Fugas - motores

Peugeot 3008 HYbrid4: Híbrido a diesel com 200cv e 3,8 litros de consumo

Por Aníbal Rodrigues

A Peugeot começa a vender na próxima Primavera o primeiro híbrido a diesel do mundo: o 3008 HYbrid4, modelo que se faz anunciar com credenciais de respeito. Desde logo pelo consumo médio reclamado pela marca - 3,8 litros de gasóleo por cada cem quilómetros. O construtor francês diz-se ainda detentor do melhor rácio potência máxima/emissões de CO2, que neste caso são de 99 g/km.

Cifras tanto ou mais surpreendentes quando se olha para os valores de potência e binário do 3008 HYbrid4. Ao todo são 200cv de potência, que resultam da soma dos 163cv do conhecido motor turbodiesel 2.0 HDi, a que se somam 37cv do propulsor eléctrico. Mais expressivo ainda é o binário máximo de 500 Nm. São 300 Nm do motor diesel mais 200 Nm da unidade eléctrica.

Como se não bastassem estes números, o 3008 HYbrid4 dispõe de tracção integral. O motor de combustão interna acciona as rodas dianteiras e o eléctrico, instalado no eixo posterior (tal como a respectiva bateria), faz girar as traseiras. Para já, o fabricante ainda não divulgou dados sobre aceleração ou velocidade máxima, mas tendo em conta os valores de potência e binário combinados, as prestações serão, sem dúvida, elevadas.

A bordo do 3008 HYbrid4 é possível optar entre quatro programas de condução: ZEV, 4WD, Auto e Sport. No Auto é a electrónica que faz a gestão do sistema, permitindo uma melhor relação entre consumo e dinâmica. O ZEV (veículo de emissões zero) é o modo eléctrico, apenas possível quando as baterias estão suficientemente carregadas. No 4WD, o motor diesel faz girar as rodas dianteiras e o eléctrico as traseiras. Por último, no Sport, como o nome indica, as passagens de mudanças são mais rápidas e aumentam as rotações do conjunto, que fica em modo 4x4.

O 3008 HYbrid4 tem sistema Stop & Start de segunda geração (desliga e liga o motor térmico quando das paragens, por exemplo, nos semáforos) e uma caixa de velocidades sequencial pilotada, que permite um funcionamento automático ou sequencial. A Peugeot anunciou também que admite fazer um HYbrid4 com motor a gasolina para os mercados com menor apetência para o diesel.

--%>