O BMW X5 xDrive 40d é um típico representante da gama de veículos do fabricante alemão. No lado positivo, a tecnologia de ponta ao serviço do conforto e das performances, a funcionalidade, a qualidade dos materiais e acabamentos. Do outro, as lacunas comuns aos outros modelos da BMW: a escassez de espaços para arrumar objectos no habitáculo, algo ainda mais marcante num carro de vocação familiar, e o facto de ter sempre de se somar ao preço-base o custo de "extras", muitos deles imprescindíveis.
Em relação ao último ponto, a marca argumenta que assim o cliente pode adequar o carro ao seu gosto individual, mas o SUV (ou SAV - Sports Activity Vehicle, designação da BMW para este tipo de veículos) disponibilizado à Fugas é o exemplo acabado dessa política: o preço-base do X5 xDrive 40d é 90.900 euros, mas, com os extras que trazia (incluindo, entre muitos, aviso acústico de colocação de cinto de segurança...), o custo totalizava 119.313 euros - mais 28.600 euros! Acréscimo que chega e sobra para, por exemplo, comprar um VW Golf TDI...
É verdade que os modelos disponibilizados pelas marcas à comunicação social para ensaios vêm geralmente carregados de equipamento opcional, mas, no caso da BMW, essa fatia é sempre elevada. É como se num bom restaurante nos servissem filet mignon e depois tivéssemos que pagar a confecção e os acompanhamentos à parte.
O veículo que conduzimos trazia a motorização a gasóleo mais potente, com 306cv. Existe ainda uma variante do mesmo bloco de 2993cc com 245cv de potência, que tem um preço-base de 86.900 euros, e mais três a gasolina: xDrive 35i (306cv, 82.200 euros), xDrive 50i (407cv, 115.450 euros) e X5 M (555cv, 159.600 euros).
O X5 xDrive 40d que conduzimos alia performance a extremo conforto. O Adaptative Drive, sistema de controlo activo da suspensão, aliado à suspensão auto-reguladora do eixo traseiro (ambos opcionais), diminui a tendência de adornamento em curva, em manobras bruscas de desvio e reduz o ângulo de viragem. O xDrive e o controlo dinâmico de estabilidade garantem estabilidade direccional e tracção, distribuindo o binário a cada uma das rodas de acordo com as necessidades e prevenindo as sobre e subviragens, pelo que este SUV, para além das vantagens da tracção integral (tracção, estabilidade direccional e segurança), revela uma agilidade notável para um veículo de 2,2 toneladas.
É possível seleccionar entre duas afinações da suspensão: Normal (conforto) e Sport (condução desportiva). Mesmo no modo Sport a suspensão absorve bem as irregularidades da estrada, mas na configuração Normal o veículo como que flutua sobre o asfalto. A insonorização é excelente e, apesar de ser um veículo a gasóleo, o único som que se ouve no habitáculo é o do sistema áudio. A qualidade dos materiais e dos acabamentos, na tradição da marca bávara, é irrepreensível, pelo que o conforto proporcionado em viagem é equivalente ao da classe executiva de um avião (mas com menos ruído). Mesmo na condução em cidade é fácil esquecermo-nos de que é um veículo grande tal a rapidez de resposta e a agilidade que o X5 evidencia.
O motor do X5 xDrive 40d é o mesmo da limusina de luxo 740d. O binário máximo de 600 Nm está disponível logo às 1500 rotações, mas mesmo às 1000 rpm já se tem 450 Nm. O resultado é um arranque vivo (vai dos 0 aos 100 km/h em 6,6s), resposta instantânea ao acelerador, excelentes recuperações. Subidas não existem para este SUV de luxo - é sempre a acelerar -, comporta-se em curva como um pequeno e ágil desportivo e pode ser um cordeiro manso ou um tigre enraivecido, consoante a afinação da suspensão e o tipo de condução. Isto é, satisfaz todos os gostos, desde os de um pacato condutor de domingo aos de quem gosta de sentir a adrenalina.
O motor é complementado por uma bem escalonada caixa automática Servotronic de 8 velocidades, com possibilidade de selecção manual através da alavanca de mudanças. A BMW anuncia uma média de 7,5 l/100 km e nós obtivemos 11,8 l/100 km. No entanto, é preciso referir que fizemos muita condução em montanha e em cidade, o que penalizou os consumos. Pelo que pudemos experimentar, em estrada, numa condução sem forçar, é possível obter médias de 7-8 l/100 km.
Apesar de mais vocacionado para o asfalto e de não dispor de redutoras, a tracção integral xDrive (que, normalmente distribui a força do motor numa relação 40% à frente e 60% atrás), o sistema de controlo de velocidade em descidas íngremes, os ângulos ventrais, de entrada e de saída, a altura ao solo e a altura de vau conferem-lhe algumas aptidões para circular fora de estrada.
Em termos de equipamento de segurança, o BMW X5 afigura-se bem dotado, mas não é possível emitir um juízo fundamentado neste capítulo pelo facto de a última avaliação deste SUV pelo Euro NCAP datar de 2003 e, desde então, as novas versões do X5 não terem sido submetidas aos testes efectuados por aquela entidade.
Barómetro
+ Materiais e acabamentos, prestações, comportamento, conforto
- Falta de espaços interiores para pequenos objectos, extensa lista de equipamento opcional.
Modular e funcional
Com 620 litros de volume na disposição de 5 lugares, que pode chegar aos 1750 litros com a segunda fila de bancos rebatida, na superfície plana da bagageira estão incorporados 2 bancos individuais (opção) que elevam a lotação do X5 para 7 lugares quando necessário. Neste caso, a capacidade da mala reduz-se para 200 litros. Para além disso, dada a inexistência de pneu sobressalente (o X5 usa pneus runflat), há um compartimento sob o fundo onde se podem esconder objectos. A abertura em 2 partes do portão traseiro, com a parte inferior a tornar-se um prolongamento da superfície plana da mala, facilita as cargas e descargas e existem 2 calhas laterais com olhais para fixação de volumes.
Bancos à la carte
A regulação eléctrica opcional dos bancos da frente do veículo disponibilizado à Fugas torna virtualmente impossível não se encontrar a posição ideal de condução ou de máximo conforto para o pendura, graças às múltiplas possibilidades de ajustes. Não só são reguláveis em altura e em profundidade, como dispõem de apoio das coxas, apoio dos ombros e apoio lombar. Como se não bastasse, é ainda possível regular a largura do encosto, aproximando ou afastando as abas laterais, obtendo uma sujeição do corpo óptima, seja o condutor magro ou gordo.
Assim até é fácil
Este SUV de luxo é tudo menos espartano nas dimensões, com 4,86m de comprimento e 1,93m de largura. Mas a marca alemã não se esqueceu das estreitas ruas das urbes europeias e dos reduzidos espaços para estacionar: além dos sensores de estacionamento (com indicação visual e sinais sonoros) e da câmara traseira, o X5 ensaiado trazia um sistema denominado Top View que dá uma visão não só de todo o carro, mas também da área envolvente. Assim, torna-se fácil estacionar e não só: em ruas estreitas e até 15 km/h, premindo um botão na consola pode-se visualizar o espaço disponível, evitando toques. Outro dispositivo, o Side View, em cruzamentos de fraca visibilidade dá uma visão do trânsito transversal. Claro que estes dispositivos são opcionais, mas neste caso o investimento compensa.
E as crianças, senhores!...
O BMW X5 é um SUV que conjuga características de desportivo com as de um veículo familiar. É comum a todos os modelos da marca alemã a ausência de espaços para arrumar objectos no interior do habitáculo, mas se num desportivo como o roadster Z4 isso pode ser apenas um incómodo, num carro como o X5, também vocacionado para transportar famílias que têm crianças, isso pode ser dramático. A título de exemplo, veja-se o tamanho do porta-luvas, menor do que os de muitos citadinos!
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2993cc
Potência: 306cv às 4400 rpm
Binário: 600 Nm entre as 1500-2500 rpm
Cilindros: 6 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por conduta comum. Duplo turbo
Tracção: Integral com distribuição variável de binário
Caixa: Automática de 8 velocidades
Função Start/Stop: Não
Suspensão: Independente, com paralelogramo deformável, barra estabilizadora e mola helicoidal à frente; no eixo traseiro, auto-reguladora, com paralelogramo deformável, mola helicoidal e barra estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência variável
Travões: Discos ventilados (348mm) à frente; discos ventilados (320mm) atrás
Dimensões
Comprimento: 4857 mm
Largura: 1933 mm
Altura: 1776 mm
Peso: 2185 kg
Pneus: 275/35 R20 à frente; 275/40 R20 atrás (runflat com 50 km a 250 km de autonomia)
Capac. depósito: 85 litros
Capac. mala: 620 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 236 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,6s
Consumo misto: 7,5 litros/100 km
Emissões de CO2: 198 g/km
* Dados do construtor
Cotas de todo-o-terreno
Ângulo de entrada: 25,5º
Ângulo de saída: 22,5º
Ângulo ventral: 19,8º
Altura livre ao solo: 222 mm
Altura de vau: 500 mm
Preço: 90.900 euros (viatura ensaiada: 119.330 euros)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com assistência à travagem de emergência e controlo de travagem em curva
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Airbags de cortina: Sim
Apoios de cabeça frontais activos: Sim
Aviso acústico dos cintos de segurança: Opção
Controlo electrónico de estabilidade (DSC) e de tracção (DTC): Sim, com assistência ao arranque em subida e controlo de descida
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático (opção, 4 vias)
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala do interior ou por comando à distância na chave: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Opção
Bancos eléctricos aquecidos: Sim
Bancos da frente aquecidos e com ajuste eléctrico: Opção
Bancos em pele: Sim
Dois lugares adicionais: Opção
Fixações Isofix: Sim, em 2 bancos da 2.ª fila
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim, com tomada Aux-In
Conexão telefónica Bluetooth: Opção
Sistema DVD traseiro: Opção
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura e profundidade: Sim, electricamente
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção
Navegação por GPS: Opção
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Informação de limite de velocidade: Opção
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, com câmara de visão total (opção)
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Caixa automática: Sim, Steptronic com 8 velocidades e selector manual na alavanca de mudanças
Indicador de pressão dos pneus: Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia em LED: Sim
Luzes traseiras em LED: Sim
Faróis bixénon: Opção