A quarta geração do Nissan Micra será lançada em Portugal em Novembro, com 3 níveis de equipamento, Visia, Acenta e Tekna, e um único motor - um bloco de 1198cc, tricilíndrico, a gasolina, com 80cv.
Para já, a Nissan ainda não forneceu preços ou definiu a diferença de custo entre cada nível, bem como o seu equipamento de série e opcional. Na Primavera de 2011, será lançada um variante do mesmo bloco, com turbo e injecção directa, 98cv e um consumo médio de 4,0 l/100 km.
É possível identificar uma linha de continuidade estilística entre a presente e a futura geração, mas as diferenças são marcantes.
O actual Micra é um carro que tem como alvo principal um público feminino. O novo, com uma linha de tejadilho alta e uma frente robusta, pretende ser mais abrangente e, segundo a marca, "agradar do mesmo modo a famílias em Xangai, solteiros sofisticados em Paris ou criadores de tendências urbanas em Tóquio".
Deflectores nas rodas dianteiras e um desenho de formato côncavo no tejadilho a substituir um aileron fazem com que o Micra apresente um coeficiente aerodinâmico de Cd 0,31.
Um carro mesmo novo
O novo utilitário nipónico, que será vendido em mais de 160 países e construído em quatro unidades fabris, é mesmo novo. Novas dimensões: 3780 mm de comprimento (+ 61 mm que o actual); 1665 mm de largura (+ 5 mm); 1530 mm de altura (-10 mm); e 2450 mm de distância entre eixos (+20 mm). Nova plataforma V, mais leve e mais rígida, que é estreada no Micra e irá ser usada em, pelo menos, mais dois carros pequenos.
Um novo bloco de 1198cc, tricilíndrico, com duas variantes: 80cv e 98cv. Nova caixa CVT (transmissão de variação contínua) e outras coisas, como um sistema diferente de ajuda ao estacionamento. Apesar de ser maior, o novo Micra é mais ágil, não só pelo motor, mas também pelo seu círculo de viragem de 4,5m (isto é, consegue inverter o sentido numa só manobra, em vias com essa largura), um bom valor para este veículo do segmento B.
No lançamento só está disponível a versão aspirada do bloco 1.2 de 3 cilindros e 12 válvulas, que, de acordo com a Nissan, tem 80cv às 6000 rpm, um binário máximo de 110 Nm às 4000 rpm e, com caixa manual de 5 velocidades, atinge os 170 km/h e apresenta consumos e emissões médias de, respectivamente, 5,0 l/100 km e 115 g/km de CO2 (com a caixa CVT, as performances são inferiores: 161 km/h de velocidade máxima e médias de 5,4 l/100 km e 125 g/km de CO2).
Na Primavera de 2011, virá a versão turbo do mesmo bloco, com injecção directa de gasolina, sistema Start/Stop, que terá 98cv, um binário máximo de 142 Nm e com a caixa manual, médias de 4,0 l/100 km de consumo e 95 g/km de emissões de CO2 (com a caixa CVT, o desempenho é inferior). Foi a pensar na Europa e nas especificidades desse mercado que a Nissan desenvolveu este motor 1.2, o qual, em particular na variante mais potente, tem consumos e emissões comparáveis aos melhores propulsores a gasóleo (actualmente, não há motores a gasolina mais económicos), a que se alia o facto de ser mais simples, mais leve e mais barato.
Há também alterações no interior, tanto no design como no equipamento: novo computador de bordo, ESP de série, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina); climatizador a partir do nível Acenta e um novo sistema de navegação (opção no Acenta; de série no Tekna). Entre o restante equipamento já conhecido do Micra (a definir se de opção ou de série e em que níveis estará disponível), refira-se a chave inteligente, o arranque por botão, o cruise control, os retrovisores eléctricos rebatíveis, sensores de chuva e de luminosidade e o novo sistema de ajuda ao estacionamento.
Este sistema é de série no Tekna e opcional no Acenta: abaixo dos 25 km/h, sensores analisam os espaços disponíveis para estacionar e informam o condutor com três tipos de mensagem - OK, Difficult e Not Advised. Um aviso sonoro de aproximação de obstáculos completa a ajuda. As margens de tolerância (diferença entre o comprimento do veículo e o do espaço para estacionar) podem ser ajustadas para reflectir a confiança e destreza do condutor: Amateur, Normal e Expert. No nível Tekna, há ainda em opção um tejadilho em vidro na parte dianteira.