Fugas - motores

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Galinha gorda por dinheiro moderado

A Chevrolet pede 23.950 euros por esta versão LTZ, a mais equipada (e bem recheada). Por algum equipamento a menos, a variante LT custa menos mil euros. Valores competitivos e que honram o value for money que a Chevrolet gosta de apregoar.

Para evitar sustos

Ter um carro novo e ver uma luzinha a acender no painel de instrumentos pode ser assustador. Por isso, para evitar preocupações desnecessárias, a Chevrolet fez um panfleto a aconselhar uma consulta ao livro de instruções no caso de a luz do filtro de partículas se iluminar, sinal de que este precisa de ser limpo. Para obstar ao problema, o livro recomenda conduzir durante cerca de 15 minutos acima dos 50 km/h e acrescenta que "a limpeza é mais rápida a velocidades e cargas de motor elevadas".

Abaixo do esperado

O espaço disponível no banco traseiro é um dos aspectos que mais surpreende nesta carrinha. Esperava-se desafogo, tendo em conta o porte exterior, mas afinal, passageiros mais altos acabam por bater com as pernas nas costas dos bancos dianteiros. Quem se sentar no lugar do meio vê-se forçado a alargar as pernas devido à presença do túnel central, aos pés, o que acaba por tornar pouco aprazível a viagem de três adultos.

Abonada

A bagageira desta Cruze Station Wagon reivindica 500 litros, um valor correcto para uma carrinha deste tipo. Curiosamente, trata-se do mesmo valor da "prima" Opel Astra Sports Tourer. O piso da bagageira funciona como uma espécie de alçapão que cobre uma zona de arrumos pouco profundos. Por debaixo desta existe ainda uma segunda zona de arrumação permitida pela ausência de pneu suplente. Como já se adivinha, a Cruze dispõe de um pouco eficaz kit anti-furos. Por isso, o melhor é solicitar uma roda suplente para evitar más surpresas.

Muito à frente

A Chevrolet propõe de série, neste nível de equipamento, o sistema My Link, que permite a integração de smartphones, tem um ecrã táctil de 7 polegadas, rádio com Cartão SD,

MP3/WMA e ligação Bluetooth, USB e AUX-IN. Permite, por exemplo, ver um filme desde que este esteja numa pen e o carro esteja parado. Com a marcha-atrás, o ecrã mostra as imagens da câmara de estacionamento traseiro. O único problema é que o sistema não lê CD, o que será talvez um passo demasiado adiante face aos suportes que as pessoas têm em casa. Mas se o cliente o desejar, a marca propõe, por 850 euros, um sistema de navegação que inclui leitor de CD, entrada USB e Bluetooth.

BARÓMETRO

+ Motor, bagageira, equipamento, preço sensato
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Espaço atrás, consumos acima do esperado, algumas poupanças, falta de leitor de CD


FICHA TÉCNICA

MECÂNICA

Cilindrada: 1686cc
Potência: 130cv às 4000 rpm
Binário: 300 Nm entre as 2000 e as 2500 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de seis relações
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; barra de torção composta, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Travões: Discos ventilados à frente; discos atrás

DIMENSÕES

Comprimento: 467,5 cm
Largura: 179,7 cm
Altura: 152,1 cm
Peso: 1475 kg
Pneus: 225/50 R17
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 500 litros

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