Um BMW é um BMW e até a versão de entrada de gama dos série 1, os mais acessíveis modelos do fabricante alemão, têm as qualidades e defeitos dos veículos de nível superior. Do lado mais, a mecânica, o equipamento de segurança, o design, a qualidade dos materiais e dos acabamentos. Do lado negativo, a política de equipamento opcional: o carro que conduzimos, um BMW 114d de 5 portas, tinha um preço-base de 26.400€, mas para o adquirir era preciso desembolsar mais 8700€!
Numa política comum às marcas premium, o preço real de um dado modelo, é sempre superior ao teórico — é impossível adquiri-lo sem “extras”. Repetindo uma imagem já usada é como se num restaurante de luxo, ao comer bife do lombo tenhamos que pagar à parte os acompanhamentos.
É verdade que parte do equipamento opcional do carro que conduzimos era mesmo extra, mas é exagero ter de pagar à parte itens como sensores de chuva, de luminosidade e de estacionamento, cruise control, faróis de nevoeiro ou a desactivação do airbag do pendura, normalmente de série em modelos do segmento C de marcas generalistas.
Positivo é o facto de esta política só se aplicar ao equipamento de conforto e vida a bordo. No capítulo da segurança, não há truques: nos testes efectuados em 2012 pelo Euro NCAP, o série 1 obteve o máximo de 5 estrelas, com 91% na protecção dos ocupantes adultos, 83% nas crianças, 63% na protecção dos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Este BMW 114d é um dos veículos mais acessíveis da marca bávara. Mais barato só o 114i, com o motor a gasolina com os mesmos 1598cc do diesel e 102cv de potência, mas com um comportamento inferior ao diesel tanto em consumos como em performance (apesar da potência superior), pelo que se justificam plenamente os 840€ a mais da versão a gasóleo.
O motor 1.6 tem um comportamento que surpreende pela positiva. No caso do veículo que conduzimos, equipado com a Line Sport, pode-se optar por quatro modos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+ (específico da Line Sport). Nos modos Sport, sem ser um desportivo, o carro tem uma vivacidade de comportamento inesperada para os 95cv de potência. Mas mesmo no modo de condução económica, Eco Pro, parece ter sempre mais umas dezenas de cavalos. Neste modo, com auxílio de um eficiente sistema Start/Stop, de recuperação de energia de travagem e de uma série dispositivos auxiliares que propiciam uma condução economicamente eficiente o carro ensina-nos a poupar combustível.
Em mais de 500km, em circunstâncias e percursos diversos que incluíram estrada de montanha, auto-estrada, cidade (com alguns engarrafamentos), conduzindo maioritariamente em Eco Pro, obtivemos uma média de 5,4 l/100km. Com o binário máximo logo às 1500rpm e com o auxílio de uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades, o BMW 114d é despachado no arranque em cidade e não tem dificuldades nas recuperações e ultrapassagens. Um senão: a marcha-atrás é difícil de engrenar e quem não tem muita força precisa de usar as duas mãos. Uma maneira de garantir que a marcha-atrás está engrenada é o aparecimento no ecrã central dos ícones do veículo com zonas de proximidade aos obstáculos.
A tracção traseira confere uma performance mais desportiva ao carro, mas o controlo de tracção e de estabilidade e o baixo centro de gravidade proporcionam estabilidade e facilidade de condução. Com boas brecagem e visibilidade, o carro desembaraça-se muito bem em ruas estreitas e é fácil de estacionar. A posição de condução é baixa — quase como se fosse um desportivo — mesmo com a regulação mais elevada dos bancos.
À frente, condutor e pendura dispõem de espaço e de conforto; já atrás os três ocupantes têm dificuldade em acomodar-se em bancos não muito confortáveis e com uma exígua distância até às costas dos assentos dianteiros. Sob o fundo da mala, alojam-se as baterias e um espaço suplementar para esconder objectos — como os pneus são run flat (à prova de furo), não existe roda sobresselente.
Ainda no interior, a qualidade dos materiais e dos acabamentos corresponde ao nível de um veículo premium. A instrumentação, muito completa, é de fácil leitura e manuseio.
Por fora, as linhas sóbrias e elegantes conferem ao 114d com a Line Sport um visual dinâmico e desportivo, a que se alia um baixo coeficiente aerodinâmico de cd 0,30 (o que também contribui para a redução dos consumos). Como todos os modelos da marca alemã, o 114d beneficia do Contrato de Manutenção BMW Service Inclusive com duração de 5 anos ou 100.000 km.
Barómetro
+ Segurança, consumos, desempenho do motor
- Preço inflacionado por equipamento opcional que deveria ser de série; espaço para passageiros atrás
Detalhes
Uma surpresa
Poder-se-ia pensar que a versão menos potente do motor diesel de menor cilindrada da BMW teria um desempenho apenas suficiente para deslocar um veículo que pesa 1385kg. Mas logo no arranque temos uma agradável surpresa: o motor de quatro cilindros Twin Power Turbo, com o binário máximo de 235 Nm disponível logo às 1500 rpm, dá a sensação de ser mais potente do que é na realidade. Mesmo no modo de condução económica, Eco Pro. Sem ser um desportivo, o carro é despachado: arranca, recupera e faz ultrapassagens sem problemas de maior. Até parece que tem mais dez ou vinte cavalos.
As crianças vão atrás?
Neste BMW 114d Line Sport, à frente, tanto condutor como pendura sentam-se confortavelmente em envolventes bancos desportivos que suportam o corpo e não o deixam dançar de um lado para o outro em estradas sinuosas. Já atrás a história é outra: para além de um enorme túnel central de transmissão, se quem se senta à frente for grande, o espaço para as pernas fica muito reduzido, mesmo crianças em cadeirinha ficam com os joelhos a bater nas costas dos bancos da frente. Além disso, os assentos não primam pelo conforto oferecido.
A pensar nas pessoas
Quando se viaja, há sempre aquelas coisas que gostamos de ter à mão. Como o telemóvel, a carteira, garrafas de água, etc., etc. E então se se transportam crianças, a necessidade de espaços no habitáculo para guardar pequenos objectos aumenta exponencialmente. Neste 114d, ao contrário de outros veículos da BMW, pensou-se nas pessoas e tanto na consola central como nas bolsas das portas não faltam compartimentos funcionais, complementados por um compartimento fechado sob o apoio de braços à frente.
Um carro que ensina a conduzir
Para além de um sistema de Start & Stop eficiente, no visor situado na parte de baixo do conta-rotações, há um indicador de mudança de velocidade e a visualização gráfica do consumo instantâneo por meio de um traço que, nos modos Comfort e Sport, se desloca numa zona a vermelho. No modo de condução Eco Pro a zona é a azul, passando para cinzento quando o consumo é excessivo. Neste modo, a sugestão de mudança de velocidade é acompanhada por um símbolo de uma mão sobre a alavanca das mudanças. Se se carrega excessivamente no acelerador aparece um ícone de um pé sobre o acelerador. No modo Eco Pro, o computador de bordo indica o ganho em quilómetros de autonomia por se ter efectuado uma condução económica.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 95cv às 4000rpm
Binário: 350 Nm /1500-2750 rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson com molas helicoidais, barra estabilizadora; atrás, paralelogramo deformável com molas helicoidais, barra de estabilizadora
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida variável (opção Servotronic - pack Conforto de Condução, 770€)
Diâmetro de viragem: 10,9m entre paredes
Travões: Discos ventilados, à frente; discos sólidos, atrás
Dimensões
Comprimento: 4324mm
Largura: 1765mm
Altura: 1421mm
Distância entre eixos: 2690mm
Peso: 1395kg
Pneus: 225/45 R17 91W run flat (opção, 1803€)
Capac. depósito: 52 litros
Capac. mala: 360 litros
Prestações*
Veloc. máxima: 185 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,2s
Consumo misto: 4,1 litros/100 km
Emissões CO2: 109 g/km
Preço: 26.400€ (35.104€, versão ensaiada)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Sistema de alerta de colisão: Não
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos condutor: Não
Auxílio arranque em subida: Não
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Isofix: Sim
Aviso cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica e rebatíveis: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim, opção (Pack Conforto de Condução)
Ar condicionado: Sim, opção, automático bizona (Pack Conforto Interior, 1112€)
Bancos ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Não
Regulador/limitador de velocidade: Sim, opção (Pack Conforto de Condução)
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Linha Sport: Opção, 1803€ (inclui, entre outros, modo Sport+)
Jantes em liga leve: Sim, opção, de 17’’ (incluídas na Line Sport)
Alarme: Não (opção, 506€)
Navegação por GPS: Não (Opção, a partir de 1677€)
Sensor de luz/chuva: Sim, opção (Pack Visibilidade, 443€)
Sensores de estacionamento: Sim, opção atrás (475€)
Faróis de nevoeiro/ de xénon / assistente de máximos: Sim, opção (Pack Iluminação, 953€)
Luzes de dia: Sim, em LED
Tecto Panorâmico: Não (opção, 843€)