Mas, em vez de criar um SUV de raiz, pegou no seu 3008 e adaptou-o aos tempos modernos. Em Portugal, o objectivo passa por ser o número dois do subsegmento dos C-SUV onde reina o Qashqai.
Maior, mais leve e, assegura a marca gaulesa, melhor que o veículo que substitui, o 3008, que tem por base a plataforma modular EMP-2, apresenta-se com uma frente verticalizada e com a mesma grelha de lâminas verticais estreada recentemente com o 2008, que pontifica um capot longo e horizontal. A cintura é elevada e, além das grandes rodas e de uma maior altura ao solo, o carro exibe características para que não tema caminhos tortuosos do off-road, com amplas protecções na parte inferior do pára-choques, nas cavas das rodas ou na base das portas. Na traseira voltam-se a encontrar outros elementos trazidos pelo 2008: farolins em LED a formarem três garras.
Pelo interior, destaca-se a nobreza dos materiais usados (couro, detalhes em cromado acetinado, em carbono ou têxteis de inspiração Home Design), os detalhes premium (caso do sistema Hi-Fi Premium FOCAL), assim como um ambiente high-tech, com o i-Cockpit. O painel de instrumentos, habitualmente com os típicos mostradores analógicos, passou a ser um ecrã digital de 12,3’’, configurável e personalizável, a partir de cinco modos de apresentação que pode incluir informações de navegação, ajudas à condução, parâmetros do motor, computador de bordo, dados dinâmicos, etc. Lido assim, até pode parecer mais ruído que informação, mas a marca francesa conseguiu precisamente o oposto, sendo o i-Cockpit de fácil utilização e leitura.
No centro do tablier, existe um ecrã táctil de 8’’ que permite gerir as funções de navegação, ar condicionado, entretenimento e telefone, sendo possível a ligação a aparelhos movéis através de MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto. Sob o ecrã surgem seis botões em piano — denominados toggle swiches — que permitem acesso directo às principais funções daquele.
Entre os seus vários atributos, destaca-se ainda por ser o primeiro veículo Peugeot a integrar o i-Cockpit Amplify, que junta à tecnologia proposta um amplificador de sentidos: da visão, jogando com a intensidade da iluminação interior e a cor dos ecrãs; da audição, com os parâmetros do ambiente musical; do tacto, com as massagens multiponto integradas nos assentos; e do olfacto, com um difusor de fragrâncias.
Em matéria de prazer de condução, a Peugeot garante que as qualidades dinâmicas do 3008 não foram beliscadas, tendo até sido melhoradas, pela adopção da plataforma EMP2. Além disso, destaca a marca, as ligações ao solo foram adaptadas a cada motorização. Entre estas haverá escolhas para todos os gostos. A Portugal chega o gasolina 1.2 PureTech de 130cv S&S com caixa manual de seis velocidades (desde 30.650€) e os diesel 1.6 BlueHDi e 2.0 BlueHDi: o primeiro chega com 120cv, podendo ser equipado com caixa manual de seis relações (desde 32.750€) ou a caixa automática EAT6 (a partir de 36.550€); o segundo, com 150cv e caixa manual (desde 40.550€) ou na versão GT com 180cv e EAT6 (a partir de 44.250€).