Fugas - Motores

  • José Sarmento Matos
  • José Sarmento Matos
  • José Sarmento Matos
  • José Sarmento Matos

Continuação: página 2 de 3

Um descapotável clássico para todas as estações

Este Opel Cascada alia a funcionalidade à elegância de linhas. Embora ainda não tenha sido submetido aos testes do Euro NCAP, em termos de segurança activa e passiva, é de referir a elevada rigidez estrutural, uma célula de passageiros rígida em aço ultra-resistente e os dispositivos de segurança de série, inclusive para protecção de peões.

Destaque para a qualidade dos materiais e acabamentos, ao nível de um veículo premium, bem como o equipamento de série, pelo que o interior do Cascada está em consonância com o seu aspecto exterior.

 

Um verdadeiro salão ambulante

O Opel Cascada é um verdadeiro 2 em 1: sendo um descapotável, o espaço interior é amplo para os 4 ocupantes e todos os bancos são ergonómicos. Há compartimentos em número e espaço suficientes para arrumar objectos. O veículo que conduzimos trazia o sistema opcional de controlo electrónico da suspensão (Flex Ride e mesmo no modo Sport a suspensão absorvia muito bem as irregularidades do piso. Some-se a tudo isto a ausência de vibrações, ruídos e o isolamento térmico proporcionado pela capota em tecido. Por isso, mesmo em trajectos longos, o conforto é notório e os ocupantes viajam como que em executiva.

 

Não há bela sem senão

Em viagens longas, com a capota levantada, há espaço na bagageira para as malas de 4 pessoas (com a capota em baixo, o espaço reduz-se muito). Embora a entrada seja estreita e alta, o que dificulta um pouco o acesso ao fundo da bagageira, o fundo é plano e os contornos são regulares. Há ainda ganchos para pendurar sacos e argolas para montar uma rede, pelo que o quadro é satisfatório. Isso altera-se quando levantamos o fundo e, no espaço onde deveria estar o pneu sobresselente, descobrimos um pouco recomendável kit de "reparação" de pneus. A marca disponibiliza em opção, por 55€, um pneu de emergência, uma solução que se aconselha, mas que deveria ser de série.

 

Bolachas, pedia o monstro…

Lembram-se da série infantil Rua Sésamo e do simpático monstro que estava sempre a pedir bolachas? Pois este motor Opel 1.6 Turbo SIDI (Spark Ignition Direct Injection) a gasolina, com 170cv, que se estreia no Cascada, também é simpático. Mas tem um apetite voraz. Com um binário máximo disponível logo às 1650rpm, tem uma resposta imediata mesmo a baixas rotações e bastante disponibilidade nas recuperações e ultrapassagens, sendo simultaneamente potente mas de funcionamento suave e silencioso. O pior é que, mesmo num percurso longo e na maior parte em auto-estrada, não conseguimos baixar dos 9,0 l/100km e, em cidade, o consumo sobe facilmente acima dos 10,0 l/100km. Bem longe, portanto, da média oficial de 6,3 l/100km…

 

Não é só show-off

Muitas vezes, os carros que as marcas disponibilizam para ensaios vêm recheados de extras e este Opel Cascada não fugiu à regra. Mesmo assim, o equipamento de série já é bastante completo e inclui itens que normalmente só estão disponíveis em modelos premium (e frequentemente só em opção). Um dos luxos de série é o accionamento à distância da capota (levanta-se e baixa-se em 17 segundos) ou com o carro em andamento até 50 km/h: não só é prático como chama a atenção. Outro é os extensores automáticos que facilitam a colocação dos cintos de segurança dos ocupantes da frente. Ainda outro é o sofisticado sistema de iluminação AFL+ da Opel, com faróis direcionais bixénon e comutação automática entre médios e máximos.

--%>