o que não são. O 207 Sportium encarna esse espírito. Mas também, à boa maneira portuguesa, tem qualidades para além do "show-off".

A Peugeot criou para o 207 um novo nível de equipamento, o Sportium, tendo como alvo um público que aprecia um visual dinâmico e desportivo mas com um preço que se aproxima do da entrada na gama. O Sportium apresenta-se nas versões berlina de 3 e 5 portas e carrinha. Quanto a motores, pode ter 3: um a gasolina 1.4 VTi de 95cv (para berlina e carrinha); 2 a gasóleo - 1.4 HDi 70cv (berlina) e 1.6 HDi 92cv (carrinha). A Fugas conduziu a berlina 1.4 HDi de 70cv 5 portas, cujo preço-base é 19.135 euros.

O veículo testado trazia como extras o Pack Confort (200 euros), que inclui sensores de luz e de chuva, bem como pára-brisas acústico; os bancos em pele e tecido (590 euros); e a pintura metalizada (320 euros). Assim, o preço final do veículo ensaiado cifrou-se nos 20.245 euros.

Em termos de visual, uma grelha cromada tipo GT, faróis de nevoeiro integrados no pára-choques e jantes de liga leve desportivas de 15 polegadas conferiam ao carro um ar dinâmico e desportivo, que, no interior, era acentuado pelas embaladeiras, pedais e repouso do pé em alumínio, os mostradores do painel de instrumentos em fundo branco com numeração iluminada a vermelho, o punho da alavanca de velocidades em metal cromado ou os bancos tipo desportivo. Só o volante (forrado a pele), pelo seu tamanho um pouco grande, contrastava um pouco com o look predominante.

Tudo isto, porém, não passa de aparência. Um veículo com um pequeno motor a gasóleo com 1399cc e 70cv de potência, que reivindica 166 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100 km/h em 15,0s poderá ser tudo (e até tem as suas qualidades), mas nunca um desportivo. Parafraseando uma velha canção brasileira: "Tem juba de leão, mas não é leão."

Quer isto dizer que este veículo é só para quem se preocupa com o "embrulho" e não dá grande importância ao conteúdo? Não, porque se vão descobrindo a pouco e pouco as qualidades que se escondem sob o "estardalhaço" inicial. Os bancos são envolventes, mas duros e algo estreitos (quem for largo de costas terá dificuldade em se acomodar). A visibilidade proporcionada pelos espelhos também podia ser melhor, mas, com o carro em andamento, pouco a pouco, ele vai surpreendendo pela positiva.

O comportamento é bem melhor do que os 70cv poderiam fazer pensar. É pouco ruidoso. Não fraqueja nas subidas, tem recuperações razoáveis e potência disponível para as manobras de ultrapassagem. Uma caixa manual de 5 velocidades precisa e bem escalonada ajuda a retirar um rendimento do motor superior ao expectável.

A suspensão é um pouco dura, mas o carro tem um bom comportamento em curva e isto mesmo no caso do veículo que conduzimos, que não vinha dotado de ESP (programa electrónico de estabilidade). Lamenta-se a falta de ESP de série, mas este está disponível por 505 euros e é sempre uma opção muito recomendável.

Outro trunfo do 207 Sportium 1.4 HDi de 70cv são os consumos. O fabricante declara uma média de 4,2 l/100 km, mas no dia-a-dia a realidade é sempre outra. Num percurso que incluiu condução em cidade com engarrafamentos, estradas sinuosas de montanha, parte só com o condutor, mas outros troços com 2 pessoas e até cerca de 150 km com 4 adultos e uma criança, obtivemos no final uma média de 5,5 l/100 km. Como o depósito leva 50 litros de combustível, a autonomia é boa. Claro que 2 adultos e uma cadeira de criança vão apertados atrás e a bagageira tem só 270 litros de capacidade, mas isto está dentro da média de veículos do segmento B.

Em cidade, é fácil de estacionar, tendo em conta que é dotado de sensores traseiros, com sinal sonoro e indicador visual no ecrã do painel de instrumentos que é tão preciso que nem se torna necessário olhar para trás. Os acabamentos são de boa qualidade, com o tablier forrado com um material macio e não se notam ruídos parasitas mesmo em pisos irregulares.

Para além do já referido, constituem equipamento de série do Peugeot 207 Sportium assistência à travagem de emergência, com acendimento automático dos piscas, airbags frontais e laterais à frente, fixações Isofix, trancamento automático das portas em andamento, ar condicionado, volante e bancos dianteiros reguláveis em altura e profundidade, computador de bordo, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, regulador/limitador de velocidade, um pneu sobresselente da mesma medida dos outros, vidros coloridos, etc.

As opções, além das já mencionadas, resumem-se à conexão Bluetooth com dupla entrada (USB+jack) e kit mãos-livres (150 euros). Neste nível de equipamento não está disponível um sistema de navegação, nem mesmo como opção.

--%>