Fugas - motores

Pneu Goodyear Eagle F1 Asymmetric 2: Economia, segurança e alta performance

Por João Palma

Já está à venda em Portugal a segunda geração do pneu de "ultra alta" performance Eagle F1 Asymmetric, que, em relação ao seu antecessor, tem como principal melhoria a nova ActiveBraking Technology, que reduz consideravelmente as distâncias de travagem, tanto em piso seco como em molhado. O novo pneu está disponível em 29 medidas com índice de velocidade Y (até 300 km/h) para jantes de 17 a 19 polegadas e preços indicativos entre os 150 e 370 euros. Em 2012, serão adicionadas mais 21 medidas à gama.

A área de contacto com a estrada durante a travagem do novo pneu Eagle F1 Asymmetric 2 com ActiveBraking Technology é bastante maior devido à construção do pneu e a um desenho diferente da banda de rodagem, fabricada com elevada percentagem de um novo composto de sílica que melhora a aderência do pneu ao solo, tanto em seco como em molhado.

A Goodyear indica que estes resultados foram comprovados por uma organização independente alemã, a TÜV SÜD Automotive, durante testes efectuados em pista na Alemanha e na França. Os testes terão ainda demonstrado que, apesar da maior aderência ao solo e ao facto de ser um pneu de ultra alta performance para carros com exigências superiores em termos de condução, também se verifica uma menor resistência ao rolamento, isto é, menor atrito ao rolar, o que se traduz numa economia de combustível e menores emissões de CO2. Os factores que contribuem para a redução de consumos e emissões são o menor peso do pneu, os materiais empregues na sua construção, como a nova sílica, e o desenho aerodinâmico das paredes do pneu.

Outros atributos do Eagle F1 Asymmetric 2 são a precisão de resposta à direcção do veículo e o conforto, não só pela sua contribuição para filtrar as irregularidades da estrada como pelos baixos níveis de ruído emitido pelo pneu ao rolar.

A tudo isto soma-se uma vida útil prolongada. Se um pneu tem um bom desempenho durante mais quilómetros, não é necessário trocá-lo com tanta frequência - uma poupança para o bolso do consumidor e também para o ambiente, graças a um menor consumo de matérias-primas e energia usadas no fabrico de pneus.

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