Fugas - motores

Fábio Teixeira

Nissan Navara 4x4 3.0 dCi V6 Cabine Dupla LE: Ainda é uma "pick-up"?

Por Luís Filipe Sebastião

A Nissan mostrou que em equipa que ganha também se mexe e remodelou a "pick-up" de referência do mercado europeu. Luís Filipe Sebastião (texto) apreciou o novo turbodiesel V6 e Fábio Teixeira (fotos) mostra os detalhes que fazem a diferença

A maioria das "pick-up" destina-se a tarefas obreiras, mas uma boa parte é também usada em momentos de lazer, como uma ida à pesca ou à caça. E uma boa dose do êxito da Nissan Navara pode ser medida precisamente pela vocação para o ócio, a par da versatilidade para o trabalho. A remodelada geração recebeu o novo bloco de 3.0 litros V6, que disponibiliza uns possantes 231cv ao serviço de qualquer tipo de utilização.

A Navara partilha a maioria das características técnicas e configuração mecânica do Pathfinder, um dos SUV (Sports Utility Vehicle) da marca nipónica. Não se estranha, por isso, as semelhanças estéticas entre os dois modelos em termos da secção dianteira. O aspecto não mudou muito em comparação com a geração anterior, mas o capot, grelha, pára-choques e grupos ópticos foram redesenhados. O comprimento aumentou oito centímetros e os retoques visuais, à frente e atrás, contribuem para baixar o coeficiente de atrito aerodinâmico (de um Cx de 0,38 para 0,37).

O ambiente a bordo, principalmente nos níveis de equipamento mais elevado, como é o caso da unidade ensaiada, transmite uma sensação de requinte que vai muito para além do que se espera encontrar num veículo destinado ao trabalho. A boa qualidade percebida de montagem está a par com os materiais de revestimento empregues. O desafogo interior, na cabine dupla ("Double cab"), permite transportar cinco pessoas. Em alternativa, a "King cab", só dará para dois ocupantes atrás desde que de estatura mediana.

O principal trunfo da renovada Navara reside, porém, no novo bloco V6, com 3.0 litros de capacidade, e que debita 231cv, algo de incomum neste tipo de veículos. A nova motorização, acoplada a uma precisa transmissão automática de sete velocidades, que pode ser comandada no modo manual sequencial, responde com prontidão e de forma consistente ao pisar do acelerador. É fácil esquecer que se está ao volante de uma "pick-up". Para isso, contribui também a estabilidade do chassis, assente sobre uma suspensão que privilegia o conforto sem descurar a competência necessária a um veículo de carga. A diferença para o Pathfinder consiste na combinação, na Navara, de um sistema dianteiro de braços duplos com uma travessa rígida e molas de lâminas sobrepostas na traseira.

As oscilações em trajectos mais sinuosos são controladas, mediante a ajuda da direcção de bom tacto. O sistema de tracção integral não permanente da Nissan assegura uma transferência normal da força motriz para as rodas posteriores e repartido em metade para os dois eixos no modo 4WD. A eficácia dinâmica beneficia ainda do diferencial de deslizamento limitado (autoblocante) e do controlo electrónico de estabilidade (que pode ser desligado).

Fora de estrada, a capacidade da Navara em percursos mais trialeiros está garantida através da possibilidade de accionar uma caixa de transferência com redutoras num botão na consola central. A distância ao solo mínima de 23,4 centímetros permite atravessar cursos de água com uma profundidade até 45 centímetros e a inclinação máxima chega aos 39 graus.

O nível de equipamento LE, associado à motorização V6, acrescenta mais umas quantas mordomias aos dois níveis inferiores, como o cruise control, rebatimento eléctrico dos espelhos, jantes em liga leve de 18 polegadas e sensores de luminosidade e chuva. De fora de toda esta panóplia de auxílio ao conforto e segurança fica a pintura metalizada e falta o sistema "conforto" nos vidros eléctricos - quer isto dizer que tem de voltar a ligar a ignição para conseguir fechar um vidro de que se esqueceu aberto. Embora digno de nota numa "pick-up" que custa 45.350 euros, trata-se de um pormenor que não retira brilho à experiência de verificar que a Navara reforçou argumentos para quem precise de um veículo polivalente, capaz de proporcionar bons momentos de diversão no intervalo do trabalho. Ou vice-versa.

Barómetro

+ Prestações do motor, espaço a bordo, qualidade de acabamentos, desempenho fora de estrada

- Capacidade carga na carroçaria com cabine dupla, visibilidade traseira, vidros eléctricos sem função conforto

Estrela da aliança

O novo motor de seis cilindros em V, fruto da aliança Renault-Nissan, está também disponível no Pathfinder e presume-se que venha a equipar outros modelos das duas marcas. De funcionamento muito suave, o novo bloco foi construído num diferente tipo de ferro fundido, mais leve do que o convencional, mas mais pesado do que a liga de alumínio. Ainda assim, a marca garante que o facto de não necessitar de materiais acessórios de reforço e isolamento favoreceu a opção. Com turbo, intercooler e injecção common rail, possui uma taxa de compressão reduzida (16:1) e atinge um binário máximo de 550 Nm a partir das 1700 rotações, cumprindo as normas de emissões Euro 5.

Por maus caminhos

A Navara está disponível apenas com duas rodas motrizes, mas nesse caso poupa-se na carteira mas também numa boa dose do potencial de utilização desta "pick-up" sempre pronta para todo o serviço. Isto porque o sistema de tracção 4x4 da Nissan, além do acréscimo de segurança em pisos escorregadios, permite andar por caminhos em muito mau estado e em condições extremas. Para tanto basta seleccionar no botão da consola central a caixa de redutoras (4L), possibilitando através das relações "baixas", combinadas com o diferencial autoblocante, ultrapassar obstáculos de elevados níveis de exigência.

Passageiros ou carga

A cabine dupla destina-se ao transporte de cinco ocupantes. Nesse caso a área da caixa de carga é de 2,36 m2 e mede 151,1 centímetros de comprimento interno. Nada de muito excitante para quem precise de ir comprar umas estantes de montar a uma loja especializada, pois terá que as transportar inclinadas sobre a caixa e as barras de tejadilho (que, está visto, não servem só para dar estilo). Os bancos podem ser rebatidos para espaço de armazenamento extra. Para quem não precisar de tanta companhia, a "King cab" só transporta dois passageiros atrás, em distâncias curtas, mas amplia a caixa aos 2,90 m2 e o comprimento interno de 186,1 cm já permite carregar um colchão sem grandes aflições.

Tudo dá jeito

A câmara traseira de estacionamento, incluída no nível de equipamento LE, faz parte do Pack IT, que inclui ainda o sistema de navegação 3D com ecrã táctil, sistema áudio com disco rígido para gravar até 300 CD e leitor de DVD (que só funciona à frente com o travão de mão accionado). A câmara, com "guias", revela-se um auxílio precioso nas manobras de estacionamento, dada a limitada visibilidade traseira. O importador ibérico da marca informou estarem disponíveis sensores de estacionamento, mas a FUGAS não deu por qualquer sinal acústico nem vislumbrou onde estas ajudas adicionais às manobras de parqueamento poderiam ser configuradas.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 2991cc
Potência: 231cv às 3750 rpm
Binário: 550 Nm às 1750 rpm
Cilindros: 6 em V
Válvulas: 24
Alimentação: multi-injecção directa de gasóleo por conduta comum
Tracção: Traseira integral, com diferencial autoblocante
Caixa: Automática de 7 velocidades
Suspensão: Independente, com triângulos sobrepostos, conjunto de molas e amortecedores e barra estabilizadora, à frente; independente, com eixo rígido e molas de lâminas progressivas, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados à frente e tambores atrás

Dimensões

Comprimento: 529,6 cm
Largura: 184,8 cm
Altura: 179,5 cm
Peso: 2110 kg
Pneus: 255/60 R18
Capac. depósito: 80 litros
Capac. mala: n. d.
Ângulo de ataque: 30º
Ângulo de saída: 24º
Vau máximo: 45 cm

Prestações*

Velocidade máxima: 195 km/h
Aceleração: 0-100 km/h: 9,3s
Consumo combinado: 9,3 litros/100 km
Emissões CO2: 246 g/km

* Dados do construtor

Preço: 45.350 euros

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbag joelhos para o condutor: Não
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags cortina: Sim
Controlo de tracção: Sim
Controlo de estabilidade: Sim
Ajuda ao arranque em subida: Sim

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Abertura do depósito no interior: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Jantes especiais: Sim
Rádio: Sim, com interface áudio
Telefone integrado: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Bancos dianteiros eléctricos: Sim
Bancos dianteiros aquecidos: Sim
Estofos em pele: Sim
Alarme: Acessório
Tecto de abrir: Sim
Navegação por GPS: Sim
Regulador de velocidade: Sim
Head Up Display: Não
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, c/câmara atrás
Faróis de nevoeiro: Sim
Faróis bi-xénon: Não
Lava-faróis: Sim

--%>