Filipa Pato confessa-se uma verdadeira aficionada dos todo-o-terreno. Paixão normal de quem cresceu no meio de uma quinta, entre as vinhas, e teve as suas primeiras experiências de condução num tractor. Sim, um tractor. "Os caseiros da quinta começaram a colocar-me em cima do tractor e aos 14 anos eu já andava a conduzir, sem ter muito a noção dos riscos que corria", recorda a enóloga.
Não é, assim, de estranhar que o seu primeiro carro tenha sido um Land Rover Freelander.
Uma prenda dos pais, "bastante generosa", reconhece Filipa Pato.
Com um único senão. "Como era um jipe mais citadino e eu andava sempre com ele nas vinhas, tive de o substituir rapidamente", recorda.
Um jipe do qual guarda memórias, mas que não consegue superar as saudades deixadas pelo UMM que os seus pais tiveram.
"Isso sim, era um carro que passava por cima de tudo. Era duro, mas passava qualquer obstáculo", evoca Filipa Pato, ao mesmo tempo que vai desfiando as memórias desse jipe português, fabricado pela União Metalo-Mecânica. "Foi, sem sombra de dúvida, o carro que mais me marcou", assevera, ainda que lembre que, "não era um carro prático para levar para a universidade e à cidade de Coimbra", como chegou a fazer nos tempos de faculdade.
No baú de recordações guarda ainda as imagens da sua motorizada, também ela made in Portugal. "Tive uma Casal Boss oferecida pelos meus avós. Os meus pais não queriam", conta.
Não obstante a época ser já mais propicia a scooters, Filipa Pato fez questão de apostar numa motorizada de duas velocidades, ainda para mais "produzida em Portugal", mais concretamente na região onde nasceu e cresceu a Casal Boss nascia na já extinta Metalurgia Casal, sedeada em Aveiro. "Sempre fui uma adepta do made in Portugal", declara.
Actualmente, e por força da sua condição de mãe, a paixão pelos veículos todo o terreno está em suspenso. "Tive de optar por uma carrinha, uma Audi A4, porque não é prático andar de jipe com as crianças", desabafa. Mas o bichinho continua lá e leva-a alimentar o sonho de vir a adquirir um jipe. "Talvez um Range Rover", perspectiva.