O visual do Nissan 370Z Roadster não engana. Este descapotável de dois lugares, com capota em tecido ao gosto dos puristas, tem linhas musculadas, dois grandes escapes laterais, pneus de medidas diferentes à frente e atrás - imagens de marca de um superdesportivo. O seu motor 3.7, a gasolina, com 328cv vem acoplado, na versão-base (81.100 euros), a uma caixa manual de 6 velocidades. O carro disponibilizado à Fugas tem caixa automática de 7 relações (2000 euros) e com extras custa 83.600 euros.
O motor é o mesmo do 370Z Coupé, mas na variante descapotável tem menos 2cv de potência. Este propulsor de 3696cc, com 6 cilindros em V e 4 válvulas por cilindro, dispõe de Actuação e Abertura de Válvulas Variável (VVEL), o que faz com seja mais potente, tenha melhor binário e menores consumos e emissões. A caixa automática, de acordo com dados do construtor, origina performances inferiores aos da caixa manual (0 aos 100km/h em 5,8s contra 5,5s), mas, em contrapartida, menores consumos e emissões (médias de 10,9 l/100 km e 254 g/km de CO2, face a 11,2 l/100 km e 262 g/km).
Na "vida real", porém, os valores são outros: numa primeira fase, puxando mais pela máquina, sem preocupações de consumo, obteve-se uma média de 13 l/100 km num percurso misto; reenchendo o tanque e em andamentos comedidos (mas não é para isso que este 370Z está vocacionado...), ainda assim não se baixou dos 2 dígitos, com uma média de 10,5 l/100 km.
A verdade é que quem adquire este carro está mais interessado nas performances, na adrenalina, no prazer de dominar a cavalaria que se esconde sob o capot, que no facto de os 328 "puros-sangues" serem de muito alimento e só comerem "fava super", isto é, gasolina de 98 octanas. Um piloto experiente pode aproveitar tudo o que este superdesportivo pode oferecer em termos de desempenhos - mesmo com caixa automática, pode-se usar o modo sequencial, através da alavanca de velocidades ou patilhas no volante. Desligando o ESP (Programa Electrónico de Estabilidade) deste veículo com tracção traseira e elevada potência, quem sabe pode aproveitar o efeito de sobreviragem em curva para fazer curvas fechadas em derrapagem controlada e sair delas mais depressa.
Não se assustem, porém, os condutores normais: mesmo com todos os dispositivos de segurança ligados e em modo automático, o carro reage e recupera rapidamente, permitindo, por exemplo, fazer ultrapassagens ou curvas em segurança de uma maneira que se julgaria não ser possível. Em Portugal, fora de autódromos, só é possível sentir o que o carro pode fazer em estradas de montanha sinuosas.
Já em termos de velocidade máxima, é nos troços de auto-estradas alemãs onde não há limites de velocidade que este carro mostra o que pode: supera facilmente os 200 km/h e mesmo em subidas inclinadas do tipo da de Monsanto, na Auto-Estrada de Cascais, é vê-lo a devorar o asfalto, sempre a acelerar. Sendo um desportivo preparado para uma condução nos limites, a suspensão é dura, mas não tanto que não permita fazer, por exemplo, uma viagem Porto-Lisboa com razoável comodidade. Para isso contribuem também os bancos confortáveis e envolventes.
A bagageira também acolhe mais coisas do que pode parecer à primeira vista, desde que distribuídas por sacos moldáveis. Além disso, atrás dos bancos, há um espaço extra e outros compartimentos no habitáculo, incluindo o porta-luvas e outro debaixo do apoio de braços central.
Há descapotáveis que, com a capota recolhida, a 120 km/h, apresentam um melhor isolamento do habitáculo, isto apesar do deflector de vento. Curioso é que a velocidades mais altas (180 km/h, por exemplo) as condições não pioram. Com a capota levantada, o isolamento é melhorável. Porém, o sistema áudio Bose adapta-se ao ruído exterior e o som emitido pelos 8 altifalantes é sempre nítido e claro. As operações de levantar e baixar a capota só se podem efectuar com o veículo imobilizado e com o botão de Start na posição ON. Do mesmo modo, vidros, rádio, climatizador, etc. só funcionam com o carro a trabalhar ou na posição ON.
O carro vem bem equipado de série (ver lista de equipamento) e tem poucos opcionais (só um pacote de 500 euros, que inclui os bancos em pele e em rede, capota forrada a pele e pintura anti-riscos). No entanto, apesar de dispor de auxílio ao arranque em subida, não tem sensores de estacionamento (e a falta que fazem num veículo largo e comprido de formas arredondadas!). O travão de estacionamento é mecânico, mas isso é compensado pela posição P (parqueamento) nas versões com caixa automática.
O Nissan 370Z Roadster tem linhas bonitas e apelativas, atraindo muitos olhares. Está disponível em 2 cores: preto com capota preta ou grená-escuro com capota bordeaux.
Barómetro
+ Equipamento, materiais e acabamentos, prestações.
- Falta de sensores de estacionamento, consumos, isolamento do habitáculo, abertura e fecho da capota só com o carro parado.
Frescos no Verão, quentes no Inverno
Ser desportivo não é obrigatoriamente sinónimo de desconfortável. Os bancos eléctricos, com os laterais em pele e o centro em rede são muito cómodos e envolventes e compensam a rigidez da suspensão requerida por um veículo com as características do Nissan 370Z Roadster. Mas a atenção aos ocupantes não fica por aqui. Para além do climatizador, os bancos dispõem não só de aquecimento, mas também de refrigeração, com regulação eléctrica por botões na consola central com 4 posições para cada lado. Com temperaturas muito altas e o carro ao sol.
Para pilotos
Este carro tem tracção traseira e o comportamento de um potente desportivo. A versão-base dispõe de uma caixa manual de 6 velocidades, mas o veículo que a Fugas conduziu trazia uma caixa automática de 7 relações com transmissão desportiva, consumos e emissões inferiores aos obtidos com a caixa manual, resposta rápida aos pedais do acelerador e travões e passagens de caixa quase imperceptíveis, em especial nas mudanças mais altas. Mas, mesmo com a caixa automática, para quem quer dominar os 328cv do "bicho" sem usar freios, isto é, pilotar em vez de conduzir, pode usá-la em modo manual, por meio de patilhas ao volante ou da alavanca de velocidades e desligar o Programa de Controlo de Estabilidade através de um botão no tablier.
São precisos olhos de camaleão
O carro tem pintura anti-risco, mais resistente e auto-reparadora de pequenos arranhões. Mas para um veículo com formas arredondadas, 4,25m de comprimento e 1,85m de largura isso só não chega. O 370Z Roadster até está bem equipado, mas sente-se a falta de sensores de estacionamento (nem sequer como opção!). A prova disso era uma falha na pintura sobre a cava da roda traseira direita do carro que conduzimos. São precisos olhos de camaleão e muito cuidado para arrumar o carro nos reduzidos espaços urbanos.
Cabe (quase) tudo?
Diz-se que na mala de um descapotável cabem 2 cartões de crédito e a bagageira do Nissan 370Z Roadster (abertura não muito fácil, pois não há pega e tem de se meter os dedos sob a tampa para a levantar) parece confirmar essa asserção: rebordo alto, formas irregulares e 140 litros de capacidade (tanto com capota levantada como recolhida). Numa ida à praia, meteu-se lá dentro um chapéu-de-sol tamanho XL, mochila grande, saco térmico e ainda outros sacos com sapatos, mudas de roupa, etc. À vinda, numa ida ao supermercado, esquecendo o carro que conduzíamos, enchemos um carro de compras. E não é que coube tudo lá dentro, sem necessidade seque de usar o espaço atrás dos bancos? Com as coisas divididas por sacos moles, a capacidade da bagageira é uma surpresa. Ah! No interior da tampa, há instruções sobre como alojar um saco de tacos de golfe. Noblesse oblige...
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 3696cc
Potência: 328cv às 7000 rpm
Binário: 363 Nm às 5200 rpm
Cilindros: 6 cilindros em V
Válvulas: 4 por cilindro
Alimentação: Injecção indirecta multiponto
Tracção: Traseira
Caixa: Automática de 7 velocidades
Função Start/Stop: Não
Suspensão: Forquilha dupla em alumínio, com paralelogramo deformável, barra estabilizadora e mola helicoidal à frente; independente multilink em alumínio e aço, com paralelogramo deformável, mola helicoidal e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida
Travões: Discos ventilados (355mm) com calibradores opostos em alumínio fundido (4 pistons) à frente; discos ventilados (350mm) com calibradores opostos em alumínio fundido (2 pistons) atrás
Dimensões
Comprimento: 4250mm
Largura: 1845mm
Altura: 1325mm
Peso: 1610kg
Pneus: 245/40 R19 à frente; 275/35 R19 atrás
Capac. depósito: 72 litros
Capac. mala: 140 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada electronicamente)
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,8s
Consumo misto: 10,9 litros/100 km (gasolina de 98 octanas)
Emissões de CO2: 254 g/km
Preço: 81.100 euros (viatura ensaiada: 83.600 euros)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem e assistência à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de porta: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Airbags de cortina: Não
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim, com botão de desactivação e assistência ao arranque em subida
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Botão de ignição Start/Stop: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Abertura do depósito interior: Não
Abertura da mala do interior: Não
Bancos eléctricos aquecidos/refrigerados: Sim
Banco do condutor regulável em altura: Sim
Bancos em pele e em rede: Opção (em conjunto com pintura anti-risco, 500 euros)
Jantes em liga leve: Sim
Rádio/CD: Sim, com MP3 (incluído no sistema de info-entretenimento e navegação Nissan Connect)
Conexão telefónica Bluetooth: Sim (Nissan Connect)
Tomada USB: Sim (Nissan Connect)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Não
Computador de bordo: Sim (Nissan Connect)
Alarme: Sim
Capota com abertura eléctrica: Sim, com o carro imobilizado. Capota com interior em pele: Opção (em conjunto com pintura anti-riscos, 500 euros)
Navegação por GPS: Sim (Nissan Connect)
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Não
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Caixa automática: Opção (com 7 velocidades e selector manual de patilhas ao volante, 2000 euros)
Pintura anti-riscos metalizada: Opção (500 euros, pacote inclui bancos em pele e em rede, bem como capota forrada a pele)
Indicador de pressão dos pneus: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes traseiras em LED: Sim
Faróis de xénon: Sim, com lava-faróis e nivelador automático