Um veículo 100% eléctrico, como o Renault Fluence Z.E., tem dois óbices: a autonomia e o custo das baterias, a fatia maior do preço do carro. O primeiro só terá resolução com o aumento da eficiência das baterias (o Renault ZOE, por exemplo, um eléctrico compacto construído de raiz já terá mais autonomia). Para o segundo, a Renault propõe um sistema em que só se compra o carro. A bateria é alugada por 82€/mês. Assim, o preço do Fluence Z.E. Dynamique baixa para 27.700€, mas há que somar a este o custo mensal do aluguer da bateria.
O sistema de aluguer de baterias é vantajoso para o cliente, dado que a bateria será substituída quando a capacidade de carga diminuir para menos de 75% e durante toda a vida útil do carro. Isto é, não se põe o problema de o que fazer quando a bateria, o componente mais caro do veículo, deixar de estar operacional. Em custos de utilização, para 100 km, aos 1,5- 2€ da carga da bateria, há que acrescentar 0,10€ do aluguer (considerando 10.000 km/ano), inferior aos cerca de 9€ de gasto em gasóleo para fazer os mesmos 100 km.
Mesmo assim, tendo em vista que o Fluence Z.E. será sempre um segundo carro com autonomia limitada e o mesmo modelo a gasóleo custar 24.850€, só em circunstâncias específicas é vantajosa a sua aquisição.
O cenário seria diferente se o Governo português não tivesse abolido o incentivo fiscal de 5000€ para aquisição de veículos eléctricos por particulares, que fazia com que este mesmo Fluence Z.E., até Dezembro de 2011, custasse 22.700€ (preço de entrada, nível Expression, 21.600€). Em Espanha, o Fluence Z.E. Dynamique custa 20.900€ (Expression, 19.800€), pois não paga Imposto de Circulação e tem uma subvenção de 6000€...
O Fluence Z.E. faz parte da gama Renault de veículo eléctricos que engloba ainda o comercial ligeiro Kangoo Z.E., o pequeno Twizy (dois lugares), a lançar em Abril, e o ZOE, que virá no 2.º semestre de 2012. Ao contrário dos dois modelos a lançar, tanto o Fluence Z.E. como o Kangoo Z.E. são adaptações de modelos já existentes com motores de combustão interna.
No caso do Fluence, um quatro portas do segmento C, a adaptação a eléctrico teve em vista um cliente e um país específico - a Better Place e Israel. A Better Place, uma empresa americana, construiu em Israel uma rede de postos de carga e de troca rápida de baterias, tendo em vista as especificidades do país - distâncias curtas entre cidades e custo elevado do combustível, alugando os Fluence Z.E. aos clientes.
Já no que se refere a Portugal, pelas suas dimensões, o Fluence, sendo um citadino (devido à autonomia), não está vocacionado para circular nas ruas estreitas das nossas cidades. Quanto à autonomia, a marca anuncia 185 km. Na realidade, num percurso de Cascais a Alcochete e volta (130 km), em que à ida não se excederam os 100 km/h, na volta só a muito custo e não passando dos 70 km/h (o que nos valeu algumas buzinadelas de outros condutores) é que foi possível regressar à base. A 10 km da "meta", ouviu-se um sinal sonoro, acendeu-se uma luz vermelha e o sistema de navegação sugeriu os postos de carga mais próximos. Mesmo assim ainda houve autonomia para os últimos quilómetros. Isto é, numa utilização normal, a carga da bateria dá para pouco mais de 100 km.
O carro está bem equipado e é espaçoso (a excepção é a diminuta mala), a condução é silenciosa (não há ruído do motor) e confortável e a carga foi efectuada numa tomada doméstica de 10A sem problemas, excepto o facto de o cabo opcional custar 400€.
A Renault procurou atenuar o "efeito de insularidade" de se ter um carro eléctrico oferecendo a Z.E Box, que inclui de série o sistema de navegação Carminat TomTom Z.E Live, adaptado a veículos eléctricos, com indicação da autonomia e dos postos de carga mais próximos, o serviço de assistência à bateria e de reboque em caso de avarias ou falta de energia (com solução temporária de mobilidade), a proposta de aquisição da Wall-Box, um ponto de carga de 16A a instalar na garagem, um cabo standard de 16A (e em opção o cabo de carga para 10A e 220V) e, para viagens mais longas, o aluguer de um veículo térmico em condições especiais.
BARÓMETRO
+ Economia de consumos, aluguer da bateria para reduzir o preço, espaço interior
- Cabo de carga para carregamento doméstico como opcional, autonomia reduzida, dimensões exageradas para um carro mais confinado à cidade, bagageira
Prós e contras
O Fluence Z.E. é uma adaptação de um modelo do segmento C com motores de combustão interna e alma de estradista. Por isso, em espaço interior é imbatível entre carros eléctricos: há lugar para cinco pessoas se sentarem comodamente em viagens longas. No entanto, na versão eléctrica, pela sua autonomia, é um veículo de utilização urbana. Com 4,75m de comprimento (mais 13cm do que os outros Fluence) e 1,80m de largura está longe de ser o ideal para circular nas ruas estreitas das cidades.
Não há almoços grátis
Se no habitáculo não há diferença entre as outras versões e o Fluence eléctrico, já a capacidade da mala sofre forte redução: de 530 para 317 litros, com o espaço "roubado" a ser ocupado pela bateria de 280 kg. É certo que o Fluence Z.E. não dá para fazer grandes viagens, mas mesmo em cidade, por vezes, é útil ter uma mala espaçosa. É nestes pormenores que se nota que o Fluence Z.E. é uma adaptação. Mais promissor é o Zoe, um modelo eléctrico do segmento B concebido de raiz, que será lançado no 2.º semestre deste ano e que até terá maior autonomia.
Bocal do "depósito de combustível"
Há duas tampas circulares em cada um dos lados da frente do carro: a do lado esquerdo, cobre uma entrada para carga numa tomada doméstica a 10A, mas o cabo é opção e custa 400€. No lado oposto, situa-se a tomada de carga de 16A. A carga numa vulgar tomada de 220v e 10A leva entre 10-12 horas; com a Wall-Box (um terminal de carregamento doméstico com 16A) ou num posto público da MOBI.E, a carga de 0 a 100% leva 6 a 8 horas. Num dos poucos postos de carga rápida, carrega-se de 0 a 80% em 30 minutos (mas só deve ser usado em emergências porque encurta a vida das baterias).
Onde está a poupança de espaço para o motor?
O principal óbice dos carros eléctricos são as baterias, pelo seu preço, peso e espaço que ocupam. Um motor eléctrico até nem tem periféricos (daí as revisões serem mais simples e económicas) e não necessita de ocupar tanto espaço como um de combustão interna. E, no entanto, ao abrir o capot do Fluence Z.E., descobrimos que o compartimento onde se aloja o motor de combustão interna das outras versões está tão ocupado e apinhado (porventura mais...) como o do Fluence a gasóleo.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Motor: eléctrico síncrono de rotor bobinado
Bateria de iões de lítio de 398 V e 22 kWh, 48 módulos, 192 células
Potência: 95cv entre as 3000 rpm e as 8900rpm
Binário: 226 Nm de 400 a 2500 rpm
Combustível: 100% eléctrico
Alimentação: 1) standard, através de wall-box caseira ou posto da MOBI.E com cabo de série de 16A;2) cabo opcional de 10A (400€) para carregar numa tomada doméstica
Tempo de carga: 1) 8 horas de 0 a 100% ou carga rápida, 30 minutos de 0 a 80% posto da Mobi-e; 2) 12 horas de 0 a 100%
Tracção: dianteira
Caixa: automática com 1 velocidade
Suspensão: pseudo McPherson, com molas helicoidais, à frente; eixo semi-rígido, com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, assistida electricamente
Travões: Discos ventilados, de 280 mm, à frente; discos, de 260 mm, atrás
Dimensões
Comprimento: 4748 mm
Largura: 1809 mm
Altura: 1458 mm
Peso: 1605 kg
Pneus: 205/55 R16
Capac. mala: 317 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 135 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 13,7s
Consumo: 1,5 a 2 euros de electricidade por 100 km (dependendo da hora de carregamento)
Autonomia: 185 km**
Emissões de CO2 (g/km): 0***
* Dados do construtor
** De acordo com o NEDC (New European Driving Cycle - Novo Ciclo de Condução Europeu)
*** Embora o veículo tenha zero emissões de gases e de partículas, as emissões geradas para a produção da energia eléctrica para o mover (conceito "well to wheel" - "do poço [de petróleo] à roda") correspondem, em Portugal, com base em dados de 2009, a 40 g/km de CO2
Preço: 27.700€ (acresce o valor de 82€ mensais para aluguer da bateria)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica da travagem e auxílio à travagem de emergência
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicadores de carga da bateria e de autonomia: Sim
Indicador de pneu vazio: Não
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Ar condicionado: Sim, automático, duplo
Abertura das tampas das tomadas no interior: Não
Abertura da mala no interior: Sim
Bancos em pele: Não
Fixações Isofix: Sim
Tecto de abrir panorâmico: Não
Jantes em liga leve: Sim, 16''
Rádio/CD com MP3+ Bluetooth: Sim
Comandos áudio e Bluetooth no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Não
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Navegação por GPS: Sim, com informação de trânsito, postos de carregamento, meteorologia e pesquisas Google
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensor de chuva: Sim
Sensor de luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, atrás
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Não