Fugas - motores

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Funcional, económico e com qualidade premium

Por João Palma

Não é um carro baratinho, mas, sem fazer concessões na qualidade (premium) e na segurança, é um dos mais económicos modelos da BMW. Só é pena que equipamento opcional que deveria ser de série lhe encareça (muito) o preço.

Um BMW é um BMW e até a versão de entrada de gama dos série 1, os mais acessíveis modelos do fabricante alemão, têm as qualidades e defeitos dos veículos de nível superior. Do lado mais, a mecânica, o equipamento de segurança, o design, a qualidade dos materiais e dos acabamentos. Do lado negativo, a política de equipamento opcional: o carro que conduzimos, um BMW 114d de 5 portas, tinha um preço-base de 26.400€, mas para o adquirir era preciso desembolsar mais 8700€!

Numa política comum às marcas premium, o preço real de um dado modelo, é sempre superior ao teórico — é impossível adquiri-lo sem “extras”. Repetindo uma imagem já usada é como se num restaurante de luxo, ao comer bife do lombo tenhamos que pagar à parte os acompanhamentos.

É verdade que parte do equipamento opcional do carro que conduzimos era mesmo extra, mas é exagero ter de pagar à parte itens como sensores de chuva, de luminosidade e de estacionamento, cruise control, faróis de nevoeiro ou a desactivação do airbag do pendura, normalmente de série em modelos do segmento C de marcas generalistas.

Positivo é o facto de esta política só se aplicar ao equipamento de conforto e vida a bordo. No capítulo da segurança, não há truques: nos testes efectuados em 2012 pelo Euro NCAP, o série 1 obteve o máximo de 5 estrelas, com 91% na protecção dos ocupantes adultos, 83% nas crianças, 63% na protecção dos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Este BMW 114d é um dos veículos mais acessíveis da marca bávara. Mais barato só o 114i, com o motor a gasolina com os mesmos 1598cc do diesel e 102cv de potência, mas com um comportamento inferior ao diesel tanto em consumos como em performance (apesar da potência superior), pelo que se justificam plenamente os 840€ a mais da versão a gasóleo.

O motor 1.6 tem um comportamento que surpreende pela positiva. No caso do veículo que conduzimos, equipado com a Line Sport, pode-se optar por quatro modos de condução: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+ (específico da Line Sport). Nos modos Sport, sem ser um desportivo, o carro tem uma vivacidade de comportamento inesperada para os 95cv de potência. Mas mesmo no modo de condução económica, Eco Pro, parece ter sempre mais umas dezenas de cavalos. Neste modo, com auxílio de um eficiente sistema Start/Stop, de recuperação de energia de travagem e de uma série dispositivos auxiliares que propiciam uma condução economicamente eficiente o carro ensina-nos a poupar combustível.

Em mais de 500km, em circunstâncias e percursos diversos que incluíram estrada de montanha, auto-estrada, cidade (com alguns engarrafamentos), conduzindo maioritariamente em Eco Pro, obtivemos uma média de 5,4 l/100km. Com o binário máximo logo às 1500rpm e com o auxílio de uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades, o BMW 114d é despachado no arranque em cidade e não tem dificuldades nas recuperações e ultrapassagens. Um senão: a marcha-atrás é difícil de engrenar e quem não tem muita força precisa de usar as duas mãos. Uma maneira de garantir que a marcha-atrás está engrenada é o aparecimento no ecrã central dos ícones do veículo com zonas de proximidade aos obstáculos.

A tracção traseira confere uma performance mais desportiva ao carro, mas o controlo de tracção e de estabilidade e o baixo centro de gravidade proporcionam estabilidade e facilidade de condução. Com boas brecagem e visibilidade, o carro desembaraça-se muito bem em ruas estreitas e é fácil de estacionar. A posição de condução é baixa — quase como se fosse um desportivo — mesmo com a regulação mais elevada dos bancos.

À frente, condutor e pendura dispõem de espaço e de conforto; já atrás os três ocupantes têm dificuldade em acomodar-se em bancos não muito confortáveis e com uma exígua distância até às costas dos assentos dianteiros. Sob o fundo da mala, alojam-se as baterias e um espaço suplementar para esconder objectos — como os pneus são run flat (à prova de furo), não existe roda sobresselente.

Ainda no interior, a qualidade dos materiais e dos acabamentos corresponde ao nível de um veículo premium. A instrumentação, muito completa, é de fácil leitura e manuseio.

Por fora, as linhas sóbrias e elegantes conferem ao 114d com a Line Sport um visual dinâmico e desportivo, a que se alia um baixo coeficiente aerodinâmico de cd 0,30 (o que também contribui para a redução dos consumos). Como todos os modelos da marca alemã, o 114d beneficia do Contrato de Manutenção BMW Service Inclusive com duração de 5 anos ou 100.000 km.

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