Com novo turbo, circuito de refrigeração melhorado e um filtro de partículas mais fechado, entre outras alterações, o mais baixo consumo e a redução do nível de poluição não enfraqueceram a performance: esta Avensis de 124cv e 1710 kg (sem carga) não revela quaisquer problemas de força ou poder de aceleração, com o binário máximo de 310 Nm a revelar-se entre as 1800 e as 2400 rotações. Assim, e apesar do seu aspecto corpulento, mostrou-se desembaraçada o suficiente para contornar um obstáculo inesperado ou para vingar numa ultrapassagem forçada.
Além das mudanças motrizes, a renovação da Avensis revela também a nova linguagem estética da marca. O focinho afunilou-se, exprimindo maior agressividade, e a grelha, em trapézio, concede um visual mais dinâmico, apoiado por ópticas mais estreitas e de terminações pontiagudas. Tanto na frente como na traseira (quadrada, mas aligeirada por um friso cromado), os faróis integram tecnologia em LED e funcionam como um prolongamento do próprio recorte da carrinha, que parece assim mais larga. Uma ilusão de óptica já que, na realidade, foi o comprimento a crescer: mais 1,5cm do que na versão anterior. No total, ocupa 4,78m em comprimento, não sendo por isso o carro ideal para quem pára por zonas de estacionamento problemático, como pudemos comprovar.
É, porém, uma boa opção entre famílias de quatro. Os lugares traseiros garantem conforto a dois ocupantes (encaixam cinco, mas o bem-estar é sacrificado). Já os lugares da frente, separados por uma ampla consola de arrumos, parecem ter conquistado mais espaço graças às pequenas alterações introduzidas. A começar pelos bancos, no caso forrados a pele e alcântara preta, que agradam ao toque, na versatilidade das posições e, sobretudo, na capacidade de transformarem uma viagem grande num passeio sem que o corpo se queixe.
No redesenhado painel de instrumentos, destaque para o ecrã do novel sistema multimédia da Toyota, o Touch&Go, que assume uma posição de predominância. O ecrã táctil, de 6,1 polegadas, reúne vários tipos de informação: sobre o carro, sobre cada percurso (duração, distância, consumos), um sistema de navegação com identificação de sinais de trânsito e detecção de radares e, ligado ao telemóvel, assume também o papel de um mãos-livres e dá acesso à Internet.
Por todo o tablier e no interior das portas, destacam-se ainda os debruados a cromado (nos respiradores ou no pequeno compartimento onde se podem alojar as chaves) e os comandos nas portas incrustados num painel a imitar madeira. Detalhes que concedem um toque de elegância ao mesmo tempo que suavizam a fatídica presença dos plásticos.
Toyota Avensis SW 2.0 D-4D
Motor: 1998cc, 4 cil. em linha, turbodiesel
Potência: 124cv
Binário: 310 Nm (1800 às 2400 rpm)
Veloc. máxima: 200 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10s
Consumo médio (l/100 km): 4,6 litros
Emissões de CO2: 120 g/km
Preço: 35.470,80€ (versão testada: nível de equipamento Luxury, sistema Touch&Go, interiores em pele e alcântara preta)